Logo Jornal Interação

Presidente da Associação Carnavalesca de Araxá (ACA), Hélio da Silva Pereira, afirmou que a Prefeitura comunicou a diretora no fim do ano passado da não realização do carnaval de rua no município.

O tradicional desfile das escolas de samba em Araxá não irá acontecer em 2013. Após o carnaval daqui da cidade ser realizado na Expominas em dois anos consecutivos (2011 / 2012), o carnaval de rua mais uma vez não vai ocorrer. A última vez que os desfiles aconteceu no município foi em 2010, inclusive, com a presença do, então, governador de Minas Gerais em exercício Antônio Augusto Anastasia, na Avenida João Paulo II. Nem a realização do carnaval na Expominas está sendo cogitada pela Associação Carnavalesca de Araxá (ACA),

O presidente da ACA, Hélio da Silva Pereira, explicou que foi feito um acordo entre a entidade e Prefeitura Municipal de Araxá, para as escolas estarem se capacitando com profissionais dos grandes centros. Ele contou que no ano passado, as agremiações tiveram oficinas de percussão e bateria vindas do Rio de Janeiro.

“As escolas se reuniram e preparam na certeza de que em fevereiro de 2013 haveria o desfile das escolas de samba. Muitas escolas ficaram chateadas. Elas estão agora sendo convidadas para desfilar em outras regiões, o que eu acho muito ruim para o nosso munícipio. Deveríamos trazer essas pessoas para nossa cidade. Trazer recursos, mão de obra pra nós”, desabafou o presidente.

Hélio disse ainda que em uma reunião realizada em fevereiro de 2012, já estava definido que seria realizado o Carnaval de 2013, e a partir dai a diretoria deu continuidade.“Em setembro [de 2012] já estávamos com o projeto pronto para entrega, mas ela afirmou que não havia tempo hábil para a realização. Somente em 10 de janeiro, teríamos a certeza se haveria ou não o carnaval. Essa reunião ainda não aconteceu, mas já ficou definido que não há mais a possibilidade de acontecer o carnaval”, explicou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, justificou a não realização dos desfiles das escolas de samba de Araxá pela necessidade do governo municipal precisar fechar as suas contas de 2012. “O carnaval está acontecendo muito no início do ano e nós reunirmos até com ACA, conversamos colocando a necessidade de realizar esse carnaval de uma forma adequada. O melhor que nós encontramos é continuar o trabalho. Eles têm buscado alguns apoios da Lei Rouanet de trabalhar a área das escolas de samba e tudo mais para se organizarem tendo um espaço mais adequado para o carnaval”, comentou a secretária.

A secretária ressaltou da necessidade de um espaço melhor para a realização do carnaval de rua aqui na cidade. “Está acontecendo alguns eventos em Araxá que têm causado algum tipo de problema, então, por causa de espaço, do barulho e de ser junto com muitas residências. A primeira coisa a ser feita é preparar para ter um espaço adequado para que se faça um bom carnaval, tentaram no ano passado fazer na Expominas, mas também não foi aquilo que a gente esperava, então, temos que trabalhar para realmente por o carnaval na rua, colocar um carnaval de qualidade, de primeira e que seja convidativo para o turista estar em Araxá”.

Mesmo sem a ACA, a secretária Alda Sandra informou a nossa reportagem que a Prefeitura não vai organizar nenhum tipo de festividade carnavalesca em fevereiro.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *