Logo Jornal Interação

Com 12 anos de estrada, completados agora em setembro, a trupe leva a arte do teatro de bonecos para crianças que ainda não conhecem ou têm pouco acesso a esse mundo lúdico

  

Fotos do espetáculo “Floresta Viva” (Crédito: Sato do Brasil)

Setembro de 2022 – Com sua fábula “Floresta Viva”, que retrata a importância da preservação das florestas, a cia. de teatro de bonecos BuZum! se apresenta gratuitamente em Araxá nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro. As apresentações da cia de teatro BuZum! acontecem em escolas públicas municipais por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet (Pronac 191707) e patrocínio da CBMM.

 

A cia. é reconhecida nacionalmente por criar de forma pioneira uma sala de teatro dentro de ônibus rodoviários, a cia. percorre o país levando a alegria, a ludicidade e o encanto do teatro de bonecos para o público infanto-juvenil, que acaba aprendendo e se divertindo.

 

“O teatro e a educação são o combustível que move a nossa companhia há exatos 12 anos. Com a arte do teatro de bonecos o BuZum! conscientiza e ensina as crianças, e porque não dizer adultos, de forma lúdica, ao abordar temáticas que são atuais e que necessitam da atenção de toda a sociedade. Em ‘Floresta Viva’ falamos sobre a importância de cuidarmos do nosso meio ambiente, e em especial das nossas florestas”, explica Mari Gutierrez, diretora do BuZum!.

 

“A cultura é fundamental para a transformação da sociedade. É uma ferramenta importante no

processo de formação das novas gerações. Por isso, nossa atuação prevê o apoio a iniciativas

voltadas às nossas crianças e adolescentes, levando conhecimento e informação também por

meio da arte”, destaca Alvaro Rezende, da área de Relacionamento com a Comunidade da

CBMM.

 

“Na ‘Semana da Criança’ oito Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), totalizando 800 crianças, receberão o BuZum! Além disso, nesse projeto existe a parceria para a distribuição do material pedagógico que será utilizado nas aulas como continuidade desta interessante e atrativa proposta de trabalho, que enriquece o dia a dia da escola e vai nos ajudar a educar em amplitude as nossas crianças”, diz a secretária municipal de Educação de Araxá, Zulma Moreira.

 

Reinvenção

Antes da pandemia, o espetáculo acontecia dentro dos ônibus, por isso o nome BuZum!. No entanto, devido às necessidades sanitárias, as apresentações foram adaptadas para a área externa do veículo, como ginásios, quadras pátios das escolas.

 

Aprendizado fora e dentro da sala de aula

As apresentações gratuitas aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Isso porque o BuZum! fornece para as escolas material pedagógico para que os educadores trabalhem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

 

Sobre o espetáculo “Floresta Viva”

É a história de uma abelha, Filó, que conhece uma formiga esperta, a Jacira. As duas viram amigas inseparáveis, passam por diversas situações na floresta em que vivem, cada uma fazendo seu importante trabalho para o ecossistema e lutando contra alguns de seus predadores: pássaros e tamanduás. Até que um dia, a abelha percebe que a floresta está em chamas e convoca sua amiga formiga para que juntas possam salvar as árvores e os animais do incêndio, causado por um fazendeiro ganancioso e malvado. As duas, reunidas com todas as formigas e abelhas da floresta, conseguem assustar o fazendeiro e proteger seu habitat.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *