Logo Jornal Interação

Programa da Cohab planeja beneficiar 800 famílias aqui em Araxá.

Na tarde de sexta-feira, 21, foi realizado um treinamento de capacitação para os parceiros que apoiam a iniciativa denominada “Mutirão da Escritura”, uma ação que tem o apoio do deputado estadual Bosco, da Prefeitura Municipal de Araxá, Procon, dentre outros. Eles passaram por um processo de treinamento no gabinete do deputado estadual Bosco, que visa a tirar dúvidas sobre a maneira ideal de atender aquele morador que está com problemas de escritura. O programa foi criado pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab), em 18 de agosto de 1965, e vai atender mais de 800 famílias em Araxá pertencentes aos bairros Urciano Lemos, Alvorada I e Alvorada II.

A Cohab foi fundada com o objetivo de combater o déficit habitacional e urbanizar vilas e favelas no Estado. O Mutirão da Escritura tem o objetivo de acelerar o processo de legalização de imóveis já quitados, com a emissão do título de propriedade. O trabalho é feito por técnicos da Cohab em parceria com as cidades.

Criado em 2009, o Mutirão da Escritura funciona da seguinte forma: a Cohab faz um levantamento dos contratos no município e elabora uma lista dos documentos necessários para a liberação da escritura, fornece o material para trabalho em campo (relatório, cartas e escrituras), presta apoio técnico sobre o procedimento e elabora a escritura. “A Cohab tem o compromisso de entregar a escritura para o mutuário. A Cohab trouxe sua equipe para fazer o treinamento, explicando detalhes de como vai funcionar o ‘Mutirão’. Já foi feito um levantamento para se saber sobre a quantidade de escrituras que podem ser entregues. Após colher e identificar possíveis problemas e assinaturas, todo o material é enviado a Belo Horizonte para encerramento do processo junto à Cohab e à Caixa Econômica Federal”, disse o diretor de habitação da Cohab, Daniel Marinho de Miranda.

“Depois disso, fazemos um novo evento, que é a entrega da escritura. A partir de fevereiro, já poderemos entregar essas escrituras. Estamos começando por Araxá, depois, faremos esse mesmo trabalho com parceiros em Ibiá e em Campos Altos. Está na nossa lista de prioridades”, acrescentou o diretor.

O gerente de financiamento da Cohab, Thierres Botelho, explicou que a equipe treinada já começa a receber os contratos via e-mail. “Nesse momento, ela [equipe] vai convidar, por meio de processo de seleção, iniciará o processo de coleta de assinatura das pessoas. De forma prática, as pessoas estarão percebendo ‘na pele’ o primeiro passo dado para o Mutirão da Escritura”, colocou.

Cerca de 15 pessoas estiveram no gabinete de Bosco passando por esse treinamento, entre elas, a coordenadora da parte técnica do Mutirão da Escritura em Araxá, Roseli Aparecida Trindade. “Nós estamos começando um trabalho que é de grande e fundamental importância para os mutuários de Araxá. É um aprendizado muito bom, que podemos oferecer melhor atendimento a esse pessoal que está esperando regularizar a situação da escritura há 30 anos”.

Segundo o deputado estadual Bosco, a escritura é um documento importante que oferece segurança a quem já quitou as prestações da residência junto à Cohab. “A grande maioria ainda não tem a sua escritura definida desse imóvel. A escritura é muito importante para os mutuários. Ela traz segurança, principalmente a segurança jurídica para o proprietário de fato daquele imóvel. Então, visto esta perspectiva, nós trabalhamos muito junto à Cohab e ao governo do Estado, para que pudéssemos trazer esse mutirão das escrituras”, destacou.

A expectativa é de que o Mutirão da Escritura seja realizadoem fevereiro. Segundolevantamento da Cohab Minas, há 1.120 contratos já quitados e aptos a serem emitidas escrituras nas três cidades do Alto Paranaíba. Destes, 800 estão em Araxá, 190, em Ibiá e 130,em Campos Altos.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *