Logo Jornal Interação

Mais de 50 estandes estiveram a disposição de visitantes em frente ao Fausto Alvim.

A 12ª edição da Mostra de Produtos de Araxá foi realizada entre os últimos dias 7 e 10, no estacionamento do estádio municipal Fausto Alvim. Ao todo, o evento organizado pelo Rotary Araxá Club Sul, recebeu 58 estandes que ofereciam diversas opções como comercialização de doces, cachaça, artesanatos, entre outros produtos típicos. Além das exposições e comercializações de produtos, também teve apresentações culturais e artísticas. O objetivo da feira é de viabilizar alternativas de renda para os artesãos da cidade.

Segundo um dos organizadores, presidente do Rotary Araxá Club Sul, Marco Antônio Rodrigues, a mostra tem como missão proporcionar oportunidades para artesãos, produtores e empresas locais de exporem os seus produtos. “Nós temos produtores aí que já está com a gente há 10 anos e, com a mostra, hoje eles tem as empresas deles, então a finalidade da mostra é essa; mostrar os produtos e os produtores. É um projeto que nasceu junto com o clube e a cada ano que passa, ele vem crescendo, já fizemos essa mostra no Sesc [Serviço Social do Comércio], na Expominas e neste ano aqui no Fausto Alvim”, disse um dos organizadores.

A artesã Celeste Monteiro confessou que desde o início sempre acreditou no projeto da Mostra. “Eu trabalho há 20 anos como artesã, 12 sempre participando aqui na Mostra. Antes era o artesão que se apresentava para participar, hoje é a organização que chama nós. Eu faço pinturas e bordados em geral e quando chamam a gente, eu venho. É uma oportunidade de mostrar o melhor do nosso trabalho”, comentou a artesã.

Uma das novidades do evento foi um estande que orienta o cidadão sobre as leis de trânsito. Frases como “Na rua: observe sempre a entrada de veículos”, “Na esquina: Olhe 360° a sua volta” e “A rua é para pedestre, bicicleta, moto e carro. Respeitem-se” chamaram a atenção de todos que passavam em frente ao estande. “O número de acidentes no país é preocupante e nosso objetivo é tentar reduzir os índices. Nós temos que passar essa mensagem para a sociedade”, complementou o técnico em segurança do trabalho Jaime Goulart.

A aposentada Aparecida Morais, colocou que o evento poderia ser realizado mais vezes, devido a sua importância. “Não poderia ser realizado esse evento também no Natal junto com o Fest Natal da Acia? Eu acredito nessa possibilidade para termos mais opções, por exemplo, em épocas natalinas, mas mantendo a Mostra sempre no meio do ano”, indagou a aposentada.

De acordo com dados da organização, mais de 5 mil pessoas estiveram prestigiando a produção local da 12ª Mostra dos Produtos de Araxá. “A gente está tentando nas esferas estadual e federal para receber mais ajuda. A gente quer fazer ele aqui com mais estrutura, se Deus ajudar, igual ao Fest Natal”, finalizou Marco Antônio.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *