Logo Jornal Interação

A Clínica Med Center inaugurada neste mês de outubro abriu as portas lançando o Projeto “Prevenção do Olho Diabético” em Araxá.

O projeto teve seu início na primeira semana de outubro e acontece até março de 2015, tendo por objetivo maior, além de orientar, prevenir a retinopatia diabética, que, se não tratada a tempo, pode levar a cegueira irreversível. Por meio deste projeto, a clínica realiza atendimento a pacientes diabéticos carentes  residentes em Araxá e região, e, por se tratar de um projeto social, não haverá custos para o paciente pelo atendimento.

Segundo relatou o médico oftalmologista Humberto Porfírio, idealizador do projeto e diretor da Clínica Med Center, “há um pessoal muito carente de informações na área de diabetes e o projeto foi desenvolvido para dar um suporte para estas pessoas, detectando e orientando para que possa ser feito um tratamento adequado”.

A estimativa é que se atenda uma população em torno de 500 diabéticos durante todo o período em que o projeto esteja acontecendo. Desde seu  início, já foram realizados exames  em mais de  60 pacientes, dos quais muitos deles  apresentaram diagnóstico positivo quanto à retinopatia diabética.

A partir do diagnóstico positivo, as pessoas são encaminhas diretamente para tratamento no serviço público de saúde, seja em Araxá ou em  Uberaba. Em seu início, este projeto comunitário já traz uma satisfação muito grande às pessoas que foram atendidas, inclusive àqueles que tiveram o diagnóstico positivo, por poderem buscar um tratamento, evitando um dano maior. Dona Dora Lúcia veio acompanhada da filha  e do  genro e saiu satisfeita. “Estou muito feliz! Uma clínica novinha, com um excelente atendimento e, ainda assim, tudo de graça. É difícil até acreditar, e, graças a Deus, minha diabete está controlada e não tive problema algum”, declarou.

Enquanto aguardava sua vez, Jony Ederson, de apenas 28 anos, estava acompanhado de seu pai, que não é diabético. “Tenho  a doença desde 8 anos de idade,  meu pai  não tem, mas, tem alguns casos na minha  família. Poder acompanhar a  doença,  principalmente quando se fala em perder a visão, vai  ser muito bom para mim. Traz até um pouco mais de tranquilidade para a gente”, concluiu o paciente.

Diabete

A diabete é uma doença pela qual a absorção do açúcar pelas células do corpo está prejudicada, causando os mais variados danos aos órgãos do corpo. Dentre eles, destacam-se os rins, cérebro,  membros inferiores  ( pés e pernas ) e olhos.

A diabete é a maior causadora de cegueira no mundo entre as idades de 20 a 70 anos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 8 % da população mundial é diabética, e este índice vem crescendo assustadoramente devido aos hábitos de vida atuais, como estresse e obesidade.

Pelas estatísticas, estima-se que em Araxá e região existam cerca de 11 mil pessoas diabéticas, muitas das quais ainda não sabem que portam a doença. Outro dado estatístico importante e recentemente publicado é que em dez anos de diabetes, cem por cento dos pacientes já portam algum grau de doença ocular (retinopatia diabética), embora poucos sintam sintomas no início da doença.

MED CENTER: a clínica é dotada de um departamento só para diabetes, o DIABETES CENTER, com equipamentos específicos para diagnóstico e tratamento de doenças da retina. Dentre eles, destaca-se o OCT (tomografia de coerência óptica), última tecnologia em avaliar minuciosamente cada estrutura da retina, permitindo diagnóstico preciso de cada patologia.

Atendimento

Os pacientes deverão se inscrever na Oftalmoclínica Dr. Humberto Porfirio,  onde receberão orientações sobre o atendimento como horários, datas, documentos necessários etc.   O  projeto acontece na Clínica Med Center, localizada na avenida Getúlio Vargas, 1.045, centro,  pela equipe da Oftalmoclínica.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *