Logo Jornal Interação

Cerda de 45% dos moto taxistas e moto frentistas de Araxá já estão dentro da nova regulamentação

Já estão em vigor desde o último dia 02 de fevereiro em vários estados brasileiros, as novas regras de regulamentação dos motoboys. Porém, caberá aos estados decidir se as autuações também seriam feitas a partir desta data.

A Assessoria da Polícia Militar informou está semana que deverá realizar uma reunião com a Assessoria de trânsito e transporte- Astran no dia 04 de março, e que ainda não foram definidas como serão feitas as autuações na região. O presidente da Associação dos motos taxistas da região, Odimar França, foi para a cidade de Patos de Minas, onde uma reunião com os sindicatos representantes do Triângulo e do Alto Paranaíba iria definir como serão implantados os trabalhos de regulamentação das novas regras para cada região.

Odimar afirma que no Estado de Minas Gerais a regulamentação foi adiada para mais seis meses e ressalta que durante esse período de não será cobrado dos motos taxistas e moto frentistas a apresentação do curso.  Durante esse período, todo equipamento referente à segurança para o transporte de pessoas e prestação de serviço pode ser cobrado e gerar infração de multa de R$ 127 e perda de 5 pontos na carteira de habilitação.

Em Araxá pelo menos 45 % dos moto-taxistas e moto frentistas já estão de acordo às novas regras e aguardam a regulamentação Municipal.

Um decreto foi aprovado pela Câmara Municipal no ano passado onde 225 motos taxistas podem trabalhar na região. Para o serviço de moto frete o número está liberado. Hoje a cidade tem cerca de 180 motos taxistas em exercício e em média 170 motos frentistas.  A exigência para substituição de placas também foi prorrogada por mais seis meses. Para motos que prestam serviços de moto taxistas e prestadoras de serviço de frete é necessário realizar a troca junto ao Detran pela placa vermelha. Já a de uso particular não será necessário sendo de uso a de cor cinza.

Entre as novas determinações do Departamento Nacional de Transito (Denatran) para motofretistas e mototaxistas são exigidos  um curso de capacitação de 30 horas, que só pode ser realizado por quem tem 2 anos de habilitação,  o uso de colete com faixas reflexivas e trafegar com a motocicleta com os equipamentos de segurança, como antena corta-pipa e protetor de pernas. Luiz Carlos Rodriguez Junior, moto-taxista se diz preocupado com sua situação.

“A minha carteira vai fazer dois anos em maio e com essas exigências deles não tem jeito de eu fazer o curso. Como eu vou trabalhar. Com relação aos equipamentos eu acho correto, minha única preocupação é com relação à carteira, tenho família para sustentar como a gente faz?”

Em alguns estados, o motociclista que descumprir as regras estará sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, que pode chegar à multa de R$ 191,54, apreensão da motocicleta e até suspensão da carteira de habilitação, dependendo da infração.

“Sobre as exigências eu acho que fazem parte da melhoria do nosso trabalho do dia-a-dia, porque além de trazer qualificação e vai valorizar mais o motociclista já que não é muito bem visto. Eu fiz o curso, achei muito interessante, aproveitativo na minha opinião. É como uma reciclagem para estar se adequando a lei de trânsito,” afirmou o mototaxista Warley Pereira Vaz.

João Nivaldo Frazão afirma que deveria ser um curso único, já que o curso separado gera um alto custo para o bolso do motociclista

“Eu acho que não haveria a necessidade de fazer dois cursos como o de moto frete. O curso de moto- taxi é mais necessário que o de moto frete. Deveria ser único gasto. Eu já fiz o curso e agora só espero a regulamentação da lei pelo município. Vamos ver se agora vai dar certo e se todos vão trabalhar de acordo a essas novas regras,” concluiu.

O presidente da Associação dos Motos taxista e moto frentistas da região acredita que a regulamentação vai melhorar para os prestadores de serviço. “Há 15 anos existe o serviço de moto taxi, a regulamentação sofre muitas modificações. Esperamos que dessa vez ocorra por que será melhor tanto para o moto-taxista, como para o quem utiliza o serviço no munícipio”, concluiu.

Locais onde estão sendo oferecidos os cursos:

Curso de moto frentista

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Araxá está com inscrições abertas para o curso de motofrete.

O curso especializado de motofrete é obrigatório, destinado as profissionais em transporte de mercadorias (motofretista) que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas, conforme resoluções 410 e 356 do Contran (Conselho Nacional do Trânsito. O curso tem duração de 30 horas/aula.

Conteúdo Programático: Ética e Cidadania na Atividade Profissional, Noções Básicas de Legislação, Gestão do risco Sobre Duas Rodas, Segurança e Saúde, Transporte de Cargas e Prática Veicular.

Requisitos para matrícula

• Ter completado 21 (vinte e uma) anos.

• Estar habilitado no mínimo, há 2 (dois) anos na categoria “A”.

• Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Documentos para matrícula: é necessária a apresentação de

Xerox da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Certidão de Prontuário da CNH (www.detrannet.mg.gov.br), Xerox do RG (Carteira de Identidade), Xerox de comprovante de endereço e uma foto 3X4.

Maiores informações: Procure o SEST SENAT – Araxá na Avenida Ministro Olavo Drummond, nº 2.400, Bairro Aeroporto, ou entre em contato pelo telefone: (34) 3669-5950.

Curso de capacitação de moto frentista e moto taxista

Brasil Treinamento

Curso de moto taxista: 200,00 ou valor a combinar para quem já tem um dos dois cursos.

Curso de moto frentista: 200,00 ou valor a combinar para quem tem um dos dois cursos.

Carga Horária: 30 horas (25 horas de aula prática/ 5 horas aula)

A carga cai para 10 horas para quem já realizou um dos dois cursos.

Documentos necessários para inscrição:

– Xerox CNH

– Comprovante de endereço.

– 1 foto 3x 4.

Maiores Informações: Procure a Brasil Treinamento na Rua Calimério Guimarães, 735 ou entre em contado através do telefone 3662-8387. 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *