Logo Jornal Interação


Profissionais qualificados, colaboradores dedicados, estrutura bem montada, organização, dedicação e eficiência foram a tônica dos pronunciamentos de pacientes que utilizaram os serviços do Programa Ver Minas, que foi realizado do dia 11 até o dia 16 no estacionamento do Estádio Fausto Alvim, para atender a população de Araxá e da região. A grandeza do programa se retrata nos números apresentados nos procedimentos realizados e na satisfação dos  pacientes atendidos. Com objetivo específico de realizar consultas, exames e cirurgias oftalmológicas para diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares em pessoas acima de 50 anos, o programa superou as expectativas da  sociedade e beneficiou, além da cidade de Araxá, toda a microrregião, incluindo as cidades de Campos Altos, Ibiá, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Santa Juliana e Tapira.

Toda a área de estacionamento do Estádio Fausto Alvim foi utilizada para receber as unidades móveis com carretas equipadas com consultório oftalmológico, salas para exames e sala cirúrgica.

Teve acesso ao atendimento, o cidadão com idade superior a 50 anos, que se cadastrou para realização de um exame preliminar. Constatada a necessidade de cirurgia, imediatamente foi agendada, com o procedimento sendo realizado por médicos oftalmologistas especialistas com fornecimento pós-cirúrgico de óculos para proteção, medicamentos necessários (colírio), receita e orientações quanto aos cuidados a serem adotados. As equipes que estão  participando do programa é composta por 10 oftalmologistas especializados, juntamente com mais 60 profissionais e 40 voluntários, os procedimentos começaram diariamente as 6h com término as 16h

 

Com a iniciativa, o governo de Minas busca diagnosticar a catarata e outras doenças oculares e reduzir a prevalência destas na população mineira que está dentro da faixa etária priorizada pelo programa. A catarata é considerada a maior causa de cegueira curável no mundo e está relacionada a cerca de 48% dos casos de perda de visão. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), em Minas, mais de 4 milhões de pessoas estão com idade acima de 50 anos, faixa etária considerada de risco para início da doença.

O Programa Ver Minas, da Secretaria de Estado da Saúde, chegou a Araxá  mediante a ação do Deputado Bosco, por intermédio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais junto ao governador Antonio Anastasia e o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira, e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá pela Secretaria de Saúde.

Bosco acompanhou de perto os procedimentos realizados durante a semana e constatou a necessidade de um aporte: “Conhecemos bem as demandas existentes deste importante setor da saúde, tanto em Araxá como na região, principalmente no que se refere à cirurgia de catarata. Daí o motivo pelo qual empenhamos de forma especial junto ao governo para que as pessoas que necessitam desse tipo de tratamento possam ter, da forma gratuita, acesso e a oportunidade de recuperar sua visão”, destaca.

Após três dias de programa e a constatação de uma demanda muito grande com necessidade de realização de cirurgias de catarata, o Deputado Bosco conseguiu, juntamente com o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira, ampliar o programa etapa Araxá, conseguindo a realização de mais 750 cirurgias.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva na segunda-feira, 14, com a coordenadora do programa, Daniela Felipe, com o representante da Secretaria de Estado de Saúde, Sirlânio Santos, o deputado estadual Bosco e a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Edna Castro.

Daniela Felipe esclareceu que, durante os primeiros dias de atendimento, a cada dez pacientes que foram atendidos, de sete a oito eram diagnosticados com catarata: “Não é que nós temos mais cataratas aqui na região; é porque [durante] muitos anos ficou sem realizar a cirurgia da catarata na região, acumulando a demanda”, explicou. O programa terá uma pausa durante este feriado, e os procedimentos serão retomados  nos dias 28, 29 e 30, para realização de mais 750 cirurgias de catarata, somente para aqueles pacientes já cadastrados que apresentaram a necessidade de cirurgia. Neste período, portanto, não será realizado novo cadastramento nem novos exames.

O Ver Minas está em sua 11ª edição e já foram realizados  no estado desde novembro de 2003, quando começou o programa, mais de 20 mil cirurgias e mais de 45 mil atendimentos clínicos.

Em Araxá cerca de 2.670 consultas oftalmológicas e mais 895 cirurgias já foram realizadas; ao final serão mais de 1500 cirugias.

Para Dra. Daniela, o programa está sendo um sucesso na cidade.

“E bastante satisfatória em realização desta etapa do Ver Minas aqui em Araxá. O programa tem sido um sucesso. Aproveito para agradecer a Prefeitura de Araxá e a toda equipe do deputado Bosco que esta nós ajudando muito”, concluiu ela.

A secretária Municipal de saúde Edna Castro diz estar muito feliz com o resultado alcançado pelo programa e também com o trabalho de sua equipe.

“  Esse é um trabalho maravilhoso. Só quem veio aqui,  pode perceber  a grandeza que é.  É um atendimento de 1º Mundo.  “ declarou a Secretaria Edna.

A vendedora Aparecida Maria da Cruz e  e o pedreiro  José  Ricardo Severino Ribeiro não escondem a felicidade em ser os próximos para realizar a cirurgia.

“Pra mim foi muito bom. Porque estou buscando por isso há cinco anos. E não conseguia pelo SUS. Eu acho muito bom. É  uma grande oportunidade, eu estou feliz,” declarou Aparecida.

“Não faz muito tempo não. Poucos dias que estou esperando para fazer a cirurgia. Pra mim é um programa muito bom”, disse José Ricardo.

E muitos que realizaram o exame, dizem que só tem a agradecer a atenção e o apoio de toda equipe do programa Ver Minas.

“Bom demais. Eu estou muito feliz. A muito tempo que eu esperava e não conseguia, mais ou menos uns três anos esperando para marcar e não marcava, declarou a dona de casa Laudelinamaria Guimarães de  71 anos.

“ Eu estou me sentindo bem. Estou satisfeito com a cirurgia. Foi uma grande iniciativa. Tenho muito que agradecer ao governo e toda a equipe”, completou o aposentado  Orlando Rodriguez Duarte de  71 anos.

Após as cirurgias há também um retorno depois de 24 horas do procedimento e em 30 dias a equipe do Ver Minas estará novamente em Araxá para fazer uma nova revisão da cirurgia e dar alta aos pacientes.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *