Logo Jornal Interação

dsc_6009Começou o Fliaraxá 2016

Começou na noite da última quarta-feira, dia 14 de setembro de 2016 no pátio interno  da Fundação Cultural Calmon Barreto e no Teatro Municipal a 5º edição do Festival Literário de Araxá, o Fliaraxá.  O evento tradicional é chancelado pelo Ministério da Cultura e o Circuito CBMM de Cultura, este ano aborda o tema “O Amor, a Leitura e as Diferenças”. Até o próximo domingo, dia 18 de setembro haverá uma intensa e variada programação para todos os gostos e de graça com uma  maratona de debates, mesas, oficinas e lançamentos de livros contará com a presença de cerca de 70 convidados, incluindo os teólogos Leonardo Boff e Frei Betto, os filósofos Mario Sérgio Cortella, Marcia Tiburi, Clóvis de Barros Filho e Vladimir Safatle, as escritoras infanto-juvenis Thalita Rebouças e Paula Pimenta, os infantis Nelson Cruz, Marilda Castanha e Mary e Eliardo França, os youtubers literários Eduardo Cilto e Taty Ferreira, o músico e ativista social MV Bill, os poetas Zack Magiezi e Sérgio Vaz, os escritores Nelson Motta, Laurentino Gomes, Miriam Leitão, Sérgio Abranches, Sérgio Rodrigues, Eduardo Spohr e Milton Hatoum, autor homenageado desta edição. O italiano Roberto Parmeggiani, os portugueses José Pinho e Tatiana Salem Levy e o norte-americano William C. Gordon são os convidados internacionais.

dsc_5991Todas as atividades têm acesso gratuito graças à Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com o apoio cultural do Itaú e apoio institucional da Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro e do Publishnews. Realização da Associação Cultural Sempre Um Papo e produção da Rubim Produções. Os principais debates terão tradução em libras. A programação artística contempla espetáculos teatrais que trazem a literatura em seu conteúdo. “Passagem” do Grupo Primeiro Ato abre o Fliaraxá (14/09), na Fundação Calmon Barreto;  “Jazz do Coração”, com Françoise Forton (14/9) fecha o primeiro dia do festival, com textos de Ana Cristina César; no Teatro Municipal de Araxá serão apresentados: “Delírio do Verbo”, com Jonas Bloch (15/9), “Caravana Tonteria”, com Letícia Sabatella (16/9); “Auê”, com a Cia. Barca dos Corações Partidos (17/9) e “Estamira”, com Dani Barros (18/9). Durante os cinco dias de festival, o Grupo Fratelo, formado por artistas araxaenses, fará intervenções teatrais com interatividade do público.

dsc_5987O V Fliaraxá tem como tema “O Amor, a Leitura e as Diferenças” e traz a termo duas das principais questões da atualidade: o amor, em contraponto à hostilidade e intolerância no mundo atual e as diferenças nas relações humanas, tais como as raciais, físicas e as de gênero. A leitura entra como um mediador atuante e interdisciplinar. “Seguimos com o objetivo principal do Fliaraxá, que é o incentivo ao hábito da leitura e, dessa vez, tendo o amor como o grande anfitrião dos assuntos a serem abordados por autores e intelectuais.  A presença das diferenças no tema reforça a importância de se ter uma visão em diagonal do mundo, à luz da ausência de preconceito e a reflexão sobre um novo mundo e novas perspectivas”, explica Afonso Borges, idealizador e curador do Festival. Milton Hatoum e Companhia das Letras, autor e editora homenageada

O escritor Milton Hatoum é o autor homenageado desta edição. Em quase 30 anos de vida literária, o amazonense publicou cinco dos mais premiados livros brasileiros, como os romances “Relato de Um Certo Oriente” e “Cinzas do Norte”, que receberam diversos prêmios. Sua obra já foi publicada em mais de 17 países. A Companhia das Letras, que comemora 30 anos de existência é a editora homenageada, tendo como seu representante, Hatoum.

dsc_5996V Prêmio Fliaraxá Literatura nas Escolas – Concurso de redação

O Fliaraxá promove entre os alunos das escolas de ensino médio e fundamental o quinto Concurso de Redação. O objetivo é revelar novos talentos, promover a literatura e incentivar os hábitos da escrita e leitura. Como nas edições anteriores, o tema é o mesmo do  Festival, sendo nesta, portanto, “O Amor, a leitura e as diferenças”. O Concurso envolve cerca de 3 mil crianças e jovens de Araxá, de 30 escolas. Os vencedores recebem prêmios em dinheiro e o regulamento fica disponível no site www.fliaraxa.com.br.

Livro sobre Araxá

O lançamento do livro “Araxá – A cidade da gente” será um dos pontos altos da programação do V Fliaraxá. A obra é coordenada pelo escritor José Santos e ilustrada por Nara Isoda. Numa parceria da Editora Olhares e o Fliaraxá, o livro aborda a educação patrimonial, mostrando tanto o nosso acervo histórico araxaense, quanto o patrimônio imaterial. Produzido a várias mãos, o livro também contou com a participação da comunidade de estudantes e professores da rede pública de ensino da cidade, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

dsc_6018Autores confirmados Fliaraxá 2016

Dentre os convidados já confirmados para essa quinta edição estão Leonardo Boff, Mario Sérgio Cortella, Frei Betto, Luiz Ruffato, Laurentino Gomes, Sérgio Rodrigues, Carlos Herculano Lopes, Clóvis de Barros Filho, Rodrigo Feres, Marcos Linhares, Acely Hovelacque, Eduardo Cilto, Eduardo Spohr, Fernanda de Oliveira, Tico Farpeli, Vladimir Safatle, Zack Magiezi, Alejandro Castañé, Ana Carla Fonseca, Ascânio Seleme, Nelson Motta, Marcia Tiburi, Sérgio Abranches, Miriam Leitão, João Paulo Cuenca, Josemar Gimenez, Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Sergio Vaz, Jô Oliveira, Milton Hatoum, Isabela Noronha, José Santos, Lucrécia Leite,Eliardo França, Mary França, Marilda Castanho, Nelson Cruz, MV Bill, Macaé Evaristo, Marco Haurélio, Paulo Netho, Paulo Werneck, Rodrigo Faria e Silva e Salatiel Silva. Autores internacionais também integram a programação: o italiano Roberto Parmegianni, os portugueses Tatiana Salem Levy e José Pinho, e o americano William C. Gordon. E os autores de Araxá, Jower Henrique Carneiro, Leila Ferreira, Taty Ferreira, Canarinho, Luiz Humberto França, Dirceu Ferreira, Dilse Carneiro, Glaura Teixeira Nogueira de Lima, Hermes Honório da Costa, Heleno Álvares, José Otávio Lemos, Márcio Antônio de Paula Duarte, Odone Rios, Rafael Nolli, Tarcísio Cardoso, Mara Senna, Líria Porto e Luiz Sayegh.

dsc_6010 dsc_6012 dsc_6020

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *