Logo Jornal Interação

Durante 3 dias, Araxá viveu momentos de muita emoção, adrenalina e disputas de alto nível com os quase 1.200 participantes de várias partes do Brasil, Venezuela, Equador e Suíça.

A festa foi bonita, a previsão de tempo chuvoso para o fim de semana em Araxá não se confirmou, o sol quente não intimidou os atletas e muito menos o público que compareceu e ficou maravilhado com o megaevento que aconteceu nos dias 21, 22 e 23, no imponente complexo do Barreiro, onde foi montada uma grande estrutura em frente ao Tauá Grande Hotel.

Apesar de ser o atual campeão da CIMTB, Henrique Avancini ainda não havia vencido uma etapa em Araxá: foi segundo colocado em 2012, e este ano, não deixou escapar a oportunidade. Vivendo o seu melhor momento no mountain bike, depois de participar dos jogos Sul-americanos no dia 15 deste mês e conquistar a medalha de ouro, superou também o desgaste da viagem, vindo diretamente do Chile, e não deu chances para  seus adversários, vencendo todas as provas dos três dias com tempos impressionantes para seus adversários. Juntamente com a atleta Isabela Lacerda, da categoria feminina, foi imbatível no fim de semana, ambos venceram a prova de  contrarrelógio na sexta-feira, venceram o short track, no sábado, e cross country olímpico, o grande evento do domingo, com participação de todas as categorias da Copa Amador e Copa Internacional.

Atuais campeões da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, a dupla confirmou, neste domingo, o favoritismo na etapa de abertura da competição, após vencer o contrarrelógio e o short track válidos pelo cross country por estágios (XCS), levando também a vitória no cross country olímpico, disputado neste domingo, 23. Além dos 120 pontos somados no ranking UCI (União Ciclística Internacional), outro grande feito foi alcançado por ambos: o primeiro título na etapa de Araxá da CIMTB Levorin.

 

“Ganhar em Araxá é muito bom. O público é vibrante e exigente, é a abertura do campeonato, uma prova muito reconhecida internacionalmente, o que torna esse primeiro triunfo algo muito gratificante”, contou Henrique Avancini.  Com a vitória, Avancini e Isabela conquistaram 120 pontos no ranking da UCI (União Ciclística Internacional).

A mineira de Divinópolis, Isabella Lacerda, teve a mesma maratona, chegando de uma viagem cansativa do Chile, quando, após uma queda e um pneu furado nos Jogos Sul-americanos, conquistou a sexta colocação, também não dando chances para as adversárias, ganhando os três dias de competição. “Vim focada para vencer em Araxá, que é uma das etapas mais importantes e sendo a primeira, motiva muito para o restante da temporada”,  concluiu.

Apesar das vitórias nos três dias e uma distância considerável de tempo no cronômetro, a pressão foi grande e a disputa foi sempre acirrada. Alternância de posições foi uma constante durante as provas, principalmente no cross country olímpico, no domingo, com presença maciça do público que vibrada e incentivava a cada salto ou ultrapassagem na pista. Na categoria superelite masculina, Avancini conquistou a ponta ainda na primeira volta, seguido de perto por Rubinho e Pscheidt. Na entrada do descidão da Dona Beja, local que exige muita técnica e habilidade dos ciclistas, com alto grau de dificuldade, o qual tem um trajeto opcional com menos dificuldades, mas com um percurso maior e que gasta mais tempo, o líder Avancini cometeu um erro confundindo as entradas, o que lhe custou um tempo maior finalizando a descida, perdendo duas posições, o que lhe exigiu uma corrida de recuperação que levou o público ao delírio. “Diferentemente dos circuitos europeus, [em que] a entrada para o descidão é frontal, aqui em Araxá tem que se fazer uma curva para a direita. Com presença grande de público, acabei errando a entrada, que foi normal, por ser na primeira volta, o que não poderia acontecer se fosse nas voltas finais”, justificou Henrique Avancini. No final, Avancini (Caloi)  conseguiu concluir as cinco voltas na pista com mais de 6km em 1h29min41s e receber a bandeirada da vitória, com uma vantagem 49 segundos sobre o segundo colocado, Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano). O terceiro colocado foi Marcelo Cândido (LM/Shimano), em uma incrível recuperação. Ele foi 29º no contrarrelógio, após uma queda, foi 8º no short track e chegou em 3º no cross country olímpico de domingo. Em quarto, o jovem vencedor da sub 23, Guilherme Muller (LM/Shimano), e em quinto, Rubens Valeriano (Merida).

No feminino, Isabela Lacerda não deu chances às adversárias. Impondo um ritmo forte desde a primeira volta, abriu uma boa distância e administrou até a bandeirada final, chegando com uma diferença de 35 segundos. Na segunda posição, a disputa foi grande entre Raiza Goulão e a equatoriana Alexandra Serrano; Raiza, que andou boa parte em 2º lugar, sentiu o cansaço da viagem para o Sul-americano do Chile e foi superada pela atleta do equador, Alexandra Serrano.

Sub 23  – Atual campeão do último XCS do sub 23 (Sauipe), Guilherme Müller começou bem a temporada e mostrou evolução durante os três dias. Campeão no sub 23, esteve sempre entre os melhores da superelite. Após um 14º no contrarrelógio e um 7º no short track, o ciclista de 20 anos, de Monte Sião (MG), foi o 4º colocado no domingo.

Classificação final do XCS de Araxá – Na superelite, além do campeão Avancini, Ricardo Pscheidt superou Rubinho, com duas segundas colocações seguidas, e ficou com o vice-campeonato no geral. Guilherme Müller e Marcelo Cândido, que haviam iniciado mal a competição, recuperaram-se e encerraram na quarta e quinta colocações, respectivamente. Na elite feminina, as cinco primeiras no geral foram as mesmas ciclistas que subiram ao pódio no domingo: Isabella Lacerda, Alexandra Serrano, Raiza Goulão, Erika Gramiscelli e Roberta Stopa.

Resultados do Cross Country Olímpico

Masculino :

1.- Henrique Avancini (Caloi) – 1h29min41s

2.- Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano) – 1h30min30s

3.- Marcelo Cândido (LM/Shimano) – 1h30min59s

4.- Guilherme Müller (LM/Shimano) – 1h31min23s

5.- Rubens Valeriano (Merida) – 1h32min29s

6.- Lukas Kaufmann (Focus/OCE) – 1h32min31s

7.- Mario Antonio Oliveira (Ice) – 1h32min44s

8.- Edivando de Souza Cruz (Astro) – 1h34min27s

9.- Guilherme Saad Alves (Lelin Bike) – 1h34min49s

10.- Valmor Hausmamm (Free Force) – 1h35min12

Feminino :

1.- Isabella Lacerda (LM/Shimano) – 1h33min55s

2.- Alexandra Serrano (Equador) – 1h34min31s

3.- Raiza Goulão (Soul Cycles) – 1h35min25s

4.- Erika Gramiscelli (InterTrilhas) – 1h35min58s

5.- Roberta Stopa (DaMatta ) – 1h39min47s

6.- Sofia Subtil (BMC) – 1h41min02s

7.- Liege Walter (Alto Rendimento) – 1h41min53

8.- Mariana Carcute (BMC) – 1h44min18s

9.- Letícia Cândido (Focus/OCE) – 1h45min49s

10.- Aline Lombello (Durão Bikes) – 1h48min24s

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os copatrocinadores do evento que comemora a 19ª temporada em 2014. Apoios: Scott, Isapa, ASW, Calypso, Carbo Energy Gel, Vizan e Proshock. Parceiros estratégicos: Prefeitura de Araxá, Copasa e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Esporte.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *