Logo Jornal Interação

No próximo sábado, 30 de maio, a TV Rede Minas, que em Araxá é retransmitida pela TV Sintonia, exibe o programa Sempre Um Papo, gravado com o escritor e produtor cultural Marcelino Freire (SP) e o poeta de Araxá, João Victor Idaló, gravado em julho de 2020, virtualmente. No programa, eles conversam com Afonso Borges sobre as suas obras e sobre o tema criado pelo projeto em decorrência da pandemia, “A vida como ela é/ será”. O programa vai ao ar às 18h30 no sábado, com reprise no domingo, dia 31, às 6h30.

 

João Victor Idaló é um jovem escritor, estudante e autor do livro de poesias “Vox Dulcis”, lançado em 2020 e que traz, em suas 130 páginas, palavras sinceras que “vêm da alma’, organizadas em poemas que exploram desde o amor até os problemas da sociedade doente. Desde 2005, reside em Araxá, cidade que ama e onde teve oportunidades de escrever para alguns jornais e revistas. “Araxá é uma cidade muito rica culturalmente, com gente muito boa. Não nasci aqui, mas é a minha cidade, onde o meu coração vive, um lugar pelo qual eu tenho uma admiração eterna”, disse João Victor Idaló no programa. O poeta é amante das palavras e defende seus ideais com garra. É um ávido leitor e grande admirador das artes, o que o faz acreditar num planeta melhor, por meio da democracia, das palavras e do amor. “Esses ambientes da escola e de casa me incentivaram a sempre querer conhecer mais, a ser curioso, a querer ler mais, saber ler o mundo e não apenas os livros. Não apenas me dando aulas ou me dando lições de moral, mas ensinando a ir além dos livros, além das palavras que eu podia ver quando escrever”, disse João Victor Idaló.

 

Marcelino Freire nasceu em 1967, em Sertânia (PE), vive em São Paulo desde 1991. Escreveu, entre outros, “Bagageiro” (Ed. José Olympio), “Contos Negreiros” (Editora Record, 2005), com o qual foi vencedor do Prêmio Jabuti, livro também publicado na Argentina e no México. Em 2013, lançou o romance “Nossos Ossos” (Editora Record), que recebeu o Prêmio Machado de Assis, também publicado em Portugal e ainda na Argentina e na França. É o criador e curador da Balada Literária, evento que acontece desde 2006, em São Paulo. Mantém o blog Ossos do Ofídio: marcelinofreire.wordpress.com. “Escrever, colocar uma palavra na página é a extensão da nossa personalidade”, lembrou Marcelino Freire na conversa. O autor abordou no programa sobre as dificuldades impostas em consequência da pandemia e uma das ferramentas que tem o ajudado muito nesse período são os livros. “Esses escritores todos estão me abraçando para eu tentar entender o que nós estamos vivendo nesse instante. Tenho assistido muitas entrevistas antigas, tenho lido muitos poetas que passaram por outras pandemias e eles tem me ensinado a enfrentar esse presente tortuoso”, afirmou.

Assista a conversa na Rede Minas no Canal 9.1 (UHF/DIGITAL); Canal 520 (NET HD); Canal 20 (NET); Canal 9 (OI TV). E em Araxá, na TV Sintonia, no Canal 3.

#SempreUmPapoComMarcelinoFreire&JoãoVictorIdaló

Dia 30 de maio, sábado, às 18h30, e dia 31 de maio, domingo, às 6h30, na Rede Minas e TV Sintonia.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *