Logo Jornal Interação

Candidato da Coligação Araxá em Boas Mãos obteve 23.397 votos, 184 a mais que o deputado federal Aracely de Paula (PR), e ficará por mais 4 anos como prefeito.

O candidato pela Coligação Araxá em Boas Mãos, Jeová Moreira da Costa (PDT), foi reeleito em uma eleição extremamente acirrada para a Prefeitura Municipal de Araxá. Com o total de 23.397 votos, 41,72%, Jeová se garantiu por mais quatro anos no Executivo, acompanhado por sua vice-prefeita, a atual vereadora Edna Castro (PSDB). O atual prefeito já esteve no cargo por dois mandatos entre 1993 e 1996 e 2008 e 2012 governará a cidade, pela terceira vez, em uma eleição vencida por uma diferença de 184 votos (0,33%).

O segundo colocado foi o deputado Aracely de Paula (PR), da coligação Unidos Podemos Mais, com sua candidata a vice, Lídia Jordão (PP), com 23.213 votos, que correspondem a 41,39% dos votos válidos. Quem ficou com a terceira colocação na disputa foi Toninho Barbosão (PT), com sua candidata a vice, Lenice Medina (PSB), da coligação Sou Mais Araxá, com 8.813 votos, que equivale a 15,71%  e Ronito finalizou a lista dos candidatos em quarto, com 658 votos (1,71%).

A quantidade dos votos nulos foi 2.249, que corresponde a 3,77% e 1.298 votos brancos (2,18%). O que impressionou na eleição foi o número de abstenções, que chegou a 10.969, que equivale a 15,54% do eleitorado araxaense. Com este número, a previsão feita do Cartório Eleitoral de participação de 70.597 eleitores reduziu para 56.081 votantes que decidiram pela reeleição do prefeito Jeová.

Em entrevista coletiva concedida após o encerramento da apuração, o prefeito reeleito disse que essa foi a eleição mais emocionante das três em que se elegeu. “Estou extremamente feliz com a comunidade de Araxá, que entendeu a nossa política simples e bastante sincera. Foi uma vitória do amor, do trabalho e da honestidade. O povo me reconduziu à Prefeitura de Araxá e isso aumenta ainda mais a minha responsabilidade. Vou trabalhar muito nos próximos quatro anos, com toda a minha equipe”, destacou.

De acordo com Jeová, Araxá evoluiu politicamente com a colocação de quatro candidatos como opções para comandar os destinos do município nos próximos quatro anos (2013/2016). “Foi uma disputa bastante democrática na cidade de Araxá, então por isso que nós vimos nas urnas o resultado consagrando para o lado da proposta de trabalho, de amor e respeito às pessoas”.

Jeová também solicitou o auxílio de todas as lideranças políticas de Araxá para fazer da cidade uma referência no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. “Eu tenho certeza de que vou poder contar com o auxílio do deputado federal Aracely de Paula, assim como também vou contar com o trabalho do deputado estadual Bosco e do vice-presidente da Codemig [Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais] Antônio Leonardo e assim teremos a participação do nosso governador Antônio Augusto Anastasia e do nosso líder político Aécio Neves. Tenho certeza de que Araxá caminhará de braços dados para o progresso e o desenvolvimento. A gente vai ter que sentar com todas as lideranças políticas da cidade e fazer um pacto pela união política de Araxá”, contou.

Jeová pregou a continuidade em seu governo, prevendo melhorias no bem-estar e na saúde pública de Araxá. “Vamos trabalhar tendo como prioridade manter o desenvolvimento econômico, social, político e ambiental que Araxá vem alcançando nos últimos anos. Os nossos indicadores de crescimento são muito bons e agora temos que fazer um alinhamento na área de saúde pública. Com a ajuda do governador Antônio Anastasia e o nosso líder político senador Aécio Neves, além da atuação do governo federal, nós vamos avançar muito na saúde pública de Araxá”, declarou.

O grande desafio de Araxá para os próximos quatro anos é concretizar a implantação da Cidade Tecnológica. “A grande obra é da riqueza maior da nossa humanidade, que é o conhecimento, então, a Cidade Tecnológica vai trazer essa possibilidade para nossa cidade, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Nós temos aqui três produtos de comércio internacional que é o nióbio, o fosfato e as terras-raras. Vejo que esse projeto está bastante adiantado nas mãos da nossa competente secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra. Então, vamos dar continuidade”.

Quando questionado pela imprensa de Araxá se haverá mudanças no quadro de servidores públicos não concursados e também de inclusão de novas secretárias, Jeová falou que era muito cedo para fazer qualquer tipo de previsão. “É muito cedo para adiantar qualquer coisa. A gente está na emoção da vitória, que, vocês viram, foi muito acirrada. Existe a possibilidade de criar a Secretaria Municipal da Juventude e outras secretarias. Muito obrigado aos eleitores que apostaram na Coligação Araxá em Boas Mãos e continuaremos comprometidos com o projeto Araxá”, finalizou.

A apuração dos votos ocorreu com a fiscalização do juiz eleitoral Eduardo Augusto Gardesani Guastini e do promotor eleitoral Fábio Soares Valera. O processo eleitoral ocorreu de maneira tranquila em Araxá e em Tapira. “Foram poucas ocorrências, com gravidade pequena. Não tivemos prisões este ano. Este ano foi bastante tranquilo, fruto da conscientização da população, das informações repassadas pelos veículos de comunicação. Acredito que as pessoas se respeitaram mais. Muitas pessoas cometem infrações, mesmo não sabendo que estão cometendo, e, com as informações passadas neste ano, as proibições não foram violadas no geral. O resultado foi bastante positivo”, encerrou Eduardo Augusto.

Em relação ao problema de urna, nenhuma precisou ser substituída, sendo que apenas um mesário teve dificuldades de manuseio com o aparelho de votação na região Araxá – Tapira.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *