Logo Jornal Interação

Blitz educativa é realizada na Semana Nacional de Trânsito em Araxá, que começou nesta terça-feira, 18, e se estende até o dia 25.

No período de 18 a 25 deste mês, a cidade de Araxá, como em todo o Brasil, está comemorando a Semana Nacional de Trânsito. O tema deste ano é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida” e vem com o objetivo de conscientizar os motoristas para andarem com segurança nas ruas e avenidas brasileiras.

Dados apontam que mais de 40 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil, vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. Em nossa cidade, no primeiro semestre deste ano, foram registrados 787 acidentes de trânsito. Deste total, 239 foram acidentes que resultaram em pessoas feridas. Mais de 20 pessoas perderam suas vidas em acidentes registrados em 2011 e 2012, somente no perímetro urbano de

Araxá. “A gente atribui grande parte desses números à questão de imprudência relacionada ao uso de bebidas alcoólicas e falta de atenção no trânsito, principalmente. Esses são os principais motivos desse número exorbitante de mortes no trânsito”, comentou o tenente Lucas de Oliveira Barcelos, que faz parte da coordenação da campanha da Semana Nacional de Trânsito.

Barcelos contou que foi realizada uma blitz educativa na avenida Imbiara, nesta terça-feira, 18, como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito. “Estamos realizando uma blitz educativa com foco justamente na educação no trânsito, passando dicas de segurança para o condutor, a respeito dos procedimentos que devem ser adotados no trânsito, passando algumas orientações para o condutor”.

Dicas como ligar a seta bem antes de fazer uma conversão, para melhor sinalização, usar o cinto de segurança, evitar falar ao celular no volante, não dirigir embriagado, parar sempre antes da faixa de pedestre, dando preferência ao mesmo, dentre outras, fazem parte da conduta do motorista para não se envolver em acidentes. Barcelos ressaltou a preocupação que os responsáveis pelo trânsito da cidade têm, principalmente com relação ao trânsito na avenida Imbiara, que é onde se registram os maiores números de acidentes. “Esta avenida é uma das quais onde passa o maior número de veículos. Nós queremos atingir o maior número de condutores”, destacou.

O empresário Francisco de Assis Ribeiro recebeu as orientações da Polícia Militar e elogiou a iniciativa. “Percebemos, cada vez mais, o número de acidentes envolvendo carros e motos, e a Polícia Militar tem o seu papel de orientar os condutores com a entrega desses folhetos, na parte de trânsito, para alertar todos que transitam na via”, afirmou. “A bilitz é importante para o pessoal se conscientizar do que vem acontecendo no dia a dia do trânsito. Então, é importante o pessoal ficar mais ligado no trânsito”.

A Semana Nacional do Trânsito prossegue nesta sexta-feira, 21, a partir das 19h, com uma palestra abordando o tema “Perfil cronogeográfico dos acidentes de trânsito com vítimas em Araxá”, no Uniaraxá.

No próximo domingo, 23, a partir das 9 horas, será realizado um grande evento recreativo no Barreiro, quando será promovida uma caminhada no entorno do lago norte e do grande hotel. Será montada a Rua do Lazer para que os pais possam levar seus filhos para se divertirem em brinquedos como cama elástica, balão pula-pula, tênis de mesa, desenhos para colorir, pintura de rosto, jogos de xadrez, dama, brincadeiras na piscina de bolinhas, escorregador e túnel. No local, será montada, ainda uma transitolândia para que as crianças possam brincar e, ao mesmo tempo, aprender um pouco sobre normas de segurança no trânsito.

A semana se encerra na próxima terça-feira, 25. Para mais informações sobre a programação, é só entrar em contato no 37° Batalhão da Polícia Militar (37° BPM), pelo número (34) 3662-0855.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *