Logo Jornal Interação

ARMINDO MAIA

PANORAMA POLÍTICO

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais em Araxá, o panorama político local ficou todo alterado em função dos últimos acontecimentos que envolveram políticos, empresários e principalmente parte de vereadores da Câmara Municipal de Araxá. Além da incerteza que paira na classe política de Araxá, o eleitor também anda bastante desacreditado com tanta bagunça e má gestão do dinheiro público.

NA PREFEITURA

Na Prefeitura de Araxá, alheio aos acontecimentos e procurando não misturar as coisas o chefe do executivo araxaense Aracely de Paula e sua equipe de governo, tocando a vida, realizando obras e serviços em vários setores do município. Diante do momento delicado que vice a economia e a política local e nacional, não seria imprudente apostar que o atual prefeito de Araxá, estaria pensando em concorrer a reeleição à prefeitura de Araxá em 2016.

NA CÂMARA MUNICIPAL

Até agora mais da metade da atual Câmara Municipal de Araxá, foi afastada por decisão da justiça de Araxá, por suspeita de envolvimento em desvio de dinheiro da Santa Casa de Araxá e também no caso de compra de apoio político para a eleição da mesa diretora do Legislativo. Além de Miguel Júnior e Eustáquio Pereira que renunciaram ao cargo, ainda estão afastados os parlamentares: Juninho da Farmácia, Sargento Amilton. Professor Cachoeira, Pezão, Marcílio da Prefeitura e José Domingos.

ENVOLVENDO A COMUNIDADE

Foto envolvendo a comunidade

Foi só o vereador Carlos Roberto Rosa do Partido Solidariedade ( foto), voltar à presidência da Câmara Municipal de Araxá, que um dos serviços e projetos importantes criado por ele que é o ‘Fórum Comunitário’, voltasse também a ser realizado. Na última segunda feira, dia 21 de setembro, o plenário da Câmara ficou lotado para a realização do fórum proposto pelo vereador Romário o Picolé do PTdoB, que tratou sobre a situação do canil municipal. Segundo revelou Roberto do Sindicato, “ o Fórum Comunitário, é uma forma direta e democrática do cidadão participar efetivamente das decisões e dos problemas que são de interesse da coletividade.”

ENQUANTO ISSO…

Ainda sobre as investigações policiais a respeito da venda de apoio político na Câmara Municipal de Araxá, na eleição e reeleição do ex-presidente e ex- vereador do PMDB Miguel Júnior que renunciou ao cargo, a expectativa agora é de abertura de uma comissão parlamentar de inquérito para a cassação de out6ros vereadores envolvidos no caso.

DENÚNCIAS E PROTESTOS

Foto denúncias e protestos

Assim que foi precedido o sorteio de mais 500 casas do programa habitacional ‘Minha Casa, Minha Vida’, na semana que passou em Araxá, ofertando moradias no novo conjunto residencial Pão de Açucar 4, centenas de pessoas entraram com denúncias e reclamações na prefeitura de Araxá, alegando que muitos dos contemplados no processo estavam irregulares e fraudando o programa. Segundo informou o Assessor de Habitação da Prefeitura de Araxá, Vergílio José Silva Júnior, mais de mil 1.200 denúncias (foto) foram recebidas e nenhuma ficará sem solução.

POLÍTICA NACIONAL

A situação atual do Brasil não está complicada somente em relação às negociatas, corrupções e crimes praticados por políticos e grandes empresários; a saúde econômica e social do País, também está no buraco. E parece que o governo federal está apavorado e sem norte mesmo. Na semana que passou equipe de ministros da presidente Dilma do PT, na tentativa de reverter o quadro atual, anunciou um corte de 26 bilhões de reais nos gastos público e também prometeu voltar com o imposto terrível da CPMF. Terrível, terrível, terrível…

DR. MALVEIRA

Foto Dr. Malveira

Por meio deste espaço gostaria de enviar um forte e fraternal abraço ao estimado e competente médico Dr. Luiz Carlos Malveira ( foto), que sempre nos atendeu com muita gentileza e atenção especial. A propósito com bom torcedor do Cruzeiro, Dr. Malveira, ainda acredita na reabilitação da Raposa no atual campeonato nacional.

HORÁRIO DE VERÃO

Vem aí mais uma edição do horário de verão. A partir do próximo dia 18 de outubro de 2015 à meia noite e terminará à meia noite do dia 21 de fevereiro de 2016. A criação da medida se dá porque durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação do horário legal. De acordo com o governo federal, a redução do consumo de luz artificial, ou seja, da energia elétrica, principalmente, para iluminação, e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde.

FESTIVAL DE GASTRONOMIA

Foto - Festival de Gastronomia

Terminou no último domingo ( dia 20 ), no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto de Araxá , a edição 3015 do Festival Internacional de Cultural e Gastronomia de Araxá(foto). O Festival que teve o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e parceria da empresa CBMM, foi um grande sucesso. Em quatro dias, o evento considerado um dos principais do gênero no Brasil, movimentou Araxá, com atrações especiais nos setores da arte, cultura e gastronomia.

SEMANA DO TRÂNSITO

E terminam hoje ( sexta-feira, dia 25 de setembro), as atividades em comemoração à Semana Nacional do Trânsito de Araxá. O evento é uma realização da Prefeitura de Araxá por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania e conta com vários parceiros. Durante toda semana diversas ações e programas voltados para a conscientização e melhoria da segurança nas vias públicas de nossa cidade foram desenvolvidas junto á comunidade local.

SEM FRONTEIRA

Araxá sediou no último domingo ( dia 20 de setembro), mais uma etapa da tradicional e concorrida prova de ciclismo: 13ª Sem Fronteiras de Mountain Bike. O evento que reuniu mais de 300 ciclistas de Araxá e de 6 Estados, aconteceu no entorno do Parque Termal e Hoteleiro do Barreiro. A competição foi disputada em 15 categorias e premiou os primeiros colocados de cada modalidade.

FUTEBOL AMADOR

Foi realizada no último domingo ( 20) mais uma rodada da primeira fase do Campeonato Amador da Primeira Divisão de Araxá. Confira os resultados da 13ª rodada do Amadorão 2015: Estádio Honorízio Pereira Veloso: Palmeri 2×4 Grei, no Estádio Delcio Campolina: GEF 3×0 Operário e Tigrão 2×3 Ipiranga, no Estádio Ernesto Duílio Stefani: Ferrocarril 0x2 Vila Nova, no do Estádio Santa Terezinha: Santa Terezinha 6×1 Planeta, no Estádio Octaviano Paraíso (Paraísão): Dínamo 4×0 Arachás e no Estádio Vicente Lobo: Estância 3×2 Internacional.

RURALÃO

No final de semana que passou também teve rodada do Ruralão do Sesquicentenário. Começou no domingo que passou a fase semi final da competição. Os dois jogos foram disputados no estádio Fausto Alvim: no primeiro embate o time do Cala Boca, venceu de virada a equipe da Fazenda Máfia pelo marcador de 3 a 2, em seguida o time do Chácara Dona Adélia venceu a equipe do Itaipu por 3 a 1. As partidas de volta vão acontecer no próximo domingo, dia 27 de setembro a partir das nove horas da manhã no estádio Fausto Alvim.

NOTÍCIAS DO GANSINHO

No sábado passado, dia 19 de setembro, a partir das 15 horas no estádio Fausto Alvim, pela segunda rodada do primeiro turno do Hexagonal Final do Campeonato Mineiro de Futebol categoria Sub-20, o time do Gansinho venceu a equipe do Santaritense por 3 a 2. A competição é chancelada pela Federação Mineira de Futebol. Ainda pela segunda rodada o Cruzeiro venceu o Galo por 1 a 0 e o time do América Mineiro bateu o Villa Nova por 2 a 1. No próximo sábado, dia 26 de setembro as 15 horas no Fausto Alvim, pela terceira rodada o Gansinho volta à campo para receber o time do Cruzeiro.

NO GALO

No domingo passado no Horto em Beagá, o time do Atlético Mineiro atropelou o Flamengo por 4 a 1. Com a vitória sobre o rubro negro carioca, o Galo manteve os cinco pontos atrás do time do Corinthians. No próximo fim de semana a equipe mineira volta à campo em Santa Catarina para enfrentar o lanterna da competição, o Joinvile, as quatro da tarde, no domingo.

NA RAPOSA

Já o time do Cruzeiro, que no domingo a noite venceu em Santa Catarina, o time da Chapecoense por 2 a 0, volta a campo no próximo domingo, dia 27 de setembro, as seis e meia da noite no estádio do Mineirão, para jogar contra a equipe do Coritiba. A partida contra o time paranaense é considerado pelo técnico Mano Menezes e por todo o elenco azul, como um jogo de seis pontos, pois o Coritiba tem os mesmo 33 pontos da Raposa e também briga pra se livrar da zona do rebaixamento.

OS MELHORES FILMES DO MUNDO

Hoje na sessão ‘ Os Melhores Filmes do Mundo’, nosso consultor da sétima arte, Chico Géa, indica, o clássico ‘ Platoon, um filme que é um filme norte-americano de 1986, do gênero drama de guerra, escrito e dirigido por Oliver Stone. É considerado por vários críticos de cinema como o melhor filme de guerra já feito, tendo vencido prémios por todo o mundo entre eles dois Oscar de melhor filme e melhor diretor. No elenco destaque para; Charlie Sheen, Johnny Depp e Tom Berenger. Muito bom mesmo!

A BLOGUEIRA NO SEMPRE UM PAPO

Foto - A blogueira no Sempre Um Papo

O Projeto Sempre Um Papo do Circuito CBMM de Cultura recebeu na noite da última quarta-feira, dia 23 de setembro em Araxá, a escritora e blogueira, Bruna Vieira (foto) num debate muito bacana onde ela fez o lançamento do livro “Quando Tudo Começou – Bruna Vieira em Quadrinhos” (Editora Nemo). A obra traz uma experiência nova da blogueira que, ao lado da premiada ilustradora Lú Cafaggi, roteiriza em quadrinhos algumas histórias e fatos mais marcantes de sua vida. O evento aberto ao público teve como palco o Teatro Municipal de Araxá.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *