Logo Jornal Interação

Renomado promotor de justiça de Araxá, Marcus Paulo Queiroz Macêdo, lançou um livro intitulado “O Ministério Público e o Inquérito Civil: Aspectos Teóricos e Práticos” durante o 10° Congresso Estadual do Ministério Público de Minas Gerais.

O promotor de justiça, Marcus Paulo Queiroz Macêdo, lançou sua primeira obra “O Ministério Público e o Inquérito Civil: Aspectos Teóricos e Práticos”, pela editora Arraes. O lançamento ocorreu no Tauá Grande Hotel, no último dia 24, durante o 10° Congresso Estadual do Ministério Público de Minas Gerais. A obra foi resultado de uma dissertação de mestrado apresentada por Marcus Paulo à Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e aborda o funcionamento do Ministério Público.

De acordo com o promotor, a pesquisa para o desenvolvimento da obra durou mais de dois anos, tanto a dissertação como a versão final dela. Ele comentou mais sobre o conteúdo do livro. “A primeira parte do livro é voltada ao Ministério Público, estas indagações sobre a sua origem, o que faz, para que serve, qual é a sua natureza jurídica, quais são os princípios que regem o Ministério Público, quais são as limitações, o que a Constituição prevê para o Ministério Público. Já na segunda parte, nós entramos nas investigações feitas pelo Ministério Público, especificamente no inquérito civil, que é investigação cível exclusiva do Ministério Público. É onde que se investigam desrespeitos à Constituição que atinjam a população como um todo”, explicou.

Para Marcus Paulo, o distanciamento entre o Ministério Público e a população se deve à falta de conhecimento da instituição pelo cidadão. “O que os promotores buscam ao longo dos anos é uma aproximação com a população, porque nós somos os verdadeiros advogados da sociedade. É muito importante que a população saiba o que pode esperar do Ministério Público”, comentou.

Ele salientou que sua maior dificuldade para escrever o livro foi conciliar o trabalho com o tempo necessário para elaborar uma obra que demanda bastante pesquisa científica por parte do autor. “Isso me demandou muito tempo extra fora do trabalho, finais de semana, feriados, eu mesmo tive que tirar férias para ficar só escrevendo em um determinado momento. A dificuldade foi conciliar trabalho com escrita, porque a atividade do Ministério Público toma muito tempo dos promotores”, comentou.

O lançamento da obra significou a realização de um sonho de infância do promotor. “É o ápice da minha carreira intelectual. Tudo que estudei até hoje resultou nesse livro. Vou continuar estudando e desenvolvendo. Quem sabe outras obras surjam no futuro. Outro livro de maior fôlego, isso demanda maior tempo, mais dedicação e no momento isso não está no horizonte”, explicou.

A obra de Marcus Paulo Queiroz Macêdo pode ser adquirida pelo site da editora, www.arraeseditores.com.br ou na Wizard Idiomas, na Rua Dom José Gaspar. “Agradeço a todos que partilharam desse momento comigo, apoiaram, ajudaram na divulgação e compartilharam comigo na alegria do lançamento do livro”, finalizou.

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *