Logo Jornal Interação

Romance policial retrata a história do bandido que aterrorizou a região na década de 1980

O escritor, jornalista e presidente da Academia Araxaense de Letras, Luiz Humberto França, apresenta na próxima quinta-feira (5) seu novo livro “A caçada”. O romance policial, baseado em fatos reais, conta a perseguição implacável a um bandido no interior de Minas Gerais no final dos anos 80. “Acompanhei o caso do Bandido de Itaipú no início da minha carreira no jornalismo impresso, me encantei pela história e resolvi fazer esse resgate no livro, misturando realidade e ficção, diz Luiz Humberto.
O trabalho de pesquisa para a obra foi intenso. “Fui a Itaipú conversei com moradores que acompanharam o caso, entrevistei policiais da reserva que participaram diretamente da operação, ouvi repórteres que cobriram os fatos e fiz uma pesquisa histórica nos arquivos de jornais. Isso tudo aliado à minha experiência na época, me deu a base real para a partir daí, acrescentar uma pitada de ficção”, explica.
O livro “A caçada” será lançado na Livraria Nobel nesta quinta (5) com a presença do autor das 17h às 20h. E depois no sábado (14), dentro da programação do FliAraxá.

Sinopse
Na trilha do Lazaro e de Orlando Sabino o monstro de Capinópolis, personagens que aterrorizaram o Brasil, o livro relata a ação de um bandido que tinha jeito próprio de agir e muita habilidade. Foi perseguido durante meses pela polícia com aparato que envolveu cães farejadores e até helicóptero.
Afinal quem era ele: saqueador? Andarilho ou doente mental? Nesse resgate da história o leitor é quem tira a conclusão.
O livro tem trilhas sonoras compostas pelo músico Diego França que podem ser ouvidas em QR Code. E ilustrações de Leo Calix que ajudam a criar o clima de suspense. A capa foi criada por Nicole Lima. Todos de Araxá.

Sobre o autor
Luiz Humberto França é comunicólogo pela Universidade de Uberaba, com MBA pela Universidade de Franca e especialização em literatura pela Universidade do Livro, da UNESP e pela Escola do Livro, da Câmara Brasileira do Livro. Tem mais de 30 anos de experiência em jornalismo e outros quatro livros publicados: “Telejornalismo no Interior”, “Araxá 150 anos”, “O Colecionador de Histórias” e “Araxá em Detalhes”
Atualmente é curador do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá e presidente da Academia Araxaense de Letras.

Serviço
Lançamento de “A caçada”
Autor: Luiz Humberto França
Data: 05/05/2022- quinta
Horário: 17h às 20h
Local: Livraria Nobel – R. Dom José Gaspar, 267 – Centro, Araxá – MG

FliAraxá
Data: 14/05/2022 – sábado
Horário: 15 h
Local: Palco Itamar Vieira Junior – Parque do Barreiro

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *