Logo Jornal Interação

Júlio César Rodrigues Fernandes de Oliveira, ex-aluno do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), graduado em 2003, ganhou o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia 2021, na Categoria Tecnologia, destinada a profissionais que tenham gerado impactos relevantes ao país no desenvolvimento de aplicações práticas.

 

A premiação é um reconhecimento às pessoas que dedicam sua vida à ciência e à tecnologia, colaborando com a evolução do mundo.

 

Oliveira é um dos pioneiros nos estudos da convergência entre a fotônica e a microeletrônica no Brasil e há mais de uma década produz soluções tecnológicas para o mercado global de telecomunicações.

 

Instituído em 2019 pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), o prêmio já está consolidado como a maior premiação científica do Brasil. O vencedor receberá R$ 500 mil. A cerimônia de premiação acontecerá em agosto.

 

Acesse mais informações no site https://premiocbmm.com.br.

 

Sobre

 

Depois de anos trabalhando na Fundação CPqD, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, enquanto cursava a pós-graduação na Unicamp, Júlio César decidiu aliar seu conhecimento científico à vontade de empreender e, com o apoio de investidores nacionais e internacionais, fundou a sua primeira startup.

 

Atualmente, o engenheiro lidera três empresas de tecnologia que são referência no desenvolvimento de lasers, microchips, circuitos fotônicos e outros dispositivos para a cadeia de módulos ópticos. Seu trabalho abre caminhos para formas cada vez mais eficientes de processar e transmitir informações, com maior velocidade e menor consumo energético.

 

Possui mais de 22 produtos lançados no mercado e depositou 15 patentes ao longo de sua carreira.

 

Em outubro de 2020 foi escolhido o Empreendedor do Ano, principal categoria do Prêmio Empreendedor organizado pela Agência de Inovação da Unicamp e pelo grupo de ex-alunos empreendedores Unicamp Ventures.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *