Destaque »

PM registra golpes de extorsão sexual pelo Facebook em Araxá

22 de agosto de 2019 – 11:54 |

No dia 16 deagosto de 2019, por volta das 13 horas ,compareceu na sede da Polícia Militar em Araxá, um indivíduo de 31 anos relatando que na data de 13/08/2019 constatou que na sua rede …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Destaque

Semana Nacional e Estadual de Combate às Drogas

Em Araxá, as atividades serão realizadas até o próximo dia 26, com parcerias da Prefeitura, do Ministério Público e da Polícia Militar.

O uso indiscriminado de drogas está sendo debatido em todo o País desde a última segunda-feira, 18, na Semana Nacional e Estadual de Combate às Drogas. Na cidade de Araxá, o evento contou, na quarta-feira, 20, com uma palestra de sensibilização sobre possíveis ações que visem a solucionar o problema. Representantes dos Poderes Executivo e Judiciário estiveram presentes, além de outros convidados. A palestra foi conduzida pelo dependente químico em recuperação, Germano de Souza.

De acordo com Germano, o objetivo da palestra era transmitir ao público um pouco de sua experiência, na condição de dependente químico em recuperação. “Essa experiência me deu a oportunidade de estar junto com essas pessoas que têm o propósito hoje, que é a recuperação. Então, como eu fui usuário de drogas durante 14 anos, dos 10 aos 24, hoje meu propósito é a favor da vida e vim trazer essa experiência que tem 7 anos, 1 mês e 17 dias que eu carrego. Eu sei que esse problema das drogas não está curado, mas estamos aqui para tentar passar essa mensagem de sensibilização, que nada mais é do que a realidade”, disse.

Como Germano afirma em sua palestra que está ‘vivo e limpo’ por causa do processo de recuperação das drogas, para se atingir esse patamar, é necessário muita força de vontade associada à muita colaboração. “Quero deixar bem claro que, quando o ser humano quer viver esse processo de recuperação, tem que brotar [dele] um desejo, mas isso vem através de uma iniciativa, de uma boa vontade e uma boa ajuda. Existem grupos de alta ajuda, casas de recuperação, meios e maneiras para se superar”.

Cacildo de Sá, que acompanha Germano nesses tipos de palestras, completou o que seu companheiro relatou para o público, concluindo que falta amor na sociedade. “Com o amor, a gente supera todas as barreiras. Eu amo a vida. A sociedade se preocupa mais com coisas materiais e se esquece de amar o próximo”, acrescentou.

Na reunião, foi entregue ao secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Ronaldo Fonseca, um documento com estatísticas que apontam o uso de drogas como um dos principais motivos para o encaminhamento de jovens de Araxá ao Centro de Reeducação do Adolescente (Cerad). “A solução passa pela criação de uma clínica de reabilitação, porque temos vários estágios considerados [de uso das drogas], o aspecto da prevenção para evitar que novas pessoas as usem e aquelas que são dependentes de drogas, então a clínica é um passo a ser dado. Quero citar também que o problema global das drogas passa necessariamente pela educação devido à falta de informação sobre o assunto”, comentou o secretário, que, na oportunidade, representou o prefeito Jeová Moreira da Costa.

Ronaldo garantiu que esse documento será repassado a Jeová, e uma reunião será realizada juntamente com os outros secretários. “Isso faz parte do nosso trabalho e vamos, inclusive trilhar um caminho que a dra. Mara [promotora da Infância e Juventude] já sugeriu, de a gente estar atuando conjuntamente com a educação e a saúde. Existem ainda outras drogas que são liberadas legalmente, permitidas para serem usadas como álcool e cigarro. Essas pessoas precisam também ser tratadas”, lembrou.

O capitão Adriano Marques Guimarães, da Polícia Militar, afirmou que a semana representa mais que um alerta sobre o uso das drogas. “É uma semana bem produtiva, com palestras que mostram a realidade sobre as drogas. Teremos palestras para alunos, pais de alunos e diretores, uma formatura do Proerd, que vai ser no dia 25, e desde já convidamos a todos para estarem presentes, às 19h, no Centro Cultural do Sesc. Um dia antes, no domingo, teremos um passeio ciclístico que sairá do estacionamento do estádio Fausto Alvim e terminará no Complexo do Barreiro. Chegando lá, teremos um consultório itinerante para medição da pressão arterial e da glicemia. Dentro da semana, teremos ainda palestras direcionadas a empresas”, contou.

“Esperamos que se perpetuem ações nos próximos dias, mais ações preventivas para esse mal que vem causando muitos transtornos para a sociedade. Essa sensibilização aqui, hoje [20], foi importante para que toque as autoridades, com o objetivo de fazer juntos ações produtivas e que deem resultados”, concluiu Adriano.