Logo Jornal Interação

PANORAMA POLÍTICO

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais, já tem muito pretenso candidato ‘mexendo o doce’, assuntando entre os eleitores e sonhando com uma vaguinha na Câmara Municipal de Araxá, a partir do próximo pleito eleitoral. Se tratando do município de Araxá, os candidatos a vereador e a prefeito terão que trabalhar muito para disputar o voto dos 73.633 eleitores identificados e cadastrados na Justiça Eleitoral de Araxá.

ARACELY TROCA SECRETÁRIO E ASSESSORES

No final a semana que passou no prefeito Aracely de Paula,  anunciou a exoneração do Secretário Municipal de Planejamento e Gestão José Clementino dos Santos ( foto) e do Chefe do Setor de Controladoria do Município Júlio César Mariano. Mas há 20 dias dois funcionários do setor de licitação da prefeitura ( Eder e Luiz) também já haviam sido exonerados. O motivo real das trocas não foram revelados  de verdade. No lugar de Clementino, assumiu Fernandes Barros e no posto de Júlio César, veio Vicente Airton de Souza. Novos tempos de mudanças também na administração municipal…

NA CÂMARA MUNICIPAL

Enquanto isso na Câmara Municipal, cogita-se a criação de uma CPI para apurar repasses para a Santa Casa. Entre os vereadores o assunto é comentado a boca miúda, mas entre a população e principalmente a imprensa, o problema deve ser esclarecido com todos os detalhes. Parece que o Ministério Público, já estaria entrando no caso.

CORRUPÇÃO E VERGONHA

Todo dia mais políticos,  empresários e poderosos integram o seleto grupo de brasileiros acusados, suspeitos e investigados pela justiça por envolvimento em crimes, roubos, corrupção, lavagem de dinheiro, recebimento de propina, entre outros crimes nefastos que incluem apropriação do dinheiro público e abuso de poder. Entre tantas situações vergonhosas que fazem do Brasil um país de lama e vergonha internacional; no final a semana que passou quem também foi incluído nesse time corrupto e criminoso foi o presidente da Câmara dos Deputados, o senhor      Eduardo Cosentino da Cunha(foto), um carioca de 57 anos, economista, radialista, evangélico, do PMDB ( deputado desde de 2002), que jogou ‘mercadoria no ventilador’, depois da delação de Júlio Camargo, da Toyo Setal, de que Eduardo Cunha teria sido responsável pela cobrança de 10 milhões de dólares de propinas referentes a dois contratos de US$ 1,2 bilhão de navios-sonda, assinados pela Petrobras entre 2006 e 2007. Acuado, Cunha, rompeu com governo federal, liberou CPIs que prejudicam o governo e chamou a ‘turma do governo federal de aloprados’.

DESEMPREGO NO BRASIL SUPERA 2002

Somente no 1º semestre de 2015, foram registrados 345 mil a menos e em 12 meses foram computados 601.924 a menos. Os dados foram divulgados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), no último dia 18 de julho ( sábado).  Segundo o Caged, este resultado é o menor para meses de junho registrado desde o ano de 1992. Em junho, foram fechados 111.199 postos de trabalho com carteira assinada no país. O número resulta da diferença entre admissões (1.453.335) e demissões de trabalhadores (1.564.534) e é inferior ao do mês anterior. Em maio, tinham sido fechadas 115.599 vagas com carteira assinada. Segundo o ministério, no primeiro semestre, houve perda de 345.417 postos de trabalho. É o menor resultado para o período desde 2002. Nos últimos 12 meses, o recuo foi de 601.924 postos de trabalho, na série ajustada. Em junho, entre os setores de atividade econômica, apenas a agricultura teve desempenho positivo, com geração de 44.650 postos de trabalho. O resultado foi alcançado, de acordo com o ministério, por motivos sazonais.

NÚMEROS QUE PREOCUAPAM

O setor que mais registrou perdas de emprego foi a indústria de transformação, com o fechamento de 64.228 empregos com carteira assinada. O setor de serviços foi responsável pelo corte de 39.130 postos de trabalho e o comércio teve um saldo negativo de 25.585. A construção civil fechou 24.131 empregos com carteira assinada. No recorte por regiões, apenas o Centro-Oeste do Brasil registrou aumento de empregos, com abertura de 3.508 vagas. A Região Sudeste fechou 57.294 postos de trabalho; o Sul, 30.828; o Nordeste, 18.589; e o Norte, 7.996. Entre os estados, São Paulo foi o que teve o pior desempenho, com fechamento de 52,3 mil vagas, seguido pelo Rio Grande do Sul, pelo Paraná e por Santa Catarina. Por outro lado, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão, Goiás, Ceará e Acre tiveram resultado positivo.

CRISE NA FADA

No final da semana que passou, estivemos na sede da FADA de Araxá, conversando com a diretora administrativa da entidade Maria da Conceição Aguiar, a Cota, que revelou que a Fada, está com uma grave crise financeira, com mais de dois meses de salários atrasados com os colaboradores e corre o risco de fechar as portas se os repasses de convênios não forem efetuados com urgência. Hoje a Fada realiza de graça em torno de 7 mil atendimentos na clínica da entidade.

CAMPANHA

Tentando juntar os cacos e sobreviver, a direção da Fada, com apoio de voluntários irá lançar uma campanha na cidade para tentar revitalizar o serviço da zona azul. De acordo com a Fada, as vagas de estacionamento rotativo no centro da cidade se tive a colaboração séria dos motoristas e usuários do trânsito central,  renderiam em torno de 180 mil reais por mês; mas muita gente não paga pelo serviço e hoje a arrecadação é de 60 mil reais, enquanto a dispensa mensal é de 55 mil reais. A campanha de conscientização leva o nome de: “ Um Real, Pouco Prá Quem Doa, Muito Pra Quem Recebe”.

NOVO ‘PAM’

Na semana que passou a Secretária Municipal de Saúde, Lídia Jordão, revelou que a sede do novo Pronto Atendimento Municipal – ‘PAM de Araxá, deverá ficar pronto dentro de um ano. A área onde o prédio será edificado já foi definida e espera-se apenas o cumprimento dos trâmites legais de convênios, repasses e licitação para o início das obras.

MAIS UMA TRAGÉDIA EM FAMÍLIA

Morreu no final da semana que passou em Araxá, Célio Antônio Borges, de 52 anos, pai do modelo conhecido como Ken humano. Seu Célio que era jardineiro havia sido foi internado em estado grave após ser  atropelado por um veículo enquanto trabalhava na porta de uma casa em Araxá. A morte foi anunciada pouco mais de um mês depois do falecimento do filho Celso Santebañes, registrado no dia 4 de junho, que lutava contra o câncer. O mais triste é que há cerca de quatro anos o filho mais velho de seu Celso também morreu vítima de uma intoxicação no ambiente de trabalho.

COMEÇOU A FESTA DOS MOTORISTAS

Teve início ontem a noite (quinta-feira), na sede da Adesc, da edição 2015 da Festa dos Motoristas. O evento vai até o dia 26 de julho ( domingo), com várias atrações artísticas, culturais e ações voltadas para a integração e confraternização dos participantes. O evento é aberto a toda comunidade.

CÃES E GATOS

Os agentes da saúde da Vigilância Municipal em Saúde da Prefeitura de Araxá continuam intensificando o trabalho de imunização de cães e gatos na zona rural e na cidade. De acordo com a Coordenadora Telma DI Mambro, na zona rural deverão ser vacinados em torno de dois mil animais e na cidade cerca de 10 mil cães e gatos. A campanha de vacinação anti-rábica em nossa cidade vai até o dia 08 de agosto.

PELÉ É HOSPITALIZADO DE NOVO

O maior jogador de futebol do mundo de todos os tempos, o mineiro da cidade de Três Corações, Edson  Arantes do Nascimento, o Pelé, voltou a ser internado em São Paulo, no Hospital Albert Einstein. Pelé de   74 anos, foi operado da coluna e recebeu alta no início desta semana. Esta foi a terceira vez só este ano que Pelé, teve que ser hospitalizado.

COPA AMPLA

Teve início no último fim de semana  (18 de julho ), a edição 2015 da Copa Ampla de Futebol Amador(foto). Confira os resultados a primeira rodada; Seleção de Araxá 3 X 0 Seleção de  Campos Altos e Seleção de Ibiá 2 X 1 Seleção de Medeiros. Neste próximo fim  de semana a competição intermunicipal prosseguirá com a disputa de 3 jogos.

RURALÃO

Aconteceu no domingo passado ( 19 de julho) a segunda rodada da primeira fase do Ruralão 2015 com a disputa de 4 partidas. Confira os resultados: Gondins 0 X 0 Campos, Itaipu 1 X 0 Chácara Dona Adélia, Bel Vista 5 X 1 São João e Cala Boca 7 X 1 Juventude da Antinha. No próximo domingo será disputada a terceira rodada com mais 4 jogos.

CERTAME  AMADOR

No domingo que passou apenas dois jogos que haviam sido adiados em rodadas anteriores do Campeonato Amador de Araxá da Primeira Divisão foram disputados: Mercado 2 X 2 Operário e Dínamo 6 X 0 Ferrocaril. No domingo que vem ( 26 de julho), o certame amador volta ao normal com a realização de mais sete partidas.

NO GALO

Apesar de apresentar um futebol bem melhor que o time do Corinthians, no sábado passado, em jogo realizado a noite no estádio do Itaquerão, na capital paulista, em partida valida pela décima quarta rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão de 2015, o time do Atlético Mineiro, perdeu o embate para o ‘Timão’, por 1 a 0. No próximo sábado ( amanhã), o Galo volta à campo, pelo certame nacional, a partir das 18:30 horas, onde recebe o Figueirense, no estádio Independência, para recuperar a ponta da tabela.

NA RAPOSA

No domingo a noite no Mineirão, o time do Cruzeiro apenas empatou em um a um com o Avaí. O resultado ruim em casa diante do time catarinense, provocou a revolta do torcedor do time azul que protestou contra a diretoria da Raposa, cobrando a contratação de reforços de qualidade para o restante do Brasileirão. No próximo domingo as  quatro da tarde o Cruzeiro vai enfrentar o São Paulo no Morumbi.

OS MELHORES FILMES DO MUNDO

Hoje nosso consultor da sétima arte, o jornalista e escritor de cinema, Chico Géa, indica o clássico, “ Rancor”, um filme  em preto e branco do ano de 1947, com direção de Edward Dmytryk. É um empolgante drama, onde três amigos do exército, descobrem que um deles é homossexual e para  complicar o panorama da história ele ainda é judeu. No elenco destaque para; Robert Ryan, Robert Mitchum e Glhooria Grahame. Vale a pena conferir!

‘A FESTA’

O presidente do Clube Araxá Heider Samarone e o promotor de eventos Edmar de Oliveira, definiram em reunião no final da semana que passou, os detalhes finais para a realização da tão aguardada festa, “ Quatro Estações”, que vai acontecer no Clube Araxá no dia 14 de agosto. As mesas podem ser adquiridas na secretaria do Clube Araxá de segunda a sexta-feira em  horário comercial.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *