Logo Jornal Interação

O governador Romeu Zema (Novo) foi reeleito neste domingo (2) em uma eleição resolvida no primeiro turno em Minas Gerais. O chefe do Executivo teve a eleição confirmada matematicamente quando  92% das urnas estavam apuradas. O candidato do partido do partido Novo teve mais de 56% dos votos válidos. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), tinha 34% dos votos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Viana (PL) ficou em terceiro lugar na disputa com 7,26% dos votos. Os demais candidatos, Marcus Pestana (PSDB), Lorene Figueiredo (PSOL), Cabo Tristão (PMB), Indira Xavier (UP) e Renata Regina (PCB) tiveram menos de 1% dos votos. 

Trajetória

Diferente do principal concorrente, Romeu Zema não teve nenhum palanque presidencial no Estado durante a campanha que culminou no segundo mandato do atual governador. Ao longo dos 45 dias de campanha, Alexandre Kalil esteve com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em diversos eventos por Minas Gerais, inclusive em Belo Horizonte, que era a principal base eleitoral do ex-prefeito.

O vice dele, o professor Mateus Simões, um dos principais aliados e homem de confiança de Zema no primeiro mandato é um velho conhecido de Araxá. Simões morou em Araxá e chegou a disputar eleições para deputado estadual na cidade. Ele é irmão da super atleta Catarina Porfírio e da Presidente da Fundação da Criança e Adolescente de Araxá no governo Robson Magela.

 

O novo governador dos mineiros para os próximos quatro anos é o mesmo da gestão passada e é do Novo. O empresário araxaense Romeu Zema Neto, que irá completar 58 anos no próximo dia 28 de outubro, venceu as eleições para o executivo mineiro em primeiro turno, neste domingo dia 02 de outubro de 2022, ao derrotar o principal adversário, o prefeito afastado de Belo Horizonte, Alexandre Kalil de 63 anos, do partido PSD.

Romeu Zema, teve como fatores principais para o desempenho positivo na sua reeleição em primeiro turno; uma primeira gestão de recuperação financeira e administrativa, principalmente na regularização dos salários dos servidores públicos estaduais e com medidas de contenção de gastos e redução de despesas com serviços e corte de atividades dispensáveis em vários setores da sua administração.

A campanha à reeleição de Zema, foi pautada principalmente nas ações de desenvolvimento e atividades básicas para melhorar a qualidade de vidas das regiões mais carentes do Estado. O Governador reeleito não economizou nas visitas que fez a todas as regiões de Minas Gerais, sempre de olho nas demandas relacionadas a infraestrutura, saúde, educação e geração de renda. As suas maiores bandeiras durante a primeira gestão, foram o combate à corrupção, promoção do emprego e renda e solucionar a situação financeira do Estado.

Romeu Zema esteve na manhã deste domingo, em Araxá, onde voltou na Escola Estadual Delfim Moreira, a mesma escola perto da casa de seus pais (Ricardo e Maria Lúcia Zema), onde ele quando criança fez o primário. Acompanhado de muitos simpatizantes, assessores, amigos e da imprensa de Araxá, Minas e até do Brasil, Zema. Após votar Zema fez um breve pronunciamento onde disse que, “ tivemos uma campanha limpa, uma campanha propositiva e não uma campanha de ataque, que geralmente é o que prevalece na política. Então, eu acredito muito nisso. Quem fica muito preocupado em mandar pedra, geralmente acaba esquecendo de alguma coisa. E eu sempre vivi do meu trabalho, e considero que devo proceder desta mesma maneira, como governador e como candidato. Estou muito confiante que, caso eleito, terei um segundo governo muito melhor do que o primeiro, porque não terei mais um Estado caótico como aquele que eu assumi há quatro anos e nem uma dívida monstruosa, que hoje já é uma dívida administrada. Então, eu tenho obrigação de fazer um segundo governo melhor do que o primeiro”, concluiu Romeu Zema Neto.

Até o fechamento desta edição, com 99.74% das seções apuradas em Minas Gerais, Romeu Zema do Partido Novo tinha 56,21% dos votos válidos com 6.083.411 votos   e Alexandre Kalil do PSD, tinha 35,05%, sendo 3.792.581 votos.

Em Araxá com todas as urnas totalizadas, Romeu Zema obteve 85,73% dos votos válidos, sendo 48.341 votos e Kalil teve 6.236 votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *