Logo Jornal Interação

 

No período de 07 a 10 de julho, Araxá será palco de um inédito encontro da Cultura, com expressões genuínas do nosso povo.

Está chegando o FESTIVAL MINAS & GERAIS, CULTURA POPULAR E REGIONAL, com o apoio Master da CBMM, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento será realizado no Parque de Exposições Agenor Lemos, com ENTRADA FRANCA

Cultura, Tradição e Diversidade estão dentro desta caixa de mineiridades, preparada com entusiasmo e vibrações para promover toda a multiplicidade em História, Costumes, Lendas e Patrimônios Culturais.

Um momento de celebração das cores, ritmos, sons e sabores, tudo num só lugar, ambientado para fazer a festa do povo e sua criatividade.

Desde a força do Congado, Moçambique, Companhia de Folia de Reis Nova Estrela da Guia,  catira, quadrilha, até o encantamento e magia da viola caipira, instrumento tombado como Patrimônio Imaterial, passando pela típica cozinha mineira, plena de sabores inconfundíveis.

No palco principal, MILTONS, há uma homenagem ao grande artista do Clube da Esquina, um dos maiores mestres da Música Brasileira, Milton Nascimento. Também haverá homenagem a todos os nossos cantadores, que continuam na lida, a cantar emoções. Por aqui vão passar: SAULO LARANJEIRA (embaixador da Cultura Mineira), NILTON PINTO E TON CARVALHO (os famosos compadres contadores de causos), BARNABÉ (ícone do humor caipira), MARCUS BIANCARDINI (atual destaque da viola no país), TARCÍSIO MANUVÉI e ORQUESTRA DE VIOLA DAS GERAIS, GRUPO TRADIÇÃO CATIRA DE MINAS, SERGINHO SILVA, com o show CONGO BRASIL e o CANTOS DA TERRA, com os talentos de Araxá e região. Durante todo o evento acontecerão várias Oficinas, Palestras e Workshops.

Para as crianças o Festival está preparando um espaço lúdico com a intenção de trazer as brincadeiras de roda, pião, contação de histórias, jogos e atividades que preservam a riqueza e o conhecimento. Neste contexto nasce a VILA BRINCANTES, com espaço de interatividade com  o público infanto-juvenil.

Um Festival que chega em um momento oportuno em que se comemora o ANO DA MINEIRIDADE. Uma maneira de festejar a nossa identidade, o nosso jeito de ser e produzir sentimentos bons, de resgate das tradições. Além da Afromineiridade, representada pela força do congado, moçambique, entre outros,  a Cultura Indígena também será bem representada através do ARACHAZINHO e Instituto ANDAIÁ ARACHÁS

Venham participar deste ajuntamento de pessoas, de modo a valorizar a nossa mineiridade e fazer com que este evento permaneça no calendário cultural de Araxá.

Este ENCONTRÃO DA CULTURA POPULAR terá representantes de várias cidades, com quatro dias de muita prosa boa, mineirice, humor, música, culinária, feiras criativas e exposições de fotos e artes.

VIVA A CULTURA POPULAR!

“Este encontro sempre foi um anseio dos artistas e povos tradicionais, que sempre cobram algo neste sentido, em fortalecer e promover suas legítimas e importantes manifestações culturais, carentes de representatividade. Essa primeira edição tem o propósito de abrir janelas e revelar novos horizontes da Cultura Mineira.” (João Uirapuru)

O evento tem o apoio da PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAXÁ, FCCB, INSTITUTO ANDAIA e CUFA.

Programação estará nas redes sociais oficiais do evento e também pela mídia local e regional.

 

Maiores informações na página do Instagran https://www.instagram.com/festivalminasegerais/?hl=pt-br

 

 

“MINAS SÃO MUITAS” (JOÃO GUIMARÃES ROSA)

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *