Destaque »

Festival Saberes e Sabores oferecerá oficinas e degustações em Araxá

20 de julho de 2018 – 23:50 |

O festival Saberes e Sabores  vai levar para Araxá o melhor da culinária mineira. O evento reúne os restaurantes que são referências  na tradição entre os dias 20 e 22 de julho …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Diversos

POR. M.E FÁBIO AUGUSTO MARTINS

SOU PROFESSOR, SOU UNIARAXÁ/Catia Maria Lemos Melo Zema

DNA

Têm pessoas que trazem em seu “DNA”, valores que os diferem dos demais. Assim acontece tradicionalmente com toda família do Prof. Fábio, filho dos estimados Gustavo Martins Filho e Geralda dos Reis Martins.

Hoje, quando o tempo é tão escasso para todos, quando a vida é envolvida pela corrida do consumismo alucinante e cada minuto soma-se aos momentos de capitalização do Ter, é profundamente gratificante encontrar pessoas que não dão grande lição de disponibilidade, vontade de servir e doação ao próximo.

Nossa esperança é que com exemplos como o do Prof. Fábio e de toda sua família, possamos ser mais compassivos em nosso dia-a-dia e movidos pela noção de responsabilidade pelo próximo, no exercício do Amor, no respeito e, sobretudo na clara percepção da singularidade de cada ser humano – nosso próximo – nosso irmão.

Formação Acadêmica

Graduado em Ciências Econômicas, pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triangulo Mineiro – FCETM.Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC e Doutorando em Gestão Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD em Portugal

Coordenador Geral de TCC

Prof. Fábio é o Coordenador Geral dos TCCs do Uniaraxá, o que faz com muita competência.

Muitos alunos universitários, ao chegarem ao final do curso, se deparam com o tão temido TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, trabalho obrigatório para a conclusão de seus cursos.Porém, devido à má fama deste trabalho, muitos alunos ficam nervosos, estressados, com medo de não passarem e muitas outras “fobias”.O que o aluno deve entender, é que o TCC é o trabalho que demonstra para todos os seus professores o quanto você aprendeu das matérias ensinadas e mais importante que isso, é a “prova” para o mercado de que você sabe tudo o que lhe foi ensinado e pode, então, virar um profissional do mercado.
O TCC, nesse sentido suscita que o estudante empregue os saberes assimilados ao longo de seu curso, e ainda mais – aponte uma contribuição efetiva no avanço científico e tecnológico referente ao curso, ou carreira que escolheu.
Desse modo, é pertinente salientar que um TCC tem extrema importância, por representar um trabalho que explora um assunto único, procurando aprofundar-se no mesmo, e suscitar diretrizes e resoluções para a temática abordada, de forma a contribuir no crescimento e desenvolvimento da nação e de sua carreira!

Banca

Prof. Fábio tem efetivas participações em bancas examinadorasque tem um papel crucial e importantíssimo para a avaliação do aluno, não somente referente ao seu trabalho de conclusão de curso, mas com informações relevantes que podem auxiliar o desenvolvimento do aluno ou então desencorajá-lo de seguir pesquisando e produzindo dentro da comunidade acadêmica.

Cabe ao examinador saber dosar as críticas de modo que sejam construtivas e salutares e que também faça os elogios e mostre claramente quais são os pontos fortes do trabalho analisado, estabelecendo claramente qual o caminho que deverá ser seguido pelo aluno para continuar sua pesquisa deste ponto em diante. E isto Prof. Fábio faz com grande proficiência.

Publicações

Estudioso, comprometido com o faz, as publicações cientificas são futuro de muito estudo e interesse pelo que faz. As publicações em jornais de notícias, revistas, resumos publicados em anais de congressos e outras produções bibliográficas, enriquecem seu curriculum e consequentemente eleva também o Uniaraxá.

Experiência profissional

Atualmente é professor do Centro Universitário do Planalto de Araxá, com dedicação exclusiva, tem grande experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, planejamento, empresa, pequena empresa e teoria das restrições.

Participação como membro da comissão avaliadora dos trabalhos apresentados no”VII Seminário Corporativo das Equipes de Melhoria da Qualidade e II SeminárioCorporativo das Sugestões Individuais de Melhoria” no dia 13 de abril de 2006 –

Fosfertil/CMT – Tapira – MG. Gestão de produção (encarregado de acabamento)Indústrias Oliveira Santos Ltda. – 1992.

Integrante da Comissão Municipal deGeografia e Estatística – CMGE de Araxá (Censo Demográfico 2010) IBGE – 2010.

Representante do corpo docente no Conselho Universitário do

Centro Universitário do Planalto de Araxá – 2012/2013

Docência

         Mais que um trabalho, a docênciapara Prof. Fábio é um projeto de vida. Ministrando asdisciplinas de Matemática Financeira; Engenharia Econômica; Administração de Projetos; Economia; Introdução à Elaboração de Projetos e Comércio Exterior, vai muito mais além do conteúdo didático, para nas entrelinhas semear os reais valores da vida.

Ser Professor no Uniaraxá

“Uma data inesquecível, 2 de Março de 1998, quando iniciei minhas atividades nesta querida Instituição. Um sonho realizado. É com muita alegria que sou Uniaraxá. Aqui acreditaram no meu potencial. Investiram na minha carreira. Foi com o incentivo desta Instituição que tive a oportunidade de fazer um mestrado. Mas não parou por aí, continuam investindo em mim, pois hoje tenho a felicidade de cursar um doutoramento em Portugal, isso graças ao apoio de sempre do Uniaraxá, que tem como filosofia a promoção da educação continuada. São 15 anos dedicados ao que chamo de família Uniaraxá. Isso mesmo somos uma família. Com ela eu cresci não apenas no aspecto profissional, mas principalmente como pessoa. Sou grato a Deus pela oportunidade de estar como educador nesta existência. Sou grato ao Centro Universitário do Planalto de Araxá, principalmente pelo ambiente saudável e propício ao contínuo processo de aprendizagem”.

Nota da Articulista: “Quando um homem estabelece um limite ao que quer fazer, ele também o faz sobre o que pode fazer, e o faz com magnitude.”