Logo Jornal Interação

Aeroporto Municipal Romeu Zema – Araxá

O Aeroporto Romeu Zema  (AAX, SBAX), também conhecido como Aeroporto de Araxá, é um  brasileiro que serve o município de Araxá, no estado de Minas Gerais. Está localizado a 5 quilômetros do centro de Araxá, oferecendo serviços de aviação comercial doméstica regular e não regular, além de aviação geral doméstica. Atualmente é operado e delegado ela Prefeitura Municipal de Araxá, e homologado para receber aeronaves de até 120 lugares. No sítio aeroportuário, encontra-se um terminal de passageiros com área total de 701 metros quadrados. A pista de pouso e decolagem possui 1.900 metros de comprimento por 30 metros de largura, e sua pavimentação é classificada como 3C, seguindo o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) da ANAC. Adicionalmente, a pista é designada como Categoria A (CAT‐A) para a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). No presente, opera voos regulares com a Azul Linhas Aéreas.

 

 

Você sabe que foi Romeu Zema?

Romeu Zema, era filho de Domingos Zema e Catharina Cavallaro Zema, italianos que aqui se radicaram depois de residirem no interior paulista, especialmente em Ribeirão Preto, onde nasceu o primogênito Romeu.

Chegou ainda criança a Araxá, vivenciando os momentos iniciais dos negócios da família no ramo de automóvel. Gradativamente, seu pai criou a Auto-Viação Araxá-Uberaba, uma oficina com comércio de peças, obteve a concessionária Ford (antes, exclusividade da firma Santos & Irmão), abriu o primeiro posto de gasolina e fabricou gasogênio como combustível para veículos, dentre outros.

Fez o primário no Colégio Santa Filomena, em Araxá, depois estudou nos Colégios Anglo Latino (São Paulo) e Diocesano (Uberaba). Aos 15 anos ingressou na firma do pai, trabalhando como auxiliar de escritório, ajudante de peças e de oficina, até tornar-se gerente da revenda de veículos e do posto de gasolina.

De filho amoroso que dedicava especial afeição à mãe, revelou-se um homem inteiramente dedicado à mulher, Dalva Santos, e aos filhos, Helenice, Ricardo, Helena, Regina e Marlene.

Em 1948 foi nomeado o concessionário Studebaker na cidade e na região. O envolvimento na vida produtiva de Araxá levou-o a assumir a direção da Associação Comercial e Industrial — ACIA — e a tornar-se membro do Rotary Club local.

Dono de voz agradável, foi um rádio-amador que trabalhou com o prefixo PY4-GO. Radialista, participou da instalação de uma rádio local, pioneira, transmitindo notícias por um alto-falante instalado na residência dos Zema, que atraía considerável número de populares. Nos momentos de lazer colocava em prática os dons de desenhista e caricaturista talentoso.

Contudo, seu grande sonho foi a aviação. Como membro fundador do Aero-Clube de Araxá, colaborou na materialização do pequeno campo de pouso e do hangar e foi seu presidente durante uma década.

Pilotando um avião, à serviço do Club, sofreu um acidente fatal. Todavia, com tempo de salvar a mulher e a filha caçula que o acompanhavam em viagem ao Rio de Janeiro, a fim de angariar verbas e lasa uma aeronave para o clube.

Lourdes Zema, uma de suas filhas ainda é viva. O atual governador de Minas Gerais, o empresário araxaense Romeu Zema Neto, foi batizado com o nome do avó.

Romeu com a sua turma do Aeroclube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *