Logo Jornal Interação

Após reunião com o governo de Minas, a Federação Mineira de Futebol (FMF) acatou o pedido para paralisar o Campeonato Mineiro e a competição será suspensa até 31 de março, um dia após o término da Onda Roxa, fase mais restritiva do Programa Minas Consciente para conter o avanço da covid-19 no estado e aliviar a pressão nos hospitais que estão com os leitos de UTI com a capacidade máxima de ocupação ou muito próximo da máxima. O torneio voltará no dia 1º de abril. Desta forma, o Campeonato Mineiro ficará paralisado por dez dias, atrasando os jogos da sexta e da sétima rodadas que seriam disputados na quarta-feira (24) e no próximo fim de semana (dias 27 e 28).

As partidas voltarão na quinta-feira (1º de abril) com os duelos programados da sexta rodada. De acordo com ofício divulgado pela FMF, para que o calendário 2021 seja integralmente cumprido – com o término do Campeonato Mineiro no dia 23 de maio – as rodadas faltantes serão disputadas da seguinte forma:

01/04 (quinta-feira) – jogos válidos pela 6ª rodada
04/04 (domingo) – jogos válidos pela 7ª rodada
07/04 (quarta-feira) – jogos válidos pela 8ª rodada
10 e 11/04 (sábado e domingo) – jogos válidos pela 9ª rodada
14/04 (quarta-feira) – jogos válidos pela 8ª rodada
17 e 18/04 (sábado e domingo) – jogos válidos pela 10ª rodada
24 e 25/04 (sábado e domingo) – jogos válidos pela 11ª rodada
02 e 09/05 – semifinais
16 e 23/05 – final.

Ainda de acordo com a FMF, quando o Mineiro voltar no dia 1º, os jogos da sexta rodada não poderão ser disputados à noite, de modo que se cumpra o toque de recolher, de 20h às 5h, exigido na Onda Roxa.

Já a oitava rodada terá os jogos ocorrendo no dia 7 de abril (quarta-feira), data da segunda fase da Copa do Brasil. Por isso, a FMF e a emissora detentora dos direitos de transmissão irão solicitar à CBF o adiamento dos confrontos de América, Cruzeiro e Tombense no torneio nacional para dia 14 de abril. 

Desta forma, toda a oitava rodada seria realizada no dia 7 de abril. Caso não seja possível, a equipe (América, Cruzeiro e Tombense) que tiver seu jogo pela Copa do Brasil marcado para o dia 7 terá o duelo do Mineiro adiado para 14 de abril.

Com as mudanças, a fase classificatória do Campeonato Mineiro vai se encerrar no dia 25 de abril. As semifinais serão disputadas em 2 e 9 de maio. Já as finais nos dias 16 e 23 de maio.

No entendimento da federação, como já se passou uma semana da onda roxa no estado, que aumentou a restrição da circulação de pessoas em todas as cidades de Minas, somada à próxima semana em que o futebol ficará parado, serão 15 dias de isolamento. O período, ainda de acordo com a FMF baseando-se em estudos, seria suficiente para baixar o número de internações nos hospitais e aliviar a pressão nos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *