Logo Jornal Interação


No último dia 9, os representantes da Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais (Copasa) estiveram presentes no Fórum Comunitário, tradicionalmente realizado às segundas-feiras na Casa da Cidadania Deputado Carlos José Lemos. O objetivo do fórum foi esclarecer os serviços prestados pela empresa em Araxá. Vereadores, presidentes de associações de bairros e líderes classistas marcaram presença.

Durante o fórum, os vereadores e a plateia tiveram a oportunidade de fazer suas indagações. A presidente da Associação de Bairros do Novo São Geraldo, Armando Santos e Leblon, Laudicéia Batista dos Santos, disse que há oito anos, na rua Manoel Camargo, existe um esgoto a céu aberto. “Não é só em período de chuva. Se vocês forem lá ver é um mau cheiro terrível. Não temos nenhum tipo de resposta. Queremos uma solução, pois está nos incomodando muito”, disse.

O gerente da Divisão de Obras, João Batista, informou que a direção da Copasa daqui de Araxá se reúne mensalmente com a Prefeitura e vai verificar o que pode ser melhorado especificamente nesse serviço reclamado por Laudicéia.

O diretor da região Sudoeste da Copasa, Paulo Fernando Lopes, revelou que uma das maiores reclamações da comunidade é em relação à recomposição de pavimento. “Já existe uma iniciativa da Copasa, em sintonia com o município, de ter uma forma de melhorar essa prestação de serviços que é de responsabilidade da Copasa, e o município nos cobra muito. Toda vez que a gente faz uma interferência no asfalto, que precisa de recomposição e ela não é bem feita, existe uma cobrança para que a Copasa refaça esse serviço, que é de responsabilidade dela”, comentou.

De acordo com Paulo Fernando, a taxa cobrada pelo tratamento do esgoto deve ser reajustada em junho, quando a unidade central atingir determinado percentual de remoção de matéria orgânica.“A tarifa da Copasa é única no Estado. Hoje o percentual de cobrança pelo serviço de coleta, transporte e manutenção do esgoto em Araxá é de 45% em relação à tarifa de água. Quando tiver o tratamento completo, essa tarifa passa para 75%, mas todos deverão ser avisados com trinta dias de antecedência pela Copasa”, explicou.

O chefe do Departamento Operacional Oeste da Copasa (DPOE) daqui da cidade, Faissal Emílio Dabien Haddad, avaliou positivamente a maneira como o Fórum Comunitário foi desenvolvido. “É de fundamental importância esse fórum para a Copasa estar atenta às reivindicações da comunidade e da Câmara Municipal. Isso é muito relevante e contribui para o desenvolvimento do nosso serviço, que é público”, finalizou.

 

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *