Logo Jornal Interação

Sem estabilidadeCom a determinação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), de tornar o controle de estabilidade item obrigatório em carros, muitos fabricantes terão que adaptar o item em seus modelos. A lei passa a valer em 2020 para veículos que ainda não foram homologados (novos projetos ou modelos que passarem por mudanças radicais) ou em 2022 para os já homologados. Uma pesquisa recente listou os 50 veículos mais vendidos no Brasil até novembro, de acordo com a Fenabrave, a associação das concessionárias. Destes, apenas 5 modelos, ou 10%, contam com o equipamento de segurança em todas as versões comercializadas. Outros 24%, ou 12 modelos, oferecem o controle de estabilidade em algumas versões, mais caras, enquanto os 66%, ou 33 veículos, não contam com o equipamento sequer como item opcional.

Veja os modelos, entre os 50 mais vendidos, que NÃO tem controle de estabilidade:

Chevrolet Celta
Chevrolet Montana
Chevrolet Classic
Chevrolet Prisma
Chevrolet Onix
Chevrolet Cobalt
Chevrolet Spin
Citroën C3
Fiat Fiorino
Fiat Punto
Fiat Siena
Fiat Strada
Fiat Uno
Fiat Palio
Honda City
Honda Fit
Hyundai HB20
Hyundai HB20S
Hyundai Tucson
Mitsubishi L200
Nissan March
Nissan Versa
Peugeot 208Foto Toyota Corolla
Renault Clio
Renault Duster
Renault Sandero
Renault Logan
Toyota Etios Sedan
Toyota Etios
Toyota Corolla
Volkswagen Gol
Volkswagen Voyage
Volkswagen Up

Veja os modelos, entre os 50 mais vendidos, que só tem controle de estabilidade em ALGUMAS versões:

Chevrolet S10

Ford Fiesta
Ford EcoSport
Ford Ka
Ford Ka Sedan
Ford Ranger
Honda Civic
Hyundai ix35
Nissan Sentra
Toyota Hilux
Volkswagen Fox
Volkswagen Saveiro

Veja os modelos, entre os 50 mais vendidos, que têm controle de estabilidade em TODAS as versões:

Chevrolet Cruze
Ford Focus
Honda HR-V
Jeep Renegade
Volkswagen Amarok

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *