Logo Jornal Interação

Solenidade que marcou esse momento foi realizada na noite da última quinta-feira, 16, e reuniu fiéis na nova e restaurada Igreja Matriz de São Domingos.

Após passar por um processo de restauração idealizado pela Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) da ordem de R$ 3 milhões, por meio da Lei de Incentivo à Cultura [Lei Rouanet], com apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), a Igreja Matriz de São Domingos é reaberta ao público. Solenidade realizada na noite da última quinta-feira, 16, marcou a reinauguração da igreja, considerado um palco sagrado e turístico de nossa cidade.

O pároco da Igreja Matriz de São Domingos, Padre Manoel Claro Costa, destacou que a restauração deu uma nova cara para o local. “A mudança maior talvez seja o som. Quem esteve aqui já percebeu que está muito melhor. A acústica da igreja não é 100%, mas é claro que a mudança do som ajudou a tirar essa impressão de se ficar dentro da igreja e não se escutar o que se fala. A restauração central foi mexer em todo o telhado, reformar aquela parte do forro que estava toda comprometida, a questão da pintura interna e externa, restauração das pinturas ornamentais, questão dos jardins em volta, consequentemente aquilo que foi feito pela Prefeitura, a parte do granito que foi colocado ao redor da igreja e dentro também os lustres que a gente mexeu, o som e toda a ventilação e a parte elétrica que foi renovada”, explicou o padre.

A presidente da FCCB, Débora Arantes Afonso Francisco, relatou que a restauração da Matriz, não foi apenas na parte arquitetônica, mas também de resgatar a fé e a coragem de um povo. “A restauração chama atenção pela maravilha das pinturas, dos vitrais, a igreja tem toda uma composição de estilos arquitetônicos diferentes, a gente ver aí peças de estilos barroco, então identificando cada um desses estilos, parece que cada pedacinho estava escondido”, comentou a presidente.

“Essa igreja está completando 95 anos de história e ela foi construída e pautada em cima de muita dedicação, de muito empenho e muita devoção dos fiéis daquela época construindo no século 17, pedra a pedra, então poder está entregando hoje [16] para a cidade essa obra toda restaurada é um presente para todos”, acrescentou a presidente.

Cada pedacinho da restauração teve a participação de uma araxaense que se chama Maria José Donato. Artista plástica, ela afirmou que participar da restauração da Matriz foi muito gratificante. “Nós estamos deixando a Matriz para as gerações futuras. A emoção é imensa ver tudo bonito como está agora. Eu sempre freqüento a igreja e, para mim, indescritível, pois, nós encontramos tudo muito estragado e, agora assistir esse show de cores, é muito bom”, falou a araxaense.

“A Igreja Matriz como um todo ficou muito bonita, as pinturas, o telhado, tudo, tudo, muito belo. Eu freqüento aqui desde o meu primeiro ano de vida. Tenho 73 anos e meu pai que é nascido e criado aqui começou a me levar para a Igreja Matriz de São Domingos”, ressaltou a bordadeira Maria Auxiliadora da Silva.

É bom lembrar que a igreja voltou a ser aberta para o público desde o dia 8 de agosto, data de São Domingos, data que as celebrações voltaram a ser feitas na Igreja Matriz. Nessa nova fase da Matriz, os horários das missas que ocorrem durante a semana são às 6h30 e às 19h. No sábado às 19h e domingo 7h, 9h, 18h e 19h30. Todos esses horários não sofreram alterações.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *