Logo Jornal Interação
Fernanda Oliveira
Fernanda Oliveira

A programação infantil desta edição será coroada com a presença do casal Mary e Eliardo França, que revolucionou as publicações infanto-juvenis, vendendo milhares de livros. Eles participam pela primeira vez do Fliaraxá, contando suas histórias mais famosas como as que estão presentes nas coleções Gato e Rato e Pingos. Outro casal convidado é Marilda Castanha e Nelson Cruz, famosos por escreverem e ilustrarem seus livros. Eles participam com palestras sobre a magia e o poder da ilustração.

O Fliaraxá também preparou a série “Como brincam…” em que os autores vão contar como são as brincadeiras nas cidades ou ambientes onde vivem. O escritor italiano Roberto Parmeggianni vai contar Como brincam as crianças na Itália; o português José Pinho fala sobre Como brincam as crianças em Portugal, Jower Henrique, de Araxá, conta Como brincam as crianças no interior e o escritor baiano Marco Haurélio fala Como brincam as crianças no Sertão. A ideia é trazer ao universo infantil outras opções de diversão e aprimorar seus conhecimentos sobre outras culturas.

Isabela Noronha
Isabela Noronha

Outra novidade desta edição é o Piquenique literário, que ocorrerá na manhã de sábado, aberto a toda a família. Todos são convidados a levarem seus lanches ou adquirir no Café do Fliaraxá; assim como levarem os livros para lerem com os filhos ou adquirir na livraria, que oferecerá livros a partir de 1 real.

As autoras infanto-juvenis Paula Pimenta e Thalita Rebouças retornam ao Festival, conversando com o público sobre suas obras e os temas “Os afetos na adolescência” e “Descobrindo o amor”, respectivamente.

Mascotes do V Fliaraxá

Sucesso nas edições anteriores, o “Sarau da Turma do Tamanduel” (tamanduá bandeira), primeiro mascote oficial do Fliaraxá que, na edição passada ganhou o amigo Lobato (Lobo Guará), promete ser mais uma vez a principal atração para o público infanto-juvenil.   O palco do Sarau tem no comando os autores  infantis José Santos, Paulo Netho, Marco Haurélio, Lucrécia Leite e Salatiel Silva – músico, e o Grupo de teatro de Araxá, Fratelo.
Oficinas do V Filaraxá

Thalita Rebolças
Thalita Rebolças

Na programação estão previstas diversas oficinas gratuitas. Utilizando a tecnologia a favor da literatura, Luiz Ruffato ensina “Como criar seu blog literário”. Os autores Rodrigo Feres e José Santos  ensinam sobre “Poemas de amor no WhatsApp”. E Rodrigo Feres  também conta sua experiência e dá dicas na oficina “Como fazer um livro digital”. A premiada autora Isabela Noronha realiza a oficina “Diálogos”, na qual dá exercícios de escrita e criação literária. O autor Heleno Álvares ensina “Como fazer um sarau literário” e o resultado será apresentado no Café do Fliaraxá. O ilustrador pernambucano Jô Oliveira dá a “Oficina de quadrinhos – Sertão”, inspirada no livro Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa. Recentemente, Jô fez 40 desenhos inspirados nessa obra de Rosa.  E o cordelista Marco Haurélio, autor de mais de 80 títulos do gênero e roteirista da novela Velho Chico, ensinará “Como criar um livro de Cordel”. A contadora de histórias, Lucrécia Leite, ensina “Como usar o livro ilustrado em sala de aula”. E os contadores de casos, Canarinho e Odone Rios, darão dicas de “Como contar um causo mineiro”, com bastante humor. E Ana Carla Fonseca (Cainha) e Alejandro Castañe proferem a oficina “Cidades criativas: inteligência coletiva”, para ensinar novas formas de se enxergar e gerar desenvolvimento nas cidades, sob um olhar especial para Araxá. Essa oficina será realizada na sede da Associação Comercial de Araxá, Acia.

Luiz Ruffato
Luiz Ruffato

Mesas de debates discutem “O amor, a leitura e as diferenças”

Nesta edição, cerca de 70 autores compõem a programação do Fliaraxá, em mais de 50 encontros e debates. As mesas seguem o tema do Festival, trazendo também assuntos pertinentes à especialidade dos escritores convidados. Dentre os destaques da programação estão: Luiz Ruffato e João Paulo Cuenca que se unem para falar do tema “Cinema e literatura”, trazendo à tona suas experiências em ter seus livros adaptados para as telonas. O rapper e ativista social MV Bill se junta ao jornalista Sérgio Abranches para falarem sobre “O amor, a literatura e a música como transformadores sociais”. Frei Betto e Vladimir Safatle falam na mesa “Da felicidade e dos afetos”, discutindo como a vida social e política influenciam na sociedade. Laurentino Gomes e Sérgio Rodrigues falam sobre “O amor na história e na literatura”. Os curadores de três festivais literários Afonso Borges – Fliaraxá, Paulo Wernek (Flip) e o português José Pinho (Folio – de Portugal), se unem para debater o tema “Curadoria, gestão cultural e experiências”. O poeta que vivenciou o movimento da poesia marginal dos anos 70 à poesia periférica e dos saraus dos últimos 15 anos, Sérgio Vaz, contará suas experiências literárias na mesa “Conversa sobre poesia”. A poesia ganha mais um destaque na mesa “Poesia e amor na Literatura”, com Zack Magiazi e Marco Haurélio. Mirian Leitão senta-se com a portuguesa Tatiana Salem Levy para uma conversa sobre “O tempo na literatura”. Mario Sérgio Cortella e Leonardo Boff, em separado, falam sobre o tema do Fliaraxá.  Assim como o italiano Roberto Parmeggiani, que trabalha com crianças e adultos com deficiência, realizando oficinas e projetos de formação para inclusão e fará a palestra de abertura do Festival e, em outro momento, junta-se à secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, para falar sobre “A inclusão nas escolas”.

Marcia Tiburi
Marcia Tiburi

A mesa do homenageado, com Milton Hatoum e o jornalista Ascânio Seleme, também abordará o tema do V Fliaraxá. O norte-americano, William C. Gordon, autor de obras policiais, junta-se a Leila Ferreira e fala sobre “Amor e morte na literatura”. Nelson Motta e Marcia Tiburi falam sobre “A Música, o Amor e a Filosofia”, em especial na música e sob o olhar filosófico.  Clóvis de Barros Filho exporá sobre o tema de seu novo livro “Felicidade ou morte”.

Literatura da web

O V Fliaraxá terá um olhar especial aos autores que começaram e mantêm o trabalho literário na internet e a força dessa mídia, principalmente entre o público jovem. A youtuber Taty Ferreira, com milhares de seguidores, sucesso em seu canal pessoal fala sobre o tema “Mulheres na rede”. E o blogueiro e jornalista Eduardo Spohr explana sobre “Literatura fantástica online e em papel”. Outra novidade desta edição, é o “Primeiro encontro de booktubers e blogueiros” com a presença de Eduardo Cilto, Paulo Netho, Cássia Carrenho, Fernanda de Oliveira e Tico Farpeli. E o autor Rodrigo Feres, do projeto Levir (Ler + Ouvir) que une música e literatura, senta-se com seu editor Rodrigo Faria e Silva para falar sobre “O livro – do formato digital ao impresso”.

Parceria Publishnews

Tico
Tico

Nesta quinta edição o Fliaraxá recebe a parceria para a cobertura e divulgação do Festival do respeitado canal de notícias do mundo editorial Publishnews. O objetivo é que as mais 13 mil pessoas que assinam a newsletter e os leitores do portal, recebam, em primeira mão, as informações de tudo que ocorre no evento.

Números Fliaraxá

O Fliaraxá contabiliza números expressivos, desde sua primeira edição, em 2012. Em 2015, o evento ocorreu de 26 a 30 de agosto com 60 autores convidados, 41 atividades, 11 oficinas, cinco espetáculos teatrais, venda de 56 mil livros na livraria oficial e 15 mil visitantes. Em 2016, são 70 convidados, 62 atividades, 11 oficinas e seis espetáculos teatrais e a expectativa é superar os números de venda de livros e público em relação à IV edição.

Dilse
Dilse

Serviço:

V Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

Data: 14 a 18 de setembro – quarta-feira a domingo

Local: Pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto – Praça Arthur Bernardes, 10 – Centro – Araxá

Informações: www.fliaraxa.com.br – Facebook, Instagram e Twitter em /fliaraxa

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *