Logo Jornal Interação

“Buscando segurança e crescimento escaladores de Araxá participam de Curso de Resgate em Montanhas.”

Araxá é um local privilegiado quando se trata de esportes de aventura, seja no céu, na água, na terra… Para tudo que se busque praticar aqui, as condições estão entre as melhores que há no País e, em sua maioria, até no mundo. Seja na prática do voo livre, onde a rampa Horizonte Perdido e as condições climáticas são excelentes, seja nos esportes que utilizam córregos, rios e cachoeiras, seja nos esportes terrestres por meio dos quais as motos, as bikes, corridas, caminhadas encantam os praticantes, e que a cada dia crescem mais, e agora o grande potencial é a descoberta da Serra da Bocaina para a prática da escalada.

Com a crescente popularização da escalada, o número de praticantes tem aumentado consideravelmente, e Araxá vem sendo cada vez mais o destino de escaladores de diversas partes do Brasil e do mundo.

No último final de semana, escaladores e membros do Corpo de Bombeiros de Araxá participaram de um curso focado no socorro e resgate de vítimas em áreas montanhosas que fazem parte do treinamento de BLS, Suporte Básico de Vida, seguido de técnicas verticais de salvamento em rocha.

O curso teve duração de dois dias, foi coordenado por Cleidson Moreira, de Uberlândia, da SS Treinamentos, e ocorreu no Refúgio Bocaina, ponto base de onde se pratica a escalada e também na própria rocha.

De olho no Rockbocaina e na segurança de quem frequenta a serra, o curso foi uma iniciativa do escalador e profissional da Educação Física, Diego Leonardo, do Bocaina Aventura.

Como há uma facilidade de acesso e as condições como clima e relevo favorecem ainda mais a prática da escalada na região, a segurança é levada muito a sério pela equipe local.

Devido a essa popularização e constante fluxo de escaladores nas montanhas de Araxá, a comunidade de escaladores locais através do Bocaina Aventura enxergaram a necessidade de treinar pessoas para eventuais acidentes que possam ocorrer. A iniciativa é uma dentre várias outras que antecedem o ROCKBOCAINA 2015, evento que acontecerá na primeira quinzena de outubro e reunirá, durante uma semana, escaladores de todo o Brasil e do mundo.

O esporte em Araxá hoje já esta consolidado, em torno de 30 pessoas, dentre homens e mulheres, das mais diversas faixas etárias, e normalmente durante os fins de semana vão até a Serra da Bocaina para escalar as rochas que lá existem. Além dos praticantes araxaenses é fácil encontrar pessoas de outras cidades, como Uberlândia, Goiânia, São Paulo, Uberaba e muitas outras,hospedadas no Refúgio Bocaina, influenciados pelo potencial do esporte na região, pelas belezas naturais e pela grande receptividade e amizade dos praticantes do local.

O Refúgio Bocaina, que fica bem próximo a rocha de escalada oferece a opção para pernoitar mas, por estar próximo a cidade de Araxá muitos praticantes retornam ao final do dia para a cidade

Atualmente o esporte tem se popularizado, e inclusive crianças vem praticando a escalada em Araxá.

Agora a cidade conta com um centro de treinamento especializado em escalada, chamado Bocaina Aventura, e graças a sua existência mais pessoas tem se interessado pelo esporte.

A Bocaina Aventura é um centro de treinamento no qual pode ser feito o aprimoramento físico e também cursos básicos e avançados para a prática da escalada. Trata-se de uma parede com diversas inclinações, repleto de agarras que simulam a rocha, feito para praticar a escalada em um ambiente mais controlado.

A escalada mais praticada em Araxá é conhecida como escalada esportiva. Nessa modalidade, o escalador usa uma corda, e a medida que sobe em um caminho pré determinado (chamado de via) vai passando a corda em mosquetões que vão segura-lo caso venha a cair. Nesse tipo de escalada, é preciso ter um companheiro que faça sua “segurança”. Caso o escalador caia, o “segurança” aciona um freio que trava a corda e impede que o escalador atinja o chão.

Isso torna a escalada um esporte que além das exigências físicas, também exige muito da mente do atleta, pois ele deve ter muita concentração, e também saber controlar o medo para que consiga subir pelas vias com sucesso. Além disso, a escalada é um esporte que estimula o trabalho em equipe e a confiança entre os praticantes, o que faz com que a turma seja muito unida.

Os próprios escaladores é que realizam a manutenção das trilhas e das vias.

A AMAR (Associação de Montanhismo de Araxá e Região) trabalha em conjunto com os escaladores locais, para desenvolvimento do esporte na região.

A Serra da Bocaina fica localizada a 30 km do centro de Araxá, a mesma serra onde se encontra o Horizonte Perdido.
Para mais informações, acesse rockbocaina2015.wix.com/rockbocaina.

IMG_9271

bocaina cabelim Camping - Refugio Bocaina cleidson Criança no centro de treinamento - Bocaina Aventura Escalada - Equipando  Refugio Bocaina Refugio Bocaina2 Turma reunida na rocha

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *