Logo Jornal Interação

Na oportunidade, também foi entregue o Prêmio Dona Carlota de Melo.

Dez mulheres foram homenageadas com a outorga da Medalha Leonilda Montandon, em solenidade realizada pela Câmara Municipal, no Cine Teatro Brasil, nesta segunda-feira, 19. O objetivo da medalha é prestar uma homenagem às mulheres que se destacam  por meio de seus serviços prestados à comunidade de Araxá. Já a Câmara da Mulher Empreendedora da Acia entregou o Prêmio Carlota de Melo para as mulheres que se destacaram no ramo empresarial em 2012.

 

Medalha Leonilda Montandon

 

A Medalha Leonilda Montandon foi instituída em 1998, pela então vereadora Rosa Vilaça, por meio da Resolução n° 265/98. Leonilda Montandon foi uma professora muito conhecida em nossa cidade. Nasceu em Araxá, aos 15 de julho de 1904. Seus pais eram Alexandre Scarpellini e Maria Augusta Montandon, (dona Mariquinha). Começou seus estudos infantis no Colégio das Irmãs Magalhães Dona Iaiá e Dona Rosinha, o primeiro colégio de Araxá. Aprendeu as primeiras letras com sua mãe, a senhora Maria Augusta Montandon, (dona Mariquinha), sob o olhar sempre atento do pai Alexandre Scarpellini.

 

De acordo com o presidente do Legislativo, Carlos Roberto Rosa (PP), a escolha das homenageadas é feita pelos próprios vereadores. “Ele [vereador] escolhe uma mulher para representar todas nessa solenidade para valorizar todas que merecem todo o nosso reconhecimento. Nós ficamos muito felizes com as homenagens feitas para as mulheres araxaenses. É um momento importantíssimo para a história de Araxá”, disse.

 

A empresária Eva Rodrigues de Menezes contou que ficou bastante feliz com o convite do vereador Mateus Vaz de Resende (DEM) para ser homenageada. “É uma homenagem bastante valiosa, e respeito muito a pessoa da Leonilda Montandon. A homenagem é o reconhecimento que consegui ao longo dos anos por meio do público com meu trabalho. Comecei fazendo biscoito para fora, depois montei a lanchonete e, no final, o ‘Eva´s Buffet’, que está com 22 anos de funcionamento”, contou.

 

A educadora e ex-diretora da Escola Estadual Delfim Moreira, Serise Maria Santos, destacou que receber essa medalha é de uma responsabilidade muito grande, “pelo nome da medalha. Leonilda Montandon foi um ícone na nossa história. Essa medalha não é só minha, é de uma equipe que foi parceira em toda a minha vida profissional e até mesmo na minha vida pessoal. Ofereço essa medalha para todos os meus colegas”, colocou.

 

As mulheres que receberam a medalha foram Albertina Gonçalves da Silva, Eliene Lúcia Oliveira Favaretto, Eva Rodrigues de Menezes, Maria Adélia Meireles Ganime, Maria José Fontes, Maria Teresa da Silva Inácio, Patrícia Auxiliadora da Silva, Rosângela Pereira Melo de Lucca, Sandra Aparecida Rocha Verçoza e Serise Maria Santos.

Prêmio Carlota de Melo

 

O Prêmio Carlota de Melo carrega o nome de uma importante empresária que foi presidente honorária da Acia. A honraria, criada em 2002, tem como objetivo valorizar o trabalho de uma empresária que se destaque durante cada ano. “A gente observa, na escolha do nome, a mulher que empreendeu no ano anterior. Pena a gente poder oferecer um troféu somente, porque são muitas mulheres que desempenham essa função e esse papel com muito brilhantismo em nossa cidade”, comentou a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora da Acia, Valéria Sena de Oliveira.

 

A agraciada deste ano foi a empresária Leonilda Maria de Oliveira, da Casa Franca Materiais de Construção. “Em primeiro lugar, agradeço às pessoas que reconheceram o nosso trabalho, especialmente à Valéria, e que me convidaram para esse momento. Eu vim para Araxá em 1985 e chegamos aqui, graças a Deus, com esse reconhecimento. Eu tomava sozinha as minhas decisões, mas quando os filhos começaram a crescer, a fazer faculdade, eles passaram a trabalhar junto comigo, porque desde pequenos ensinei a eles a estudar e valorizar a vida”, ressaltou.

 

Para Leonilda, a mulher tem que ter pensamento positivo para obter sucesso em seu empreendimento. “Eu acho que todo trabalho, a partir do momento que você se dedica àquilo e coloca em sua cabeça que vai dar certo, você cresce em cima do trabalho e veste a camisa. A mulher tem que ter pensamento positivo e correr atrás de seus objetivos”, finalizou.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *