Logo Jornal Interação

 O Natal, que é uma das datas mais importantes do ano, já está chegando e, com ele, as preparações do comércio para aquecerem as vendas nessa época do ano. Em Araxá, assim como em todo o Brasil, o Natal é a data comemorativa que mais movimenta o comércio, seguido pelo Dia das Mães e Dia das Crianças. E para essa data, os comerciantes investem, além de em promoções, em produtos natalinos variados e importados. O comerciante Antonio Siqueira Neto afirma que as vendas nessa época chegam a aumentar cerca de 40%. “As vendas aumentam muito, é muita gente querendo enfeitar as casas e comprar lembrancinhas para os parentes”, explicou.

 Uma estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o pagamento do 13º salário deve injetar R$ 75,8 bilhões na economia até dezembro, em todo o País. De olho nos dados, as lojas das pequenas e grandes cidades já ampliaram em até 20% as encomendas. Todo esse movimento econômico em torno do mês de dezembro também gera muitos empregos temporários. Segundo pesquisas, das mais de 120 mil vagas temporárias previstas para serem abertas no Brasil, nos setores de comércio e de serviço, 33 mil deverão ser ocupadas por pessoas que nunca trabalharam.

 A aposentada araxaense Madia Idalina já pensa em comprar os presentes para toda a família neste mês de novembro. “Eu tenho a impressão de que comprar os presentes agora sai mais em conta que deixar para última hora. Eu faço isso todo ano, nessa mesma época e compro presentes para todos os netos. Gosto muito dessa época do ano. Sabendo conversar, dá para conseguir bons descontos, porque todos querem vender e faturar.”

Já o empresário Newton Braga acredita que deixar para a última hora, a compra dos presentes, pode ser vantajoso. “Vai chegando mais perto do Natal, as lojas ficam mais desesperadas e fazem mais promoções.  Eu, como todo bom brasileiro, costumo deixar essas coisas para a última hora. É possível pechinchar e conseguir bons descontos”, concluiu.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *