Logo Jornal Interação

O Fórum reuniu vereadores e funcionários da Associação na Casa da Cidadania “Deputado Carlos José Lemos”.

Na tarde da última segunda-feira, 14, a Câmara Municipal recebeu profissionais da Associação do Câncer de Araxá para apresentarem um pouco do trabalho desenvolvido no município. A instituição sobrevive de doações da população e promove atividades e oficinas de socialização entre os pacientes, com o objetivo de contribuir para a cura do câncer. O Fórum Comunitário foi uma solicitação do vereador Márcio de Paula (PR).

A profissional de Relações Públicas da entidade, Gisele Paiva, disse que a instituição é composta por 22 funcionários e atualmente atende 106 pessoas cadastradas. “Nós tivemos a oportunidade de apresentar o trabalho e deixar as portas abertas para que a população ajude os portadores de câncer da nossa cidade de Araxá. A associação promove terapias ocupacionais, atendimento nutricional, atendimento fisioterapêutico, dentre outros. Se Deus quiser, com a ajuda desse fórum, nós vamos, cada vez mais, reforçar a importância do nosso trabalho diante da sociedade”, complementou.

Além de atuar em Araxá, a Associação do Câncer atua também nas cidades de Uberlândia (MG) e Vitória (ES). Durante o fórum, a entidade solicitou a ajuda dos poderes Legislativo e Executivo para a construção de uma sede própria, já que a associação atua em um terreno alugado, e também reivindicou a cessão de mais profissionais como psicanalistas e psicólogos ao espaço. “Nós temos a necessidade do atendimento para o nosso público. Tenho que locomover profissionais de Uberlândia para atender na cidade de Araxá, e tudo isso demanda custo. Se nós tivermos um recurso do município de Araxá para fazê-lo, essas pessoas não precisarão se locomover de Uberlândia para cá”, explicou o presidente geral da Associação do Câncer, José Raimundo Ferreira Medina.

Em relação à sede própria, Gisele contou que o espaço seria de uma grande importância para a associação atender, sob melhores condições, seus cadastrados. “Foi um pedido feito para a nossa Câmara, que é conseguir o terreno para a construção de nossa sede. Hoje a gente reside em uma casa onde o espaço é muito pequeno. Nesse terreno, teria um cômodo de atendimento psicológico, outro cômodo para as oficinas terapêuticas, uma cozinha ampla para servir as nossas refeições, então seria uma sala adequada para cada atendimento”, ressaltou.

Para o vereador Márcio de Paula (PR), o Fórum atingiu o objetivo já definido, que era mostrar um pouco do trabalho da associação. “A Câmara pôde mostrar ao prefeito que a construção da nova sede é importante e mobilizar a população para esse trabalho em Araxá. Achei o fórum altamente positivo. Agora os vereadores conhecem a associação e vão fazer de tudo para ajudar essa importante instituição que ajuda no desenvolvimento de Araxá”, finalizou.

Para conhecer mais o trabalho da Associação do Câncer em Araxá, a entidade está localizada na Rua Paul Harris, n° 223, e o telefone de contato é (34) 3664-7431.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *