Logo Jornal Interação

O evento denominado “Painel de Coros da Funarte” será realizado de 18 a 23 de junho.

A Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araxá, sediará, de 18 a 23 de junho, o Painel de Coros da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

As aulas serão ministradas por renomados professores/regentes de várias regiões do Brasil, sob a orientação pedagógica de Eduardo Lakschevitz e coordenação do Centro de Música da Funarte.

Para a diretora da Escola Municipal de Música, Débora Arantes Afonso Francisco, ter a oportunidade de receber um evento dessa magnitude é um orgulho e um incentivo muito grande para o nosso trabalho. “Isso só está acontecendo pelo apoio que o prefeito, dr. Jeová Moreira da Costa tem dado à Escola de Música e à cultura de Araxá. Sediar um Painel Funarte vem consolidar a qualidade e a competência com que a música é tratada em nossa escola. Com esse aval de tão conceituada instituição cultural do nosso País, novas portas se abrirão para a cultura de Araxá.”

Painel de Coros da Funarte

Os Painéis Funarte de Regência Coral prolongam uma extraordinária atuação do então Instituto Nacional de Música da Funarte, que a partir de 1979, sob direção de Elza Lakschetitz, iniciou um trabalho pioneiro de expansão e de aperfeiçoamento da prática coral em todo o Brasil, mediante a realização de cursos, concursos e edições de partituras.

Desde o início, esse trabalho foi realizado com a colaboração de órgãos públicos e privados, nas várias regiões do País. Essa tradição se mantém com a retomada, a partir de 2007, desse projeto.

Os Painéis oferecem cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical. Durante seis dias, os participantes que podem ser coralistas ou regentes corais receberão aulas práticas e teóricas pela manhã e pela tarde. As noites serão reservadas para apresentações e atividades diversas. Embora sediados em cidades determinadas, os Painéis estão abertos a participantes das regiões vizinhas, assim como de todo o País, de forma a propiciar tanto o aperfeiçoamento da prática coral e o enriquecimento de repertórios, como o contato entre grupos de diferentes localidades.

No período entre 2007 e 2011, os Painéis foram sediados pelas seguintes cidades: Belém/PA, Cuiabá/MT, Palmas/TO, João Pessoa/PB, Crato/CE, Curitiba/PR, Rio Branco/AC, São Luís/MA, Boa Vista/RR, Recife/PE, Campo Grande/MS, Sobral/CE, São Carlos/SP, Ponta Grossa/PR, Mariana/MG, Vassouras/RJ e Quixadá/CE.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *