Logo Jornal Interação

Beatles Day em todas as idades

13//07/2012- 13:56

Poradmin

jul 13, 2012

Alunos da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo prestaram uma bela homenagem para os Beatles.

Depois da realização da Semana da Música e da Noite do Chorinho que já vem acontecendo desde 2009, a Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfirio de Azevedo, vendo a admiração de seus alunos e professores pelo quarteto mais famoso do mundo, criou o projeto Beatles Day, mais conhecido em português como o Dia dos Beatles. As apresentações aconteceram na quarta-feira, 11, a partir das 19h30, no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB).

Mais de 200 alunos das áreas de vozes, de teclas, os corais, de cordas, a banda e da percussão se alternaram no palco realizando um grande show comandado pelo professor William Bruno, o idealizador deste projeto. “Em uma época que morei fora de Araxá, eu sentia que precisava muito do inglês porque tinha muito estrangeiro que vinha falar com a gente fora daqui e, para melhorar nesta língua, comecei ouvir Beatles todos os dias, nunca mais parei e hoje multipliquei este meu gosto pela banda com os meus alunos”, disse o idealizador do projeto.

De acordo com ele, o evento proporcionou a oportunidade de todos os ritmos fazerem uma homenagem merecida ao quarteto de Liverpool. “O Grupo de Chorinho tocou ‘Let Be’ em ritmo de choro, tem um grupo de jovens violeiros que toca nesse ritmo, conjunto de coral infantil, enfim, são várias atrações reverenciando os Beatles. Isso mostra que a música é universal e os Beatles são universais e atemporais. Aquela música feita lá em 1960 até hoje soa como inédita se tornando prazeroso para todos nós”, acrescentou.

A presidente da FCCB, Débora Arantes Afonso Francisco, explicou que este projeto mostra o quanto que a fundação e a escola de música estão sintonizadas em proporcionar eventos voltados à cultura. “O nosso foco é o mesmo e poder fazer um evento aqui [FCCB] nesse espaço foi um presente para gente. Podemos aumentar o número de convidados porque, devido a procura, estávamos angustiados de não atender as pessoas que apreciam o nosso trabalho. É uma noite marcada pela reverência a essa banda de enorme sucesso internacional”, comentou Débora que também é diretora da escola de música.

Alunos ficaram empolgados com essa grande homenagem aos Beatles como Fátima Maria Boaventura Ramos, de 53 anos, que participou da festa pelo Coral Madrigal. “É uma sensação de muita alegria para gente. Sinto-me com o coração radiante de felicidade principalmente cantando Beatles que faz parte de uma geração de muitos anos da minha vida”, confessou a aluna da escola. “Para mim, foi bastante especial porque já sou fã de Beatles desde os meus 5 anos de idade. Gosto deles porque o grupo canta o amor”, destacou Jéssica Borges, de 7 anos, que cantou no coral infantil “Do-re-mi-fa-so”.

Para apreciar este grande evento, era preciso da pessoa trocar um litro de óleo pelo ingresso adquirido na Escola Municipal de Musica, situada na Praça Arthur Bernardes, 18.  Todo o óleo arrecadado será, posteriormente, doado às diversas instituições da cidade. “Você reviver as músicas que marcaram e marcam até hoje época como de Beatles e ainda ajudar quem precisa realmente é muito prazeroso em uma noite só”, concluiu o estudante João Paulo Almeida, de São Paulo, que passa férias em Araxá.

No 2° semestre, a Escola Municipal de Música pretende realizar a ‘Noite do Samba’ em mais uma ação inédita contribuindo para a cultura de Araxá.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *