Logo Jornal Interação

Terminou no último domingo em Araxá, a edição 2022 da Expoqueijo Brasil. O evento tradicional que reuniu produtores de queijo do Brasil e vários países de todos os continentes. Um dos pontos altos da Feira, foi o Concurso Internacional de Queijo Artesanal, que teve a participação de mais de 900 queijos inscritos.

O grande vencedor na categoria super ouro, foi o queijo Gorgonzola Dop Piccante, do produtor italiano Caseificio Defendi Luigi.

Mas os queijeiros mineiros também marcaram presença: o melhor colocado no ranking foi o queijo Maria Fumaça, da Fazenda Bom Sucesso, em Itanhandu, no Sul de Minas, vencedor na categoria “Queijos de leite de vaca com mofo branco na casca maturados”.

O Gorgonzola Dop Picante concorreu pela categoria “Queijos azuis com leite de cabra, ovelha ou vaca”, feito com leite de vaca, massa crua e macia, não-prensada, na cor branco-palha. De textura consistente e compacta, seu sabor é levemente picante.

Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram o Sbrinz Fromelle Ouro, de Docina Nutrição, e o Caciocavallo di Agnone, produzido por Caseificio di Nucci. Eles concorreram pelas categorias “Queijos de leite cru de vaca, com massa cozida, casca lisa e maturados” e “Queijo de massa filada maturado”.

Araxá

A disputa aconteceu no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, no Alto Paranaíba, e os vencedores foram anunciados no fim da tarde de sábado (4). Do total de inscritos, 666 peças foram avaliadas, com participações de vários estados do Brasil e de outros cinco países: Itália, Peru, Chile, Bolívia e de Portugal.

A curadoria do concurso foi da Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf), instituição italiana que forma provadores com método codificado. O júri foi composto por cerca de 170 especialistas brasileiros e estrangeiros.

Campeões de Minas

O Maria Fumaça, da Fazenda Bonsucesso, é amendoado com notas de oliva. Passa por um ano de maturação, sob cuidados de climatização, tornando-se um produto quebradiço, que harmoniza bem com vinhos ou cervejas artesanais.

Já o produtor de Alagoa, também na região Sul de Minas, Francisco Antônio de Barros Júnior, foi Ouro na categoria “Queijos de leite cru de vaca, com massa cozida, casca lisa jovem”.

“Nasci no meio rural, meu avô foi dos primeiros produtores de queijo em Alagoa. Depois, veio meu pai e vou dando sequência, junto com meus filhos. É, literalmente, uma tradição de geração para geração”.

Francisco disse que fez o queijo com muito amor e orgulho em dar sequência à cultura de sua família. Não esperava que fosse ser premiado na categoria principal, mas confessa que viajou a Araxá com a expectativa de trazer alguma medalha.

“Foi uma grata surpresa. É muito gratificante concorrer ao Super Ouro, não ganhamos o primeiro lugar, mas vamos trabalhar pra isso no próximo ano”.

Secretário destaca importância do concurso

O secretário de Agricultura de Minas, Thales Fernandes, destacou a importância do concurso para a valorização da produção queijeira. “Temos o grande campeão, que é italiano mais uma vez, mostrando a força do nosso concurso internacional. E também tivemos premiações de ouro, prata e bronze, nas nossas regiões, do Sul ao Norte de Minas, reafirmando a excelência do queijo mineiro”, explica.

O agrônomo especialista na produção de queijos e representante das queijarias italianas na premiação, Pedro Albano, relata o sentimento com os resultados. “É uma grande emoção estar presente aqui mais uma vez neste ano, representando a tradição leiteira e queijeira italiana, essas empresas que atravessam gerações. É uma honra levar essa alegria para eles”, diz.

Queijo Pyramide

A produção brasileira melhor classificada entre os finalistas foi do Laticínio Eldorado, de Igarapé do Meio, no Maranhão, com o queijo Pyramide, feito com leite de cabra. Após o desmolde, o produto recebe uma camada de carvão vegetal e é pulverizado com bolor. O efeito é de um revestimento aveludado.

A produtora responsável, Marcela Vaz, formou-se pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, da Epamig, no início de 2020. “O Instituto ensina não só os segredos dos laticínios, em que é o melhor da América Latina, mas transforma pessoas, forma caráter. Deixo a minha gratidão eterna ao Cândido Tostes”, disse Marcela.

Requeijão Toko

O Requeijão Moreno, da marca Requeijão Toko, foi um dos produtos que garantiu lugar entre os 15 melhores do mundo. Segundo o produtor vencedor na categoria “Queijo de leite de vaca e massa fundida”, Everson Pereira, mais conhecido pelo apelido de Toko, de Porteirinha, no Norte de Minas, a sensação da vitória é “inexplicável”.

“A gente fica muito emocionado em saber que está participando de um concurso internacional, em que foram inscritos 900 queijos, e ter a honra de levar um ouro para a nossa região, para a nossa cidade. É muito gratificante”, detalha Toko.

Inovação

Conforme o diretor de Agroindústria e Cooperativismo da Seapa, Ranier Chaves Figueiredo, a originalidade dos queijos foi a marca registrada da edição de 2022 da ExpoQueijo Brasil – International Cheese Awards.

Chamou a atenção, no concurso internacional, a grande presença de queijos aromatizados. Os produtores estão inovando na maturação dos queijos no vinho, no café, na condimentação dos queijos com pimentas, com manjericão e demais especiarias.

O concurso também contou com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A realização da ExpoQueijo é da Bonare Eventos, em parceria com associações de produtores de queijos, e com a correalização do Governo de Minas, por meio da Seapa e de suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Também foram apoiadores o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). O Estado de Minas Gerais colaborou ainda com o patrocínio de R$ 300 mil, via Lei de Incentivo à Cultura. A programação foi toda gratuita.

 

Confira a lista de todos os premiados:

QUEIJOS AROMATIZADOS DE MASSA CRUA JOVEM

OURO – QUEIJO MINAS FRESCAL RECHEADO COM GOIABADA – QUEIJOS BONÍSSIMO

PRATA – QUEIJO MINAS FRESCAL RECHEADO COM DOCE DE LEITE – QUEIJOS BONÍSSIMO

BRONZE – BOURSIN – FAZENDA ATALAIA

QUEIJOS AROMATIZADOS DE MASSA CRUA MEIA CURA

OURO – MINAS AO VINHO FROMELLE – DOCINA NUTRIÇÃO LTDA

PRATA – QUEIJO 3 IRMAOS DEFUMADO – QUEIJO 3 IRMÃOS

BRONZE – BOURSIN – FAZENDA CORUJA

QUEIJOS AROMATIZADOS DE MASSA CRUA MADURADO

OURO – QUESO WANKA MANTARO – MISKY FOOD S.A.C.

PRATA – HAUS – QUEIJARIA ALVORADA MISSIONEIRA

BRONZE – TESTUN DI MUCCA AL BAROLO – CASEIFICIO SEPERTINO SNC

QUEIJOS AROMATIZADOS DE MASSA COZIDA JOVEM

OURO – QUEIJO COLONIAL AO VINHO – QUEIJARIA SOMACAL

PRATA – QUEIJO MORBIER – VILA CAIPIRA

BRONZE – TRADICIONAL COM ERVA – QUEIJO SERRA DO CONDADO “O QUEIJO DO JAYR”

QUEIJOS AROMATIZADOS DE MASSA COZIDA MEIA CURA

OURO – CAFE ALAGOA FAZENDA JM – FAZENDA JM

PRATA – CAPITAL VINHO – QUEIJO CAPITAL

BRONZE – CAPITAL CAFÈ – QUEIJO CAPITAL

QUEIJOS AROMATIZADOS DE MASSA FILADA

OURO – QUEIJO TIPO MUSSARELA TRUFADO COM REQUEIJÃO – LATICÍNIO TRÊS IRMÃOS – SOH MINAS

PRATA – QUEIJO MUSSARELA NOZINHO DEFUMADO – LATICÍNIO TRÊS IRMÃOS – SOH MINAS

BRONZE – PROVOLA – FAMILIA ROSSATO

QUEIJOS DE LEITE DE VACA PASTEURIZADO COM MASSA COZIDA E CASCA LISA JOVEM

OURO – QUEIJO MINAS PADRÃO – VILA CAIPIRA

PRATA – QUEIJO MINAS PADRÃO ZERO LACTOSE – VILA CAIPIRA

BRONZE – QUESO MADURADO ANDINO – ASOCIACION DE PRODUCTORES AGROPECUARIOS Y DERIVADOS LACTEOS DE ORCOPAMPA

QUEIJOS DE LEITE DE VACA PASTEURIZADO E CASCA LISA MEIA CURA

OURO – QUEIJO MINAS PADRÃO – FAZENDA CAPOEIRA GRANDE

PRATA – QUEIJO PARMESÃO – LATICINIOS JL LTDA

BRONZE – QUESO ANDINO – AGROTRANSP SAMAN E.I.R.L.

QUEIJOS DE LEITE DE VACA PASTEURIZADO COM CASCA LISA MADURADO

OURO – QUEIJO MATURADO LS – INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS SERITINGA LTDA

PRATA – QUEIJO TULHA – FAZENDA ATALAIA

BRONZE – QUEIJO PARMESÃO – QUEIJARIA SOMACAL

QUEIJOS FRESCOS DE LEITE DE VACA PASTEURIZADO

OURO – REQUEIJÃO CREMOSO – LATICINIOS JL LTDA

PRATA – CREME DE RICOTA – LATICINIOS JL LTDA

BRONZE – QUEIJO MINAS FRESCAL – QUEIJARIA SALDANHA

QUEIJOS AROMATIZADOS DE MASSA COZIDA MADURADO

OURO – QUEIJO BUGIO FUMAÇA – QUEIJO BUGIO

PRATA – GRANNA FROMELLE – DOCINA NUTRIÇÃO LTDA

BRONZE – MOGIANA – FAZENDA ATALAIA

QUEIJOS AZUIS DE CASCA FLORIDA

OURO – PYRAMIDE – LATICINIO ELDORADO

PRATA – SAINT MAURE – LATICINIO ELDORADO

BRONZE – GORGONZOLA DOP PICCANTE – ARRIGONI BATTISTA SPA

QUEIJOS DE LEITE DE BÚFALA DE MASSA NÃO FILADA

OURO – CURADO 360 DIAS – FAMILIA ROSSATO

PRATA – PEDRA DA MINA – PÈROLA DA SERRA

BRONZE – CURADO 60 DIAS – FAMILIA ROSSATO

QUEIJOS DE LEITE DE BÚFALA DE MASSA FILADA JOVEM

OURO – BURRATA DE LEITE DE BÚFALA – FABIO HENRIQUES DE BARROS PIMENTEL

PRATA – BURRATA DE LEITE DE BÚFALA – LATICÍNIO TESOURO

BRONZE – QUEIJO BOLA FLOR DA JU – QUEIJOS FLOR DA JU

QUEIJOS DE LEITE DE CABRA JOVEM OU COM PRESENÇA DE MOFO BRANCO NA CASCA

OURO – FETA – LATICINIO ELDORADO

PRATA – CACIO RICOTTA – AZ AGR TRE GATTI

BRONZE – LA ROCCA – AZ AGR TRE GATTI

QUEIJOS DE LEITE DE CABRA SEM MOFO BRANCO NA CASCA

OURO – CAPRINUS – FAZENDA ATALAIA

PRATA – CAPRINO ROMANO – LATICINIO ELDORADO

BRONZE – TIPO CAPRINO ROMANO – CAPRIL SALTO DO PANEMA

QUEIJOS DE LEITE CRU DE VACA, COM MASSA COZIDA, CASCA LISA E MADURADO

OURO – SBRINZ FROMELLE OURO – DOCINA NUTRIÇÃO LTDA

PRATA – GRANA PADANO DOP – ZANETTI SPA

BRONZE – PARMIGIANO REGGIANO DOP – ZANETTI SPA

QUEIJOS DE LEITE DE OVELHA

OURO – MASSARO – AZIENDA AGRICOLA FRAGNITE

PRATA – CANESTRATO “TERRE DELLO IONIO” – SOCIETA’ AGRICOLA OLIVARO DI MERENDINO C. & B. SS

BRONZE – SERRAMONTE – QUEIJOS SANTIAGO

QUEIJOS AZUIS DE LEITE DE CABRA OU OVELHA OU VACA

OURO – GORGONZOLA DOP PICCANTE – CASEIFCIO DEFENDI LUIGI SRL

PRATA – GAVIÃO – QUEIJARIA BELLA VISTA

BRONZE – ALVURA BLEU – D’CHÈVRE

QUEIJOS DE LEITE DE VACA E MASSA FUNDIDA

OURO – REQUEIJÃO MORENO – REQUEIJÃO TOKO

PRATA – REQUEIJAO CREMOSO – PALADAR DE MINAS

BRONZE – REQUEIJÃO DA VEREDA – LATICÍNIOS VEREDA SERRA

QUEIJOS DE MASSA FILADA MADURADO

OURO – CACIOCAVALLO DI AGNONE P.A.T. STAGIONATO – CASEIFICIO DI NUCCI

PRATA – PURUNGO – FAMILIA ROSSATO

BRONZE – PROVOLONE PICCANTE – CASEARIA MONTI TRENTINI S.P.A

QUEIJOS DE LEITE DE VACA COM MASSA FILADA JOVEM

OURO – PURUNGO – LATICINIOS VANNY

PRATA – QUEIJO MUSSARELA (TRANÇA) – LATICINIO QUEIJO CASEIRO

BRONZE – NOVELO DA GENEROSA – FAZENDA GENEROSA

QUEIJOS DE LEITE DE VACA COM MOFO BRANCO NA CASCA JOVEM

OURO – QUEIJO DO IVAIR – QUEIJO DO IVAIR

PRATA – QUEIJO CANASTRA MARISA – QUEIJO CANASTRA MARISA

BRONZE – VALE DA GURITA – VALE DA GURITA

QUEIJOS DE LEITE CRU DE VACA, COM MASSA CRUA, CASCA LISA JOVEM

OURO – FAZENDA JACOB – FAZENDA JACOB

PRATA – MATUTO – FAZENDA TAQUARAL

BRONZE – ALFORRIA – QUEIJARIA CRISTAL DE MINAS

QUEIJOS DE LEITE CRU DE VACA, COM MASSA COZIDA, CASCA LISA JOVEM

OURO – QUEIJO SABOR DA ALAGOA – QUEIJO SABOR DA ALAGOA

PRATA – TRADICIONAL DE ALAGOA GARRAFÃO – FAZENDA GARRAFÃO

BRONZE – CAPITAL TRADICIONAL – QUEIJO CAPITAL

QUEIJOS DE LEITE DE VACA COM MOFO BRANCO NA CASCA MEIA CURA

OURO – QUEIJO DO IVAIR – QUEIJO DO IVAIR

PRATA – QUEIJO BRAUNAS – FAZENDA BRAUNAS

BRONZE- QUEIJO CANASTRA MARISA – QUEIJO CANASTRA MARISA

QUEIJOS DE LEITE CRU DE VACA, COM MASSA CRUA, CASCA LISA MEIA CURA

OURO – PONTE VELHANO – PONTE VELHANO

PRATA – QUEIJO GOMES – QUEIJARIA GOMES

BRONZE – IMPERIAL TROPEIRO – FAZENDA PAVAO

QUEIJOS DE LEITE DE VACA COM CASCA TRATADA

OURO – CANESTRELLA SCP – I.I.S. “STANGA” – SCUOLA CASEARIA – PANDINO

PRATA – QUEIJO STEPHAN – QUEIJARIA ALPINA

BRONZE – RACLETTE – INDUSTRIA E COMERCIO DE LATICÍNIOS PEROSA

QUEIJOS DE LEITE DE VACA COM MOFO BRANCO NA CASCA MADURADO

OURO – MARIA FUMAÇA – FAZENDA BOM SUCESSO

PRATA – QUEIJO OURO FINO – COMARCA – SERRO – AGUIMAR ANTONIO BARBOSA – SERRO

BRONZE – BARAO CAPA FLORIDA – ROGERIO JULIO SOARES FERREIRA

QUEIJOS DE LEITE CRU DE VACA, COM MASSA CRUA, CASCA LISA MADURADO

OURO – QUEIJO ARTESANAL SERRANO – QUEIJARIA SOPRO DO MINUANO

PRATA – DU’VALE PÉROLA – DU’VALE QUEIJOS

BRONZE – QUEIJO MINAS ARTESANAL – FAZENDA SÓ NATA

QUEIJOS DE LEITE CRU DE VACA COM MASSA COZIDA MEIA CURA

OURO – BUGIO PEROLA NEGRA – QUEIJO BUGIO

PRATA – TRADICIONAL – QUEIJO SERRA DO CONDADO “O QUEIJO DO JAYR”

BRONZE – QUEIJO FAIXA DOURADA | QUEIJO D’ALAGOA-MG – QUEIJO D’ALAGOA-MG

QUEIJOS DE LEITE DE VACA PASTEURIZADO, MASSA MOLE A SEMI-DURA JOVEM

OURO – MEIA CURA FROMELLE – DOCINA NUTRIÇÃO LTDA

PRATA – QUESO PARIA MANTARO – MISKY FOOD S.A.C.

BRONZE – QUESO TIPO PARIA – BIOINDUSTRIAS LACTEAS ESTRELLITA & BELEN EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDAD LIMITADA

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *