Logo Jornal Interação

O Fórum Comunitário da Câmara realizado na segunda-feira, 16, debateu, com o Poder Executivo, esclarecimentos quanto ao andamento de projetos e melhorias na infraestrutura urbana, por meio de requerimento de autoria do vereador Juninho da Farmácia (DEM) e também de indagações dos vereadores presentes.

O encontro foi presidido pelo vice-presidente Sargento Amilton (PT do B), no plenário da Casa da Cidadania, e contou com as presenças do prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT), dos secretários José Domingos Vaz (Desenvolvimento Humano/PDT) e Mauro da Silveira Chaves (Segurança Pública/PDT), do assessor da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Jonathan Ferreira, e do superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), Carlos Alberto Delfino Pereira, além da comunidade.

Demandas apresentadas e esclarecimentos

– Cidade Tecnológica – O prefeito Jeová relatou que se trata de um projeto que será desenvolvido a longo prazo, iniciado após missão internacional na Europa e no Oriente Médio, a convite do Sebrae, onde conheceu o Parque Tecnológico de Valladolid, na Espanha, e trouxe a ideia para Araxá, tendo em vista o seu potencial no ramo da mineração e descoberta das terras-raras, componentes utilizados na fabricação de tablets, indústria aeroespacial e outros produtos.

Ele informou ainda que existe um protocolo de intenções para viabilizar parcerias com universidades brasileiras e norte-americanas, e já para o próximo ano, os acordos previstos já devem ser confirmados, relatando ainda que a verba de R$ 10 milhões anunciada pelo governador Antonio Anastasia, há um ano, já está empenhada para o desenvolvimento da Cidade Tecnológica, além de recentemente ter visitado o Consulado da Espanha, em Belo Horizonte, onde está viabilizando a vinda de parcerias com universidades daquele país.

– Implantação da UFTM – Jeová esclareceu que a implantação de um campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) está sendo tratado para uma possível parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), para ver se há possibilidade de a mesma ser instalada na área onde hoje funciona o Expominas, e acrescentou que inicialmente o curso de Turismo seria ofertado, mas com o advento da Cidade Tecnológica e terras-raras, há possibilidade de ofertar o curso de Geologia.

– Fazenda Epamig – O prefeito comentou que a área onde atualmente está instalada a Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) inicialmente seria destinada para construção de moradias populares, mas como o setor é de área de preservação permanente e responsável por abrigar grande parte da água que abastece a cidade, surgiu a ideia de implantar a Fazenda Experimental, um projeto que esteja em consonância com a questão ambiental. Destacou, entre as principais atividades, os experimentos voltados para o gado de leite e cultivo de oliveiras.

– Parque do Cristo – Trata-se de um espaço, de acordo com o prefeito, que sempre é um grande desafio. Atualmente entregue ao abandono, vandalismo e ponto de tráfico e consumo de drogas, Jeová disse que o local necessita de voltar a ser um potencial turístico, pois já contou com diversos investimentos por parte do Poder Público desde que foi inaugurado e até agora não se encontrou uma finalidade correta para o uso daquele espaço. Relatou que a ideia é terceirizar o Parque do Cristo para abrigar um restaurante e pode ainda contar com alguns projetos da prefeitura, a exemplo do Pequeno Jardineiro, que foi remanejado para aquele local há dois anos.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *