Logo Jornal Interação

É semeando bons exemplos, cultivando sempre a verdade, que João Veras, ou simplesmente, o Veras, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Urciano Lemos (AMBUL), colhe e oferta, a cada dia, um pouquinho mais de dignidade, lazer, cultura, esporte, educação, fé e esperança a centenas de crianças, jovens e adultos que desfrutam, de maneira gratuita,  os serviços, ações e projetos sociais e coletivos que ele, ao lado da esposa, filha e abnegados voluntários doam diariamente na sede social da Associação. Esta semana, a reportagem do JORNAL INTERAÇÃO visitou o projeto desenvolvido lá no setor norte de Araxá e conheceu, de perto, os segredos, as dificuldades e a força do presidente João Veras,  um genuíno e especial “agricultor do bem”. Nesta matéria especial, vamos revelar detalhes do trabalho executado por Veras, à frente da Associação, e compartilhar com os leitores algumas informações jamais publicadas na gestão de uma entidade comunitária sem fins lucrativos, que realiza quase 500 atendimentos e serviços gratuitos por mês à população, contemplando um dos maiores e mais importantes setores  do município araxaense, que agrega as comunidades do bairro Urciano Lemos e entorno,  perfazendo-se quase 8 mil moradores. Ele já conseguiu cadastrar e assistir mais de mil pessoas que estão associadas na AMBUL.

O entusiasmo e a alegria com que João Veras fala desse trabalho voluntário e modelo de Associação Comunitária são dignos de  emoção e arrepio. Na AMBUL desde  2006, quando era vice-presidente, e a partir de 2009, quando foi eleito presidente da Associação, Veras jamais ficou um dia sem trabalhar e mostrar sua preocupação com sua gente, suas crianças, jovens, idosos, enfim, as famílias do Urciano Lemos.

AMBUL, UMA HISTÓRIA DE LUTA E SACRIFÍCIO

Lá pelas bandas do setor norte, especificamente no bairro Urciano Lemos, quando se fala na “Avenida José Alberto Fontes, 90”, para muita gente, o que vem  logo à cabeça é um lugar especial e diferente. É onde fica a sede da Associação dos Moradores do Bairro Urciano Lemos (AMBUL), o endereço da integração, conhecimento e da transformação de vidas com o norte sempre voltado para o caminho da família e  do bem. É lá que o incansável, destemido e sempre confiante presidente João Veras não mede esforços para sonhar com uma realidade mais justa e  digna para sua comunidade. Simples, porém sábio, Veras revelou que “não se considera um líder comunitário, mas suas ações voluntárias à frente da AMBUL são apenas um gesto de cidadania e vontade de ajudar a melhorar a vida das pessoas que precisam de oportunidade e um pouco de respeito e dignidade”. O entusiasmo e a emoção de João Verasna hora de mostrar cada espaço, cada projeto e as diversas ações desenvolvidas e ofertadas de graça para a população daquele setor crescem ainda mais. Nos últimos meses, várias atividades, cursos e projetos voltados para os moradores do setor norte da cidade foram ampliados por meio da Associação. Veras elenca inúmeros serviços que estão em plena execução: cursos profissionalizantes, serviços de saúde [aulas de alongamento para adultos, sob o acompanhamento de duas fisioterapeutas], orientação judiciária em sábados alternados, pela manhã, atendimento psicológico para crianças com dificuldade de aprendizagem,  mutirão de entrega de escrituras, informática para crianças e adultos, parceria com supermercado, atividades esportivas e recreativas para crianças, produtos cultivados de forma orgânica na horta da associação e vendidos pela metade do preço de mercado para os associados, e muito mais.

ASSOCIAÇÃO MODELO DE GESTÃO CIDADÃ E SOLIDÁRIA

Com uma dezena de serviços e novos projetos sociais voltados para o coletivo já encaminhados, João Veras garante que o trabalho dele está apenas no começo. “Hoje a Associação dos Moradores do Bairro Urciano Lemos está bem estruturada, mas só conseguimos alcançar este estágio graças a muito esforço, trabalho e parceiros importantes como a empresa CBMM, que viu a seriedade da entidade e apostou em nosso projeto social e comunitário. Entre nossas aspirações futuras, estão a reabertura de uma casa lotérica no bairro, construções de redutores de velocidade nas vias de trânsito rápido e grande movimento, construção de uma cobertura fixa para a feirinha, construção de sanitários públicos, e melhoria e ampliação de espaços públicos para a prática e formação esportiva”, concluiu Veras, o presidente-agricultor do bem, que, ao lado de parceiros e voluntários, consegue tornar um pouco melhor a vida da gente de sua grande comunidade.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *