Logo Jornal Interação

Saúde Pública em pauta

28//06/2012- 12:52

Poradmin

jun 28, 2012

Administração Municipal de Araxá debate sobre a Saúde Pública, com as presenças de profissionais do setor.

A prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convidou entidades, profissionais do setor e autoridades para debaterem a situação da saúde em Araxá, objetivando colher sugestões e formas de melhorar o atendimento à população da cidade. A reunião foi realizada na última sexta-feira, 22, no gabinete do prefeito.

A realidade da situação foi exposta a todos os presentes, e a falta de médicos nos plantões voltou a ser o centro de debates. A situação gerou muita discussão, e todos participaram, procurando achar meios de otimizar os atendimentos médicos. O prefeito Jeová e a secretária Patrícia pediram a união de todos para a discussão da situação e sugeriu a criação de uma comissão para tratar do assunto, objetivando solucionar os problemas locais nos atendimentos na área da Saúde.

Um dos participantes que mais se manifestou e procurou orientar para que se chegasse a um consenso devido à necessidade de atendimento ainda mais digno à população foi o juiz de Direito, Renato Zupo. Ele afirmou que toda a busca de consenso é muito importante para se chegar a uma solução. “É um problema geral que está afetando a vida das pessoas e afetando o funcionamento dos Poderes. Como diz a Infância e Juventude, a gente não pode admitir a ausência de médico nos finais de semana, no plantão. A ausência de pediatra nos finais de semana, na cidade. Isso é um absurdo. Quando uma criança morrer, qual será a nossa ‘cara’? Aí filho feio não tem pai. Não é possível. Todos nós temos que ombrear esforços. Entendemos que a classe médica tem reivindicações justas, mas a profissão de médico não é uma profissão normal. O médico tem outras maneiras de reivindicar qualidade de remuneração, de aumento de salário e de melhoria profissional”, desabafou.

Durante a reunião, Patrícia ressaltou que o profissional de saúde tem que entender que seu trabalho é diferenciado, pois atende outros cenários. “Quando o médico assumiu trabalhar no SUS, já sabia que nós temos carga horária, metas a cumprir. Se não tem comprometimento do médico, se está dificultando nosso atendimento, nós vamos conversar e se não tiver interesse em continuar no SUS, nós vamos fazer novas contratações”, destacou.

Como na reunião foi citado que a responsabilidade da saúde pública é de todos, uma comissão foi formada por alguns participantes para debater sobre a situação com toda a classe médica e profissionais da saúde, Prefeitura Municipal, objetivando encontrar as formas ideais de atuação dos médicos, pagamentos e atendimentos nos plantões, de modo que a população não fique desamparada. Essa união é também uma forma de a Prefeitura buscar uma solução para gerir, de forma pontual, os atendimentos e os pagamentos de plantões e atendimentos que sejam satisfatórios para os médicos.

Além da participação da secretária municipal de Saúde, Patrícia Auxiliadora da Silva, marcaram presenças o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, o juiz de Direito Renato Zouain Zupo, representantes da Delegacia Regional de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, coordenadores dos Programas de Saúde da Família (PSFs), profissionais dos Hospitais da Casa do Caminho e da Santa Casa, da Sociedade de Medicina, dentre outros convidados.

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *