Logo Jornal Interação

Após ser classificada em 1º lugar na SRE Uberaba – fase regional, a E.E. Delfim Moreira, por meio da especialista em educação Maria Helena Rodrigues Moreira, esteve presente na cidade de BH para participar do seminário: Intercâmbio de Experiências em Gestão Escolar, do Prêmio Gestão Escolar 2013. Na fase estadual, a escola foi destaque entre as cinco primeiras, dentre 1.525 escolas inscritas em Minas. A vencedora da fase estadual foi a Escola Estadual Deputado Patrus de Souza, em Carandaí, da SRE Barbacena.  Na oportunidade,  a escola Delfim Moreira foi parabenizada pela secretária de Estado de Educação, sra. Ana Lucia de Almeida Gazzola, e pelo diretor da Secretaria Regional de Educação, sr. Eduardo Fernandes Callegari.

O seminário realizado no último dia 13 de agosto contou com a participação de aproximadamente 200 educadores. Com o objetivo de trocar experiências entre os gestores, esteve presente a diretora da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, Ivonilde Rodrigues de Souza Costa,  indicada estadual em 2012, apresentando sua experiência em gestão escolar. Outro destaque do evento foi a participação dos norte-americanos Michael Shimsha, superintendente de Educação do Distrito Escolar de Carbondale, em Carbondale, Illinois; e Suzanne Roy, vice-superintendente do Distrito Escolar de Belmont-Redwood Shores, em Belmont, Califórnia.

Este encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação, por meio da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Servidores Administrativos e de Certificação Ocupacional.

Segundo Maria Helena Moreira, a importância de se participar do Prêmio Gestão é a valorização da escola como instituição educacional  pela comunidade e o reconhecimento da instituição perante o Conselho Nacional de Educação (CNE). Neste seminário, foram pontuados a necessidade de se cultivar uma nova visão na educação, por meio da qual deve-se buscar a eficácia na gestão escolar, o maior envolvimento das famílias no contexto da escola, valorização dos profissionais de educação,  segmentos de apoio mais envolvidos no conteúdo escolar,  busca constante de inovação e melhoria em todas as dimensões da educação.

A diretora da escola, Rosângela Pereira Melo Lucca, fez questão de parabenizar a cada um dos servidores, assim como a toda comunidade escolar pelo importante trabalho desenvolvido.

“Muito me orgulha estar à frente desta equipe, que trabalha com competência, comprometimento e amor, procurando sempre elevar o nome da escola e o nível da educação aqui oferecida, conduzindo, de forma eficiente, a aprendizagem dos nossos alunos”, acrescentou Rosângela.

Ela salientou ainda que o prêmio serve como incentivo para que se possam superar as dificuldades encontradas nesta missão.

Premiação

O Prêmio Gestão Escolar é um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro.

O objetivo da premiação é estimular escolas públicas para que mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base o critério de autoavaliação.

As escolas indicadas pelo comitê estadual e pelos comitês regionais receberão recursos financeiros para o desenvolvimento de seus projetos, nos montantes abaixo estipulados:

A)   R$ 20 mil para escolas indicadas _ “Destaque Estadual”

B)   R$ 10 mil para as escolas indicadas _ “Destaque Regional”

Classificação enviada pela Superintendência Regional de Ensino de Uberaba

1º lugar: Escola Estadual Delfim Moreira

Direção: Rosângela Pereira Melo Lucca

Cidade: Araxá

2º Lugar: Escola Estadual Santo Antônio

Direção: Magda Jabur Maluf Barbosa

Cidade: Itapagipe

Escolas Destaque (em Araxá)

Escola Estadual Prof. Luiz Antônio Corrêa de Oliveira

Direção: Zulma Moreira de Melo

Escola Estadual Vasco Santos

Direção: Maria Cristina de Oliveira Barreto

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *