Logo Jornal Interação

Programa Conhecendo o Judiciário

23//02/2012- 13:02

Poradmin

fev 23, 2012

A cidade de Araxá é beneficiada com o programa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais pela primeira vez.

Criar canais efetivos de comunicação aproximando a sociedade do poder judiciário. Esse é o objetivo do Programa “Conhecendo o Judiciário” que foi lançado ontem, 16, na Comarca de Araxá. O Juizado Especial situado na Av. Getúlio Vargas, 205, recebeu educadores, profissionais de imprensa e autoridades locais. O programa foi criado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais em 1999 e está pela primeira vez em Araxá.

Palestras, júris simulados, visitas orientadas ao Tribunal de Justiça e aos Fóruns das comarcas do Estado, são algumas das atividades do programa que visam esclarecer as funções do Poder Judiciário e contribuir para a formação da cidadania de crianças, jovens e adultos.

O Programa Conhecendo o Judiciário trabalha com três ações: Visitas Orientadas ao Fórum, para alunos do ensino fundamental, 5° ao 9° ano, Juízes vão as escolas, para alunos do ensino médio e Encontro Universitário, para estudantes de qualquer curso superior.

A iniciativa de trazer esse programa para Araxá foi do Juiz Diretor do Foro, José Aparecido Fausto de Oliveira que solicitou a implantação do programa ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Des. Cláudio Costa. “Ele tem por meta fazer que o judiciário ser conhecido, como próprio nome diz ‘Conhecendo o Judiciário’. A grande importância é trazer a sociedade ao judiciário e também o judiciário ir à sociedade. Nós não vamos apenas abrir as portas e acolher os meninos, os jovens, os adultos no Fórum [ambiente de trabalho], mas farão o trabalho de ir a escola, então, vamos mostrar o judiciário para a sociedade araxaense”, disse o Juiz Diretor do Foro.

O juiz ainda relatou que essas visitas têm como objetivo mostrar como que é a estrutura do judiciário em Araxá que abrange, entre outros fatores, o número de juízes e a quantidade de processos. Para o representante do poder judiciário em Araxá, o distanciamento da sociedade com o judiciário é um fato histórico. “Parece-me que é uma visão cultural mais antiga daquele ‘poder maior’, certo mito de que há algo inacessível, de que o juiz é aquela figura difícil que não se ver, parece que é uma questão cultural, mas é um mito que vamos tentar desmistificar”, comentou.

O programa vai atender alunos tanto do ensino formal como de instituições especializadas das redes municipal, particular e estadual e associações de classe da cidade. Segundo a diretora do Colégio Atena, Diane Dutra Cardoso Borges, é importante unir todas as forças para conhecer um pouco mais sobre o poder judiciário. “O mínimo que a gente pode fazer é transmitir esse conhecimento para os alunos, principalmente aos jovens que tem muito acesso a internet, mas na prática viemos buscar isso, maior conhecimento para dividir com eles [alunos]”, salientou a diretora.

Para auxiliar as atividades do programa que serão feitas durante o ano, quatro publicações são entregues aos participantes: “Tudo Legal no Tribunal”, destinada ao público infanto-juvenil, e “Poder Judiciário em Minas Gerais”, “Juizados Especiais” e “TJ Responde”, aos jovens e adultos. O programa conta ainda com um vídeo institucional sobre o judiciário mineiro.

Outros grupos de interesse podem participar do programa, bastando entrar em contato com a Direção do Foro da Comarca de Araxá no número (34) 36621112.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *