Logo Jornal Interação

DIFERENCIAL

A sensibilidade e comprometimento do Coordenador do curso de Fisioterapia do UNIARAXÁ – Prof. Dr. Fabricio de Oliveira em promover e divulgar o curso que coordena, vem de encontro com o objetivo do Reitor – Prof. M.e Válter Gomes em valorizar, acompanhar e aplaudir os cases de sucesso dos egressos do UNIARAXÁ.

Desta forma, além do empenho e eficiência do Coordenador, o curso de Fisioterapia do UNIARAXÁ torna-se uma vitrine de profissionais de sucesso.

MATUTINA

            A egressa do curso de Fisioterapia, que hoje é destacada pela Coluna é da cidade de Matutina que foi fundada por volta de 1850. Passada a época das minerações, muitas povoações de garimpeiros foram se transformando em importantes núcleos de ocupação para atividades agropecuárias. Um exemplo é Matutina, segundo a lenda, os irmãos Pimenta ergueram um cruzeiro num ponto entre as suas duas fazendas. O fato constituiu um marco da fundação da atual cidade. Em 1943, o arraial dos Pimenta – então pertencente a São Gotardo – eleva-se a distrito, com o nome de Matutina. Dez anos depois, Matutina torna-se município. O artesanato é destaque, com elevada produção de cintos e bolsas de couro, tapeçaria de algodão e miniaturas em madeira.

MATUTINENSE

         Anária Maria Garcia e Jair Garcia da Silva são os pais de Cintia, que também residem em Matutina.

Localizada no Alto Paranaíba, Matutina recebeu este o nome em homenagem ao chefe político de São Gotardo, Coronel Olímpio Franco, que possuía uma fazenda com esse nome. Tem uma população de 3.793 habitantes e a economia do município se baseia principalmente na pecuária leiteira, mas também na criação de gado de corte, na agricultura, cafeicultura, etc. As indústrias de laticínios também são importantes para o município, na produção e exportação de seus produtos. Sem contar na produção de produtos alimentícios e bebidas.

OPÇÃO PELO CURSO

Cintia fez a opção pelo curso pelo seu constante interesse no estudo do movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades associado à possibilidade de realização pessoal de quem pretendia atuar na área de prevenção e tratamento da saúde. Após a conclusão do curso, as experiências profissionais só lhe levaram a confirmação da escolha certa.

RELATO DA EXPERIÊNCIA ENQUANTO ACADÊMICO

“Ao escolher o curso de Fisioterapia, tracei um propósito: que fosse sério, de qualidade e me preparasse para o futuro como uma excelente profissional.

Iniciei o curso de Fisioterapia no ano de 2006. Durante minha formação acadêmica, realizei estágios extracurriculares na Clínica Harmonia, Centro Clínica, Pilates Studio Center e CDA- Zema, na cidade de Araxá, que só veio a acrescentar na minha formação”.

MONITORA & BOLSISTA

Nossa egressa de sucesso foi monitora das disciplinas de fisiologia humana e fisiologia do exercício, para os cursos de Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia.
Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica do UNIARAXÁ – FAPEMIG/2008-2009.
Preocupada com sua formação técnico-científica também participou de vários cursos, palestras, jornadas e congressos, onde apresentou trabalhos desenvolvidos no UNIARAXÁ.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

 “Após minha formatura, mudei para Uberaba onde comecei a trabalhar no Instituto de Saúde Abrahão Sallum (ISAS), realizando atendimentos nas áreas de pediatria, pneumologia, ortopedia, neurologia e hidroterapia. PERÍODO: 01/2011 à 03/2011

Nesse período fui convidada a trabalhar na Academia Olímpica após realizar o curso de formação em Pilates, onde desempenhei atendimentos em Pilates voltados para a reabilitação. PERÍODO: 04/2011 À 04/2012.

Durante esse período fui aprovada no PROCESSO SELETIVO 2011/2012 Pós Graduação Mestrado em Educação Física – UFTM, onde decidi abdicar o trabalho e me dedicar apenas aos estudos.

No primeiro semestre de 2012 também recebi aprovação em dois concursos públicos: Prefeitura de Perdizes – 20/04/2012 – 2º lugar e Prefeitura de São Gotardo 26/06/2012 – 1º lugar

Em 20/06/2012 recebi aprovação do Processo Seletivo do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE – CEFPEPS – UFMG – que darei início no mês de agosto.

MESTRADO

 Atualmente Cintia está fazendo Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado em Educação Física (UFTM), tendo como Linha de pesquisa: Aspectos biodinâmicos e metabólicos do Exercício Físico. Título do Projeto de Pesquisa: EFETIVIDADE DE QUATRO DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE RECUPERAÇÃO AGUDA NO DESEMPENHO DE JOGADORES AMADORES DE RUGBY UNION. Agora em agosto, começou a realizar a Pós-Graduação Latu Sensu em Formação Pedagógica para Profissionais da Saúde.

UNIARAXÁ

“No UNIARAXÁ, encontrei condições para alcançar meus objetivos e não me decepcionei ao escolher a Instituição, encontrando o que buscava para meu desenvolvimento como acadêmica e como profissional. A Instituição é referência em ensino superior na região e acompanha a evolução tecnológica, política e social do mundo, preocupando em oferecer aos seus alunos, atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

Nota da Articulista:  A Fisioterapia ocupa hoje lugar de destaque entre as profissões da área de saúde. Poucas tiveram um desenvolvimento tão rápido e significativo nos últimos dez anos. Antes era uma profissão essencialmente voltada para a reabilitação, principalmente nas áreas de ortopedia e neurologia. Hoje é capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, desenvolvendo ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto individual quanto coletiva. Isto sem falar, nos profissionais comprometidos e competentes com a egressa hoje homenageada pelo UNIARAXÁ que já está fazendo a diferença na profissão que tomou como missão.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *