Logo Jornal Interação

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) foi desenvolvido na cidade de Los Angeles, Califórnia/EUA, em 1983. O programa consiste num esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, e se destina a evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso indevido de drogas, despertando-lhes a consciência para este problema e também para a questão da violência.

O PROERD é direcionado principalmente para crianças com idade entre 9 a 12 anos de idade. Tem a duração de quatro meses, com aulas semanais, tendo o auxílio de uma cartilha de exercícios e da professora em sala de aula. Após o término das aulas, o professor e principalmente a família, deverá dar continuidade ao assunto, bem como apoiar e incentivar os formandos para que tudo que foi ensinado em sala de aula não se perca com o passar do tempo. Enfim, o PROERD trabalha valores fundamentais para fortalecer a personalidade da criança para que esta possa, optar por uma vida saudável sem drogas e sem violência, contribuindo para a construção de um futuro melhor.

No dia 09 de dezembro de 2014 às 18:30 horas, aconteceu no Centro Cultural do SESC/Araxá a Formatura da 2ª Turma do PROERD 2014 realizada pelo 37º Batalhão de Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Araxá e com as escolas particulares da cidade. O evento contou com um público estimado de 1.500 pessoas e teve como objetivo encerrar as atividades da 24ª Turma do PROERD em Araxá e solenizar a formatura de cerca de 600 alunos concluintes do segundo semestre deste ano.

Como parte das atividades do PROERD, ao término das aulas os alunos, com a orientação dos policiais instrutores e de suas respectivas professoras, elaboraram uma redação sobre o que aprenderam no PROERD.

Abaixo temos a relação dos formandos autores da melhor redação de cada escola que foram agraciados com uma medalha:

ALINE VITÓRIA FERREIRA DOS SANTOS DA ESCOLA MUNICIPAL EUNICE WEAVER
ANNA CLARA OLINTO DE AQUINO DO COLÉGIO SÃO DOMINGOS
ANNA DÁLETY DE ALMEIDA DA ESCOLA MUNICIPAL DE APLICAÇÃO LÉLIA GUIMARÃES
CRISLAINE RIBEIRO DA SILVA DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISWCO PRIMO DE MELO
CRISTIAN JOSÉ DIAS ARAÚJO DA ESCOLA MUNICIPAL DE APLICAÇÃO LÉLIA GUIMARÃES, ANEXO CEPAC
FELIPE MOURA MENDONÇA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR NELSON GOMES
GABRIEL WILLIAM REIS MÁRIO DA ESCOLA ESTADUAL PADRE JOÃO BOTELHO
GUSTAVO CORT NOGUEIRA DO COLÉGIO DOM BOSCO
VITÓRIA MIRELLY OLIVEIRA VIRIATO ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ BENTO

Uma comissão analisou as redações e deu notas a todas elas para que as três melhores fossem conhecidas. Abaixo temos a relação dos alunos autores das três melhores redações, que fizeram a leitura das redações e foram premiados com um troféu e uma bicicleta cada um.

  • ØGabriel Willian Reis Mário, da Escola Estadual Padre João Botelho, acompanhado de sua professora Leila De Fátima Gomes;
  • ØGustavo Cort Nogueira, do Colégio Dom Bosco, acompanhado de sua professora Patrícia Batista Siqueira Venâncio;
  • ØVitória Mirelly Oliveira Viriato, da Escola Municipal José Bento, acompanhada de sua professora Ana Maria Mariano Borges.

Para que fique registrado na história de cada uma das instituições, a Polícia Militar, prestou singela homenagem às escolas em que os três alunos, vencedores do concurso de redação, estão matriculados premiando cada representante com um troféu:

Lúcia Soares de Oliveira Borges, Diretora da Escola Municipal José Bento.

Lucimar Boaventura, Representando o Padre Hélio Comissário da Silva, Diretor Do Colégio Dom Bosco.

Neusa de Castro Fonseca, Diretora da Escola Estadual Padre João Botelho.

Estiveram presentes no evento o Comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel Arnaldo Pereira Junior, Delegado Regional da Comarca de Araxá Dr. Cezar Felipe Columbari, Vereador Sargento Amilton, Presidente do CONSEP Valter José das Neves, dentre outras autoridades.

Os instrutores do PROERD 2º Sargento PM Emerson Cláudio Souza e 3º Sargento PM Shirley Cristina Barbosa contaram com o apoio dos seguintes colaboradores:

ANA CRISTINA CUNHA BORGES DIRETORA DO COLEGIO SÃO DOMINGOS
JULIANA DE OLIVEIRA CORRÊA DIRETORA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR NELSON GOMES
LÍLIAN CRISTINA SOARES FERREIRA ANDRADE DIRETORA DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO PRIMO DE MELO
LÚCIA SOARES DE OLIVEIRA BORGES DIRETORA DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ BENTO
LUCIMAR BOAVENTURA REPRESENTANDO NESTE ATO O PADRE HÉLIO COMISSÁRIO DA SILVA, DIRETOR DO COLÉGIO DOM BOSCO
LUCIMARA FERREIRA DIAS SANTOS DIRETORA DA ESCOLA MUNICIPAL DE APLICAÇÃO LÉLIA GUIMARÃES
MARIA MÁRCIA GOULART DIRETORA DA ESCOLA MUNICIPAL EUNICE WEAVER
NEUSA DE CASTRO FONSECA DIRETORA DA ESCOLA ESTADUAL PADRE JOÃO BOTELHO

Após participar do Programa Educacional de Resistência às Drogas, os alunos formandos, que ali se encontravam presentes, perante a comunidade reunida, familiares, amigos e autoridades, prestaram o seu compromisso de fidelidade aos ensinamentos obtidos. O aluno formando ADÃO ROBERTO ALVES GALVÃO JÚNIOR conduziu o compromisso que foi repetido por todos os formandos:

EU, ALUNO DO PROERD

PROMETO AOS MEUS PAIS

À  ESCOLA E À SOCIEDADE

FICAR LONGE DAS DROGAS

E DA VIOLÊNCIA!

VIVA O PROERD!

Ao final do evento os alunos formandos cantaram e dançaram juntamente com o mascote do PROERD o leão amigo “Dare” e com o “PM Amigo Legal”, a “Canção do PROERD”, fechando com chave de ouro a solenidade!

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *