Logo Jornal Interação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de seu site, www.tse.jus.br, deferiu as candidaturas de 141 postulantes aos cargos de vereadores de  em Araxá. De 168 nomes apresentados no site, dez foram indeferidos ou renunciaram e 17 ainda aguardam por julgamento. Já para os cargos de prefeito e vice-prefeito, as 4 chapas encabeçadas pelo atual chefe do Executivo, Jeová Moreira da Costa (PDT) da coligação “Araxá em boas mãos”, pelo deputado federal Aracely de Paula (PR), “Unidos Podemos Mais”, pelo empresário Toninho Barbosão (PT), “Sou Mais Araxá” e pelo comerciante Ronito Roberto dos Reis (PMN) em partido não coligado, sem candidatos a vereadores, também foram deferidas.

A diferença desses termos é que, quando aparece no item situação do postulante a um cargo político a palavra “indeferido”, significa o não atendimento da justiça eleitoral pela candidatura, por falta de alguns documentos que são exigidos neste período. Deferido, é o contrário de indeferido: quando a candidatura está legalizada pela justiça eleitoral.

Agora quando o eleitor vir a palavra “renúncia” no item situação, isso quer dizer que o candidato desistiu de ser postulante a um cargo político. Já quando a situação é “aguardando o julgamento”, o TSE ainda está analisando a situação para deferir ou indeferir o seu desejo de sair como candidato.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *