Destaque »

Fiscais da Vigilância Sanitária de 8 cidades participam de oficinas em Araxá

21 de maio de 2019 – 16:42 |

Os profissionais que trabalham com fiscalização no setor de Vigilância Sanitária na Microrregião do Planalto de Araxá se reuniram no último final dee smeana.  Nos encontros as equipes participaram de oficinas onde …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Destaque

Semana Nacional e Estadual de Combate às Drogas

Em Araxá, as atividades serão realizadas até o próximo dia 26, com parcerias da Prefeitura, do Ministério Público e da Polícia Militar.

O uso indiscriminado de drogas está sendo debatido em todo o País desde a última segunda-feira, 18, na Semana Nacional e Estadual de Combate às Drogas. Na cidade de Araxá, o evento contou, na quarta-feira, 20, com uma palestra de sensibilização sobre possíveis ações que visem a solucionar o problema. Representantes dos Poderes Executivo e Judiciário estiveram presentes, além de outros convidados. A palestra foi conduzida pelo dependente químico em recuperação, Germano de Souza.

De acordo com Germano, o objetivo da palestra era transmitir ao público um pouco de sua experiência, na condição de dependente químico em recuperação. “Essa experiência me deu a oportunidade de estar junto com essas pessoas que têm o propósito hoje, que é a recuperação. Então, como eu fui usuário de drogas durante 14 anos, dos 10 aos 24, hoje meu propósito é a favor da vida e vim trazer essa experiência que tem 7 anos, 1 mês e 17 dias que eu carrego. Eu sei que esse problema das drogas não está curado, mas estamos aqui para tentar passar essa mensagem de sensibilização, que nada mais é do que a realidade”, disse.

Como Germano afirma em sua palestra que está ‘vivo e limpo’ por causa do processo de recuperação das drogas, para se atingir esse patamar, é necessário muita força de vontade associada à muita colaboração. “Quero deixar bem claro que, quando o ser humano quer viver esse processo de recuperação, tem que brotar [dele] um desejo, mas isso vem através de uma iniciativa, de uma boa vontade e uma boa ajuda. Existem grupos de alta ajuda, casas de recuperação, meios e maneiras para se superar”.

Cacildo de Sá, que acompanha Germano nesses tipos de palestras, completou o que seu companheiro relatou para o público, concluindo que falta amor na sociedade. “Com o amor, a gente supera todas as barreiras. Eu amo a vida. A sociedade se preocupa mais com coisas materiais e se esquece de amar o próximo”, acrescentou.

Na reunião, foi entregue ao secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Ronaldo Fonseca, um documento com estatísticas que apontam o uso de drogas como um dos principais motivos para o encaminhamento de jovens de Araxá ao Centro de Reeducação do Adolescente (Cerad). “A solução passa pela criação de uma clínica de reabilitação, porque temos vários estágios considerados [de uso das drogas], o aspecto da prevenção para evitar que novas pessoas as usem e aquelas que são dependentes de drogas, então a clínica é um passo a ser dado. Quero citar também que o problema global das drogas passa necessariamente pela educação devido à falta de informação sobre o assunto”, comentou o secretário, que, na oportunidade, representou o prefeito Jeová Moreira da Costa.

Ronaldo garantiu que esse documento será repassado a Jeová, e uma reunião será realizada juntamente com os outros secretários. “Isso faz parte do nosso trabalho e vamos, inclusive trilhar um caminho que a dra. Mara [promotora da Infância e Juventude] já sugeriu, de a gente estar atuando conjuntamente com a educação e a saúde. Existem ainda outras drogas que são liberadas legalmente, permitidas para serem usadas como álcool e cigarro. Essas pessoas precisam também ser tratadas”, lembrou.

O capitão Adriano Marques Guimarães, da Polícia Militar, afirmou que a semana representa mais que um alerta sobre o uso das drogas. “É uma semana bem produtiva, com palestras que mostram a realidade sobre as drogas. Teremos palestras para alunos, pais de alunos e diretores, uma formatura do Proerd, que vai ser no dia 25, e desde já convidamos a todos para estarem presentes, às 19h, no Centro Cultural do Sesc. Um dia antes, no domingo, teremos um passeio ciclístico que sairá do estacionamento do estádio Fausto Alvim e terminará no Complexo do Barreiro. Chegando lá, teremos um consultório itinerante para medição da pressão arterial e da glicemia. Dentro da semana, teremos ainda palestras direcionadas a empresas”, contou.

“Esperamos que se perpetuem ações nos próximos dias, mais ações preventivas para esse mal que vem causando muitos transtornos para a sociedade. Essa sensibilização aqui, hoje [20], foi importante para que toque as autoridades, com o objetivo de fazer juntos ações produtivas e que deem resultados”, concluiu Adriano.