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Inovar, educar e empreender. Esses foram os pilares trabalhados de projeto desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em Araxá, conta com a parceria da Administração Municipal, representada pela Secretaria de Educação e envolve 3700 estudantes, de 7 a 15 anos, das escolas da zona rural e do perímetro urbano, pelo projeto Educação Empreendedora realizado através do programa nacional relacionado ao assunto e de iniciativa do Sebrae. O encerramento do projeto foi realizado na tarde de sexta-feira, 14, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia). Essa é a segunda edição, iniciada em 2017 e continuará sendo desenvolvida no ano de 2019 com as instituições de ensino, sob coordenação da Secretaria de Educação. As unidades de ensino desenvolveram projetos, compraram materiais, confeccionaram, venderam produtos e conseguiram R$ 24 mil de lucro para serem utilizados em prol da comunidade escolar.

No encerramento, as representantes de 17 escolas participantes apresentaram a produção feita durante 8 meses de projeto tratando diversas áreas como agricultura, saúde, educação, tecnologia e alimentação com o único propósito: mostrar e incentivar a educação empreendedora nos alunos e professores. De acordo com o consultor do Sebrae, Alessandro Souza, empreender é muito mais do que criar o próprio negócio ou ter a própria empresa. Segundo ele, o objetivo da educação empreendedora é desenvolver pessoas para o empoderamento, atitudes e mentalidade empreendedoras, para que possam encontrar soluções para os mais diversos problemas. “Investimos muito em treinamentos para que os educadores comprassem essa ideia para passar dentro da aula. Esses alunos serão empresários ou empreendedores no futuro. Agradecemos todo o apoio da Secretaria de Educação. Esse ano foi cheio de surpresas agradáveis”, comenta. Participantes aprovaram a iniciativa. A professora de Alfabetização e Ciências da Escola Municipal Aziz J Chaer, Maria Aparecida da Silva Vaz, destaca a importância do projeto para a comunidade escolar. “É de extrema relevância ter o projeto dessa magnitude na educação. Não é apenas entender o que é empreender. Não é voltar somente ao lucro. O projeto procura modificar a vida do estudante ou professor em vários aspectos no social, no financeiro e no familiar”, afirma. Para a diretora da Escola Municipal Francisco Primo de Melo, Lilian Cristina Soares Ferreira Andrade, passar aos alunos essa organização financeira é muito importante. “Esse projeto leva os meninos a verem outras possibilidades. Mesmo estando lá na fazenda, eles podem desenvolver outras habilidades que melhorem a qualidade de vida na zona rural”, acrescenta. Gessy Glória Lemos, secretária de Educação, avalia positivamente a participação de todas as professoras, juntamente com os alunos, durante o projeto.

Por Editor1

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