Logo Jornal Interação

Leia o artigo da psicóloga Maria Elisa Maneira de Oliveira, da Unimed Araxá

 

 

É muito comum procurarmos um médico quando sentimos uma dor física, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Sendo assim, cuidar da nossa Saúde Mental se torna tão importante quanto o cuidado com o nosso corpo físico.

Vivemos em constante agitação. Tudo muda numa velocidade incrível e isso exige muito mais das pessoas. Por isso não é difícil que ocorram sobrecargas mentais, sejam elas frutos de estresse no trabalho, no trânsito, medos, problemas familiares, afetivos, rápidas mudanças sociais, violência, violação de direitos, estilo de vida não saudável e outros fatores que podem desencadear alguma dificuldade em relação à saúde mental.

Uma das grandes questões do século 21 é o reconhecimento da saúde mental como um elemento de importância dentro do nosso bem-estar. No século 20 e anteriores, muitas das questões de origem mental ou emocional eram tratadas como “frescura” ou algo que não era digno de importância.

Hoje a saúde mental ganhou importância, muito por causa do impacto sentido no dia a dia, especialmente agora com as preocupações geradas pela COVID-19, uma situação inédita e que não fazia parte de nossa rotina diária.

Uma das partes mais importantes da saúde mental é como ela acaba se manifestando fisicamente quando não é cuidada. Existem várias doenças físicas que podem ter origens emocionais ou mentais.

Se sua mente não vai bem, ou seja, se você não cuida de sua saúde mental e das suas emoções, seu corpo sofre, pois aquilo que não é resolvido na mente, o corpo acaba transformando em doenças físicas.

O Janeiro Branco vem conscientizar a humanidade da importância dos cuidados relacionados à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Por que Janeiro? Porque é o primeiro mês do ano, é um momento de reflexão, em que as pessoas costumam fazer um balanço das suas vidas, das suas relações, traçar metas, rever objetivos, etc.

A Campanha alerta para a importância de começar esse novo ciclo de forma mais saudável e tranquila. Cuidar das emoções deve ser o primeiro objetivo para o ano que se inicia, já que todas as outras conquistas dependem de estabilidade psicológica. Um efetivo controle emocional é a chave para alcançar uma vida plena e cheia de realizações.

O Janeiro Branco tem como principal objetivo fomentar o diálogo e incentivar discussões mais abertas sobre a importância da saúde mental. Mas também vem romper paradigmas e promover debates sobre tabus e preconceitos que ainda existem sobre os tratamentos psiquiátricos.

 

Como contribuir para a promoção da saúde mental da família e dos amigos?

A promoção da saúde mental passa pela compreensão de que a estabilidade emocional é tão importante quanto à física. O equilíbrio das funções do organismo humano está associado à perspectiva biológica e psicológica. Por isso, a adoção de hábitos saudáveis afeta tanto o bem-estar do corpo quanto o da mente.

Sob essa ótica, observe algumas práticas que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida e promover a saúde mental:

  • afaste-se de situações que gerem emoções negativas;
  • separe um tempo para curtir a vida e aproveitar o que ela oferece de melhor;
  • valorize a convivência social e viva intensamente os bons momentos em família;
  • pratique atividade física, tenha uma dieta saudável e cuide da qualidade do sono;
  • instigar a criatividade e atividades que melhorem a autoestima também colabora para uma mente tranquila. Um hobby ou uma atividade que inspire faz com que o nosso cérebro libere endorfina que provoca aquela sensação de prazer ou felicidade.

Maria Elisa Maneira de Oliveira

Psicóloga

CRP – 29859

 

Unimed Araxá
Unimed Araxá atua na região há 32 anos. Tem atualmente 200 médicos cooperados das mais diversas especialidades, com aproximadamente 25 mil clientes, 650 empresas contratantes nas cidades de Araxá, Ibiá, Campos Altos, Perdizes, Pedrinópolis, Tapira e Pratinha, além de atender cerca de 15 mil beneficiários de intercâmbio.

Desde 2017 a Unimed Araxá tem seu hospital próprio, que conta com o que há de mais moderno e eficiente na área e que também integra um Centro de Diagnóstico por Imagens e um moderno laboratório de análises clínicas. Mais recentemente inaugurou sua Clínica Multidisciplinar que tem atendimento exclusivo de profissionais como psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Junto ao prédio central, oferece ainda equipe integrada e programas de saúde voltados à melhoria de qualidade de vida, promoção da saúde e prevenção de doenças no Espaço Viver Bem.

A rede credenciada de serviços é composta ainda por seis hospitais, 15 laboratórios, 33 clínicas, além de aproximadamente 300 colaboradores de forma direta.

 

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *