Logo Jornal Interação

Armindo Maia

24//04/2015- 17:48

PorEditor1

abr 24, 2015

Sobre todas as coisas…

ARACELY DESTACA AS GRANDES OBRAS

Na semana que passou falei com o prefeito de Araxá, Aracely de Paula ( foto), durante o início das obras de revitalização da avenida Senador  Montandon, e ele me disse que, “  a cidade cresce, vem o progresso, o desenvolvimento, as pessoas mudam e nos enquanto gestores públicos temos  a missão de acompanhar esse crescimento e evolução e ficarmos atentos a tudo aquilo que passa pela obrigação do município. Então é com esse sentimento que nós estamos aqui na avenida Senador Montandon, vibrando com o projeto que é mais uma conquista de Araxá.”

SECRETÁRIO ANUNCIA NOVOS EMPREGOS PARA ARAXÁ

Analisando a situação complicada que passa o País no setor econômico, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico  e Parcerias  de Araxá, Leandro Haddad, disse que, “ apesar do momento delicado, a gente está bastante otimista,  porque já temos alguns projetos em curso e entre ampliação e novas empresas interessadas em se instalar no município de Araxá, existem em torno de 30 pedidos. O Secretário revelou que desse total de 30 empresas,  10 foram captadas fora de Araxá. “ A nossa expectativa a partir da expansão e instalação dessas novas empresas é a geração de no mínimo 300 novos empregos diretos, que é uma coisa positiva para a cidade.”

TEMAS SOCIAIS E COLETIVOS

Bastante preocupado com as questões sociais e coletivas da nossa cidade, o vereador do PTdoB, Sargento Amilton ( foto), me disse que, “ continua preocupado com certos assuntos pontuais, de caráter social e coletivo. Entre eles, a justa remuneração salarial de uns setores da administração pública, o grande número de cães soltos nas ruas a cidade e principalmente com a segurança pública.

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA PREOCUPADO COM A CRISE

Na semana passada, o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  de Minas Gerais,  João Cruz Reis Filho, esteve em Araxá participando da abertura oficial da  41ª Exposição Agropecuária de Araxá. Em entrevista a este colunista, ele disse que,  “o déficit do orçamento em Minas Gerais em 2015, é de mais de 7 bilhões de reais nas contas públicas. Será um ano complicado e de vacas magras para todo mundo”.

MAÇONARIA: “CORRUPÇÃO NUNCA MAIS”

Na manifestação popular, contra a corrupção e o governo federal,  em Araxá no dia 12 de abril,  no largo da igreja matriz de São Domingos, eu falei com o  Delegado da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, José Ribeiro Chaves Filho (foto). Ele me disse que, “ abraçar essa causa foi uma iniciativa da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, agregando as 26 Grandes Lojas do Brasil ( uma em cada estado), com o objetivo de levar  ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular intitulado “ Corrupção Nunca Mais”, com a proposta de provocar a modificações na legislação atual, no sentido de coibir ou dificultar a corrupção no nosso País. Esse projeto é a nível nacional, ele foi desencadeado no último dia 21 de março de 2015 e já estão sendo coletadas as assinaturas  para possa ser viabilizado o projeto junto ao Congresso Nacional.”

POLÍTICA NACIONAL

Enquanto isso, lá no “ Planalto Central”, território demarcado por Dilma e o  PT e reduto dos “companheiros”, Renan  Calheiros e Eduardo Costa, campeiam a corrupção, incompetência, o nepotismo, o colarinho branco, a injustiça, o paternalismo, o corporativismo, e o empreguismo. Lá naquela “ Alvorada Voraz”, a terceirização, a lei  de censura, a mordaça na imprensa e outras “safadezas do poder”, a cada dia, servem para retirar criminosamente um tijolo da frágil parede da “ democracia nacional”. Que País é esse?

MAGALY CUNHA VOLTA À FCCB 

Na semana que passou, tive a alegria a satisfação  de rever a estimada e virtuosa amiga Magaly Cunha Porfírio Borges (foto), que depois de seis anos, volta a comandar a arte e cultura de nossa cidade, assumindo com justiça pela segunda vez a presidência da Fundação Cultural Calmon  Barreto de Araxá. Como fôlego juvenil e cheio de energia e novos projetos Magaly Cunha, disse a este articulista, que ““ estou  voltando com toda força e garra, para trabalhar  com tudo,  para o bem maior da cultura da minha cidade”. 

EVENTO CONFIRMADO 

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Araxá, o empresário Itamar Machado, (foto), informando que  já definiu para os dias.  De 14 a 16 de maio,  no Grande Hotel do Barreiro,  o encontro de presidentes das CDLs mineiras, com a previsão de 160 participantes. Um evento importante, que  pretende debater e discutir a situação econômica atual e buscas ações e políticas para tentar reverter e minimizar o quadro que afeta lojistas e consumidores.

“ O RIO DA LUA” EM BEAGÁ

O juiz e escritor Dr. Renato Zupo, está sendo  motivo de atenção especial, na capital dos mineiros, sua terra natal, onde iniciou uma maratona das letras na noite da última quarta-feira ( 22 de abril), quando lançou em grande estilo e prestígio, a segunda e comemorada obra literária de grande sucesso, “ O Rio da Lua”. Na noite de quinta-feira( 23), a  concorrida noite de autógrafos, teve como palco a famosa “ Livraria  Leitura do Pátio Savassi. No sábado, (25) Dr. Zupo, ao lado dos amigos e da família, brindam a comunidade literária e convidados de Beagá, com uma noite de autógrafos a partir das 10 horas da manhã na “Livraria Saramago”. Só lembrando que esta intrigante e conceituada obra do Dr. Renato, tem a chancela da Lei de Incentivo Cultural do Ministério da Cultura, patrocínio da CBMM, Zema, Minax e apoio da TV Integração, Dix7, Livraria Leitura, entre outros parceiros.

CONGRESSO DE SAÚDE

A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Lídia Jordão  (foto), ao lado dos secretários da região do Triângulo Sul participantes do 1º Congresso Regional de Secretarias Municipais de Saúde do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná. Na oportunidade, Lídia teve o seu primeiro contato com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresentando as principais ações do setor que estão sendo realizadas em Araxá. O evento trabalhou o tema; “Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Modelo de Atenção à Saúde: os Municípios e as Soluções”.

GANSO EMPATA EM CASA E SE COMPLICA

Pelo Hexagonal do Campeonato Mineiro do Modulo  Dois, o time do Araxá Esporte apenas  empatou em zero a zero com a equipe do Ipatinga, no sábado passado ( 18 de abril), jogando no estádio Fausto Alvim. Fora da zona de classificação para a elite do futebol mineiro em 2016, a equipe alvinegra  volta a campo, neste sábado ( 25 de abril), as 4 da tarde no estádio Parque do Sabiá, onde vai enfrentar o time do Uberlândia.

DÍNAMO E GANSINHO

Na semana que passou, as equipes de juniores do Gansinho e do Dínamo, entraram em campo de novo pelo Campeonato Mineiro da categoria.  Jogando no Fausto Alvim, o time do Araxazinho apenas empatou em zero a zero com o time do Funorte. Já o Dínamo, folgou na rodada. Neste próximo sábado, o Dínamo enfrenta o Galo em Beagá e o Gansinho folga na rodada.

GALO VENCE CLÁSSICO  E DISPUTA FINAL

O Atlético Mineiro,  venceu no domingo passado, o terceiro clássico do ano contra o Cruzeiro, jogando no Mineirão. A vitória de virada por 2 a 1, garantiu ao Galo o direito de disputar a final do Campeonato Mineiro, contra   Caldense,  que eliminou a  Tombense na outra semi final. O primeiro jogo da decisão será realizado neste domingo (26 de abril), no estádio do Mineirão.

RAPOSA CAI NO MINEIRÃO E TORCIDA PROTESTA

A eliminação na semi final do Campeonato Mineiro em casa ( 2 a 1) para o Atlético Mineiro, além de fazer um estrago grande na torcida, ainda revelou toda a fragilidade do elenco azul que, não chega nem aos pés do grupo que conquistou o bicampeonato brasileiro nos últimos dois certames nacionais. Esta semana a torcida fez protestos contra o presidente da Raposa Gilvan de Pinho e cobrou reforços.

CORRIDA INTERNACIONAL 

O vereador professor Carlos Alberto Cachoeira do PDT(foto), informando que, já definiu para o mês de setembro, a realização da sexta edição da Corrida Internacional da Corrida de São Domingos de Araxá. Segundo Cachoeira, este ano a prova deverá contar com maratonistas nacionais e internacionais, com uma premiação bastante sedutora.

 LBV-ARAXÁ COMEMORA ANIVERSÁRIO

Na semana que passou estive na sede da unidade local da Legião da Boa Vontade de Araxá, que está completando 30 anos de relevantes ações e atividades sociais voltadas para a comunidade carente do município araxaense. Segundo a coordenadora da LBV- Araxá, Viviane Souza, “esse trabalho, tem valor muito grande, pois garante qualidade de vida, educação e oportunidades para  crianças, idosos e suas famílias.”

EM NOVO ENDEREÇO  

Desde o início deste mês o amigo e engenheiro Ney Dutra ao lado do filho o empresário Cristiano e uma equipe competente de colaboradores, estão atuando em nova sede. O novo escritório da Emprol (foto), está situado agora na avenida Imbiara, 1710.

O MESTRE FERNANDO BRAGA DE ARAÚJO 

Na semana que passou, tive a alegria de reencontrar o nobre e inteligente amigo Fernando Braga de Araújo( foto), na manifestação popular contra a corrupção e o governo federal. Inteligente e bastante politizado, Fernando, que além de empresário, produtor rural e importante personalidade no cenário artístico e cultural de nossa cidade, sabe  como ninguém como é enfrentar situações políticas e sociais no Brasil. Ele que lutou contra a ditadura militar, protestou, se mobilizou para a volta da democracia em nosso País, está muito preocupado com o atual panorama político e econômico. O mestre Fernando Braga revelou a este articulista que , “  , “ eu estou aqui hoje como um simples cidadão,que veio lutar contra a corrupção nesse País. Porque eu quero dias melhores para os meus filhos, meus netos e para todos nós. Sai da minha casa hoje para dar o meu grito de cidadania. Um grito de um cidadão honesto, trabalhador e que luta por esse País. O eu Brasil merece coisa melhor. Eu  sou do tempo da ditadura e somente quem viveu o terror dos anos de chumbo e a violência que era o Brasil, é que volt para as ruas para protestar e evitar que um mau pior aconteça com o nosso País.”

MINI MARATONA DO TRABALHADOR

Terminam na próxima terça-feira ( 28), as inscrições  para a mini maratona do trabalhador de Araxá, que é uma promoção do Sesi-Minas e vai acontecer no dia primeiro de maio, com a largada a partir das 9 horas da manhã na Avenida Ecológica, Bairro Santa Terezinha. Os percursos variam entre 5 e 10 quilômetros para as categorias feminino e masculino. As inscrições podem ser feitas pelo Site: www.runnerbrasil.com.br.

TERMINA A EXPÔ-ARAXÁ 

Terminou na última terça-feira (21), a 41ª Exposição Agropecuária de Araxá(foto). O evento tradicional na cidade e região, é uma promoção da Arap e segundo os números preliminares da Associação,  nos seis dias de shows artísticos e rodeio profissional passaram pelo parque de exposição Agenor Lemos, mais de cem mil pessoas.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *