Logo Jornal Interação

É com orgulho e com o sentimento do dever cumprido, após 4 anos à frente do Conselho  Comunitário de Segurança Pública (Consep) de Araxá, que o presidente Valter José das Neves faz um balanço das ações, dos serviços e dos projetos  desenvolvidos neste período junto à comunidade de Araxá e mais oito municípios da região do Alto Paranaíba. Em entrevista exclusiva ao JORNAL INTERAÇÃO, Valter destacou, entre tantos pontos positivos em sua gestão: as parcerias constituídas com entidades de classe, , empresários,  Poder Público, organismo de segurança pública ( Polícias Civil, Militar, Rodoviária e Corpo de Bombeiros), Ministério Público e Poder Judiciário. O Consep foi  criado no município de Araxá no ano de 2004. Uma  instituição sem fins lucrativos, gerida e constituída por voluntários, cidadãos abnegados, representantes de vários setores  da comunidade local e com  o objetivo e missão de reduzir a criminalidade social, a violência, promover a defesa do cidadão e melhorar a qualidade de vida da população. Quando indagado sobre o crescimento e as conquistas do Conselho em tempos de falta de recursos  financeiros e a desconfiança da população a respeito do propósito do projeto, Valter explica que muitos obstáculos e  dificuldades tiveram que ser superados com paciência, perseverança e crença no ideal de uma cidade melhor e mais segura para todos. “No início, o Consep  funcionava com apenas dois funcionários e de forma voluntária, com pequenas doações, mas muita dedicação e desprendimento. Hoje estamos bem estruturados, com vários parceiros, com sede ampla e com 10 colaboradores remunerados.”

De acordo com o presidente,  “em mais de uma década  de relevantes serviços comunitários, cumprindo   o papel de  instituição social e cidadã, o Consep de Araxá, com apoios e parcerias importantes já promoveu várias ações, programas e projetos voltados para o enfrentamento  à violência contra o ser humano; realizou inúmeras campanhas de mobilização  contra as drogas, abuso do álcool, apoio ao desarmamento, conscientização ambiental, segurança no trânsito e valorização da vida. Destaque especial  para o projeto pioneiro, “De Mãos Dadas”, que trata com atenção, acolhimento, reinserção social e profissional do egresso do sistema prisional. Um programa inédito e modelo de parceria com o Poder Judiciário local,  cujo patrono e grande incentivador é o juiz de direito Renato Zouain Zupo. Comprovando a eficiência e sucesso do programa   “De Mãos Dadas” que envolve o  Consep, Poder Judiciário, empresários, parceiros e comunidade, até agora, 432 reeducandos do município de Araxá já foram contemplados.  Essa oportunidade única para esses ex-detentos   vale uma nova chance de vida no seio da sociedade”.

CONSELHO ATUANTE  EM 8 MUNICÍPIOS  DA  REGIÃO

A força e a importância do Conselho  Comunitário de Segurança Pública não podem ser medidas apenas pelas ações e projetos desenvolvidos na cidade de Araxá, mas, principalmente, pelos serviços  e programas que hoje já são ofertados gratuitamente para os municípios de Tapira, Perdizes, Santa Rosa da Serra, Campos Altos, Ibiá, Sacramento, Pedrinópolis  e Santa Juliana. Para o presidente Valter, “o crescimento vertiginoso da criminalidade e o aumento descontrolado da violência nos dias de hoje em todo o País são uma realidade que assusta e causa insegurança também nas cidades do interior. Diante dessa preocupante realidade, a segurança pública se tornou prioridade e um desafio constante para governos, gestores públicos e organismos constituídos responsáveis pelas ações e programas     que visam a manter a ordem e a segurança social. E combater a criminalidade que aumenta a cada dia, causando medo, insegurança e fazendo vítimas inocentes na sociedade civil é uma tarefa difícil, que depende principalmente de ações coletivas organizadas e que possam envolver  todos os segmentos representativos, legais e também cada cidadão de bem”.

AÇÕES E PROJETOS QUE FAZEM DIFERENÇA

Ainda de acordo com Valter Neves, é importante destacar algumas ações, serviços e projetos do Conselho.

Graças a apoios e parcerias com empresas privadas, entidades de classe, Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e comunidade, o Consep já desenvolveu e executou diversas ações e serviços no município de Araxá e na região:

Construção da Escola Prisional do Presídio de Araxá;

Reforma e doação de veículo  ao Centro de Reeducação   do Adolescente – Cerad;

Apoio institucional ao 37º BPM, contribuindo para a implantação da Bike Patrulha e Patrulha Rural, manutenção de viaturas, apoio operacional e financeiro para o Projeto Rede de Vizinhos Protegidos, Proerd e JCC;

Construção do poço artesiano na Sede da Polícia Rodoviária Federal;

Doação de veículo, instalação de sistema de monitoramento de câmeras e equipamentos para a Polícia Civil;

Implantação de câmeras de monitoramento no Fórum e no Juizado Especial;

Articulação para a implantação de três varas judiciais  na comarca de Araxá;

Articulação interinstitucional na construção da Transitolândia no 37º BPM;

Conclusão do Projeto “Uma Vida sem Drogas, Eu Curto”, em parceria com o governo Estadual e o Projeto Aliança pela Vida;

Construção do anexo administrativo do Presídio Regional de Araxá; entre outros. Um balanço parcial que, para o presidente Valter, diretores, colaboradores, parceiros, voluntários e até mesmo os reeducandos, é sinônimo de vitória. Uma semente do bem plantada em 2004 com atuação positiva e marcante em prol da segurança pública, combate  à criminalidade e à violência social, hoje uma pequena e robusta árvore que já está dando frutos sadios como são as ações realizadas neste período. Mas o presidente Valter sabe que ainda tem muito por fazer sempre!  “Essa  é a verdadeira missão do Consep Araxá; 10 anos de mãos dadas com a comunidade. Conceito seguro de proteção e valorização da vida”, concluiu Valter, que deixa o cargo após quatro anos de dignificante trabalho do bem.

De acordo com as informações repassadas por ele, ainda esta semana será eleita a nova diretoria do Consep, para o triênio
2015/2017. O empresário do setor imobiliário de Araxá, Sérgio Luiz, deverá  assumir a presidência do Conselho já na próxima semana.

A sede do Consep está situada na Rua Padre Anchieta, 124. O telefone: (34) 3661-1151.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *