Logo Jornal Interação

Araxaense vem conquistando seu espaço e já estuda em universidade americana.

Ele tem 18 anos, jovem, fala tranquila e já obteve muitas conquistas no estudo. Esse é Geraldo Pereira Neto, filho de Rosemary Gonçalves Pereira e de José Alves Pereira, que faz o curso de Relações Institucionais, na Universidade de Lafayette, na Pensilvânia, Estados Unidos, cujo feito não lhe foi nada fácil conseguir.

Com 14 anos de idade, Geraldo passou em um concurso que seleciona jovens para cursar o ensino médio na Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro. Durante três anos, ele cursou o ensino médio regular, com disciplinas curriculares que são aplicadas em escolas estaduais e municipais: matemática, português, geografia, dentre outras.

O jovem começou a se destacar no Rio de Janeiro em um concurso nacional de redação que levava o nome de um dos escritores mais importantes do Brasil, Joaquim Nabucco. “Esse concurso, em 2010, contemplou cinco pessoas do Brasil todo. Eu fui o único mineiro a chegar nesse concurso, que premiava com uma viagem para qualquer parte do Brasil e uma biblioteca de livros de autores importantes como Joaquim Nabuco e Machado de Assis”, contou Geraldo acompanhado de sua mãe Rose, orgulhosa de seu filho.

Geraldo afirmou que foram três anos de muito aprendizado em uma escola bastante conceituada na área de educação do País. “Eu sou da primeira turma que se formou lá no Rio de Janeiro, já que a escola Sesc começou no ano de 2008. Lá, a educação é uma das melhores. É uma visão completamente diferente do que se vê em uma escola pública como as que estudei em Araxá, E.M. Dona Gabriela e E.E. Vasco Santos, ambas que me proporcionaram aprendizagens significativas que foram fundamentais para a minha formação humana e acadêmica, e pelas quais sou muito agradecido”.

A formatura de Geraldo aconteceu no dia 9 de dezembro e significou para ele a concretização de um passo para sua vida profissional. Mas não parou por aí. Por iniciativa própria, Geraldo procurou a diretora do Sesc do Ensino Médio, Cláudia Fadel, e a coordenadora de intercâmbio da instituição carioca, Glória Soares, solicitando um intercâmbio nos Estados Unidos. Seu currículo foi muito bem avaliado e ele viajava no dia 29 de dezembro de 2010 para a cidade do “Tio Sam”, com a bagagem recheada de sonhos. “Eu me lembrei de que passei o réveillon longe da minha família e foi um aprendizado”, afirmou Geraldo.

Geraldo contou que os primeiros seis meses foram de caráter experimental na Community School, que fica no Estado de Idaho. “Eu, inclusive, representando o Sesc Ensino Médio, organizei intercâmbios de brasileiros que foram conhecer os Estados Unidos, e os americanos visitando o Brasil, que estavam em fase de estudo, com o objetivo de entrar em contato com novas culturas”, comentou.

Geraldo foi muito bem sucedido nesses seis meses e passou por uma prova de conhecimentos gerais parecida com o Enem daqui no Brasil e começou a fazer o curso de Relações Institucionais pela universidade americana. “O meu curso é de quatro anos e me formo em 2015. Meu maior sonho é ser um embaixador. Tem que estudar muito. Não é nada fácil, mas vou conseguir”.

Para o sucesso de Geraldo na sua vida estudantil, o apoio da família foi de fundamental importância. Durante entrevista, ele se lembrou de seus pais, de seu irmão Germano Gonçalves Pereira, de 20 anos, de seu avô Geraldo Pereira Filho, de seus tios, primos e amigos daqui de Araxá.

Quando terminar o curso de Relações Institucionais nos Estados Unidos, Geraldo pretende fazer mestrado nessa área na Academia Diplomática da Áustria, na cidade de Viena. “Isso é perfeitamente possível por causa das parcerias que a universidade onde estou fazendo o curso tem com outros institutos”.

Geraldo Pereira Neto só prova que, quando se tem vontade e determinação, todo sonho é possível de ser realizado.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *