Logo Jornal Interação

                                                               TELMA DI MAMBRO SENRA

HOMENAGEM:

Na semana em que se comemora o Dia Internacional dos Enfermeiros, o UNIARAXÁ, registra sua homenagem a todo segmento, homenageado a Profa. Telma Di Mambro Senra, uma enfermeira, por execelência.

QUEM É PROFA. TELMA?

Dinamismo e profissionalismo são a tônica maior do perfil empreendedor desta enfermeira de sucesso.

Profa. Telma é araxaense, filha de Dora Borges Di Mambro e do saudoso Carmine José Di Mambro. Tem uma dupla linda de filhos – Lucas Di Mambro Senra e Gabriel Di Mambro Senra e é casada com o médico Danilo Esteves Pires.

É uma vencedora que sublima os parágrafos da vida, fazendo de sua profissão o caminho para grandes conquistas e realização pessoal.

ENFERMEIRA:

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia, especializou-se em Auditoria em Sistemas de Saúde, Saúde da Família e Saúde Pública.

A maioria das enfermeiras do passado eram treinadas na prática da profissão. Aprendiam com as mais velhas a cuidar dos doentes e a portar-se de acordo com as normas e exigências que as circunstâncias e a ocasião exigiam. Eram mulheres abnegadas, experientes, mas com pouco preparo teórico que fundamentasse seu trabalho profissional.

Hoje, enfermagem é uma carreira que exige formação universitária. Enfermeiros e enfermeiras estudam muito, fazem cursos de mestrado e doutorado, assumem postos nas universidades e exercem funções absolutamente fundamentais nos hospitais. Não existe hospital que possa fazer medicina de ponta se não contar com um corpo de enfermagem homogêneo e bem preparado.

Exemplo disto, é a busca constante dos profissionais da área por cursos de atualização, apesar do currículo intenso e multidisciplinar, cada vez mais estão procurando cursos de especialização que, além de agregar conhecimento, habilitam os profissionais para ingressarem no mercado de trabalho de forma mais competitiva.

A pluridade dos conhecimentos de Profa. Telma, a permite atuar com aplaudida competência na Prefeitura Municipal de Araxá: Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde; UNIMED Araxá- trabalha como auditora e no Núcleo de Promoção a Saúde nas área Materno-Infantil.

E com a competência que lhe é peculiar também atuou na Santa Casa de Misericórdia de BH, Arafértil Fertilizantes, Colégio Dom José Gaspar, Santa Casa de Misericórdia de Araxá.

Enfermagem & Docência:

Conforme a necessidade atual de se formar um profissional com características que atendam as perspectivas do mercado de trabalho contemporâneo é que vem se repensando a prática pedagógica do enfermeiro professor. O processo de redirecionamento na formação dos profissionais de enfermagem está voltado para as transformações sociais.

O enfermeiro é um educador por natureza, pois ele é responsável por orientar os pacientes em prol da prevenção de doenças e da promoção da saúde. Mais além de desenvolver atividades de educação em saúde atendendo necessidades sociais, atua como docente em diversos níveis de educação escolar.

Profa. Telma é exemplo bem sucedido desta realidade, por cinco anos foi coordenadora do curso de Enfermagem do UNIARAXÁ, participando de sua implantação e sendo uma das responsáveis do sucesso do curso que é referência no Estado.

Atualmente atua como docente, ministrando aulas nas disciplinas: História da Enfermagem, Ética, Bioética e também na Supervisão de TCC.

A sua aprovação pelos alunos, o carinho e aplausos que dedicam a Profa. Telma atesta a dimensão do trabalho realizado por ela no curso de Enfermagem do UNIARAXÁ.

 SER PROFESSOR DO UNIARAXÁ:

“Ser professor do UNIARAXÁ é poder transmitir aos futuros enfermeiros, formação profissional de ótima qualidade, tornando-os cidadãos éticos, responsáveis e solidários.

Ser professor do UNIARAXÁ é realizar o sonho de ensinar, e saber que nosso ensinamento vai transformar a sociedade, tornando-a melhor, através da atuação dos nossos egressos, que se espalham levando a todos os cantos nossa missão.

Ser professor do UNIARAXÁ é sentir orgulho de ser professor!”“.

  Nota da Articulista: “Solenemente, na presença de Deus e desta assembleia, juro: Dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; Respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física e psíquica do ser humano; atuar junto á equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais da minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seu prestígio e suas tradições”.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *