Logo Jornal Interação

O mais novo espaço histórico e cultural de Araxá, o Memorial Maurício Rosa, recebeu na manhã do último dia 9 de junho a reunião de trabalho do Comtur – Conselho  Municipal de Turismo de Araxá.  Antes da reunião, os conselheiros conheceram o acervo de máquinas, documentos, impressos e mobiliário do Museu que conta a história e a evolução da escrita e da imprensa com destaque principalmente para o ofício da tipografia. Além do maquinário datado do início de 1900, também chamaram a atenção dos visitantes, os impressos antigos, como jornais, convites, panfletos, cartazes e livretos todos confeccionados no método tipográfico, contando a historias de eventos e personagens do passado araxaense.

Para o Presidente da Acia – Associação Comercial de Araxá, Emilio Neumann, “ eu não conhecia o Memorial  e tenho a dizer que o Maurício fez um trabalho maravilhoso e eu acredito que em Minas Gerais não deva ter um Memorial com tanto maquinário,  com tanta riqueza de detalhes como eu vi neste espaço. E olha que o espaço já está pequeno. Eu espero que alguma coisa possa ser feita para que ele possa levar esse Memorial para um novo local de maior tamanho para ter maior divulgação, para que o araxaense  possa conhecer esse trabalho maravilhoso realizado aqui pelo Maurício. Eu estou muito satisfeito e já determinei na nossa Associação Comercial que divulguem o Memorial, com fotos e informações para que os associados possam visitar e conhecer esse Memorial Maurício Rosa, que ficou maravilhoso”.

Para o Superintendente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Ricardo Ruas, “ preservar a história e a memória é um grande desafio para as novas gerações. Muitos pensam que os Museus e memoriais são apenas um caminho em direção ao passado, quando na verdade é um lugar de conexão entre passado, presente e futuro.

O memorial da Escrita e Imprensa Mauricio Rosa é olhamos o passado e vivenciar como foi todo o processo da escrita e impressão, e desta forma conhecer o que foi feito ao longo dos séculos para aprimorar todo os mecanismos envolvidos no processo de modernização e massificação da impressa mundial e principalmente brasileira.

O Memorial tem uma acervo sensacional de maquinas alemãs, americanas e vivenciamos o processo de impressão ao longo dos séculos. Um espaço riquíssimo da história da modernização da imprensa. Um local que propicia muito conhecimentos para as novas gerações, que conhecem apenas os equipamentos com Bluetooth e wifi”.

 

Visitantes ilustres

Já na manhã de sexta-feira, dia 10 de junho, o Memorial Maurício Rosa, recebeu as ilustres visitas das queridas Amigas, Ligya Cardoso Maneira, artista plástica, escritora, musicista e que foi a primeira presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto de Araxá e  de sua irmã Célia Cardoso Barcelos.

Encantadas com o acervo do Memorial, as irmãs, relembraram com nostalgia e carinho, alguns fatos importante no passado histórico de Araxá e relatados em documentos e jornais do acervo do Museu.

Dona Célia disse que, “ o Memorial é uma forma das novas gerações conhecerem a evolução da escrita e resgatar o ofício da tipografia”.

Dona Ligya também ficou encantada com o Memorial e principalmente pelo acervo de jornais e documentos impressos sobre Araxá.  Ela disse,  “ que bom que ainda existem pessoas como vocês que se preocupam com a nossa história e fazem questão de mostrar. A gente não imaginava que em Araxá existia um espaço  com tata história e um acervo riquíssimo e que deve ser compartilhado para o Brasil todo. Eu acho que o araxaense deveria  vir aqui e conhecer de perto, pois esse lugar é muito raro de se ver nos dias de hoje.  Aqui no Memorial Maurício Rosa se  valoriza o passado e resgata a história da escrita e da tipografia. O Memorial é uma maravilha. Eu quero voltar e trazer meus filhos e netos para conhecerem esse cantinho maravilhoso”.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *