Logo Jornal Interação

O governador Romeu Zema empossou, nesta terça-feira (13/4), o novo secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas (Sede), Fernando Passalio. Desde o início da gestão Zema, o administrador já atuava na pasta e liderou projetos importantes, como o programa de liberdade econômica e a atração de investimentos para o estado junto ao Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi).

Durante a posse, Romeu Zema destacou os resultados obtidos pela Sede desde 2019. “Fico satisfeito de conseguirmos avanços expressivos. Simplificamos muito a vida de quem investe e gera emprego. Com dois anos de gestão, atraímos cinco vezes mais que o último governo. Apesar das dificuldades financeiras, temos sido capazes de produzir resultados melhores para o cidadão”, afirmou.

Ações para crescimento

O novo secretário lembrou a trajetória na Sede, onde começou como subsecretário de Desenvolvimento Regional e, mais recentemente, atuava como secretário adjunto da pasta.

“Pude desenvolver várias ações para o crescimento do nosso Estado, como o programa Minas Livre para Crescer, que tornou Minas um Estado amigo de quem quer empreender e referência nacional”, disse. “Os desafios são enormes, mas os resultados vieram e foram gigantes. Hoje temos recordes, atraindo mais de R$ 118 bilhões em novos negócios e expansão daqueles que aqui estão e com geração de milhares de empregos diretos e indiretos”, completou Fernando Passalio, lembrando da chegada de grandes empresas ao estado, como Amazon, Mercado Livre, Grupo Petrópolis e a recente escolha do Grupo Stellantis para fixar sua sede na Fiat, em Betim.

Também participaram da posse o secretário-adjunto da Sede, anunciado na última semana, Guilherme Duarte, os presidentes da Copasa, Carlos Eduardo, da Cemig, Reynaldo Passanezi, do BDMG, Sergio Gusmão; da Gasmig, Pedro Magalhães; do Indi, Thiago Toscano, do Idene, Nilson Borges; da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão; além da diretora-geral da Agência RMBH, Mila Costa.

Trajetória

Natural de Belo Horizonte, Fernando Passalio é administrador de empresas e gestor de instituições financeiras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduado em Auditoria Governamental pela Universidade Gama Filho. Também é formado em Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Medellin, na Colômbia.

Foi empresário em diferentes ramos e possui mais de 15 anos de experiência no setor financeiro. Ingressou como servidor de carreira pela Secretaria de Estado de Fazenda – Receita Estadual, em 2008.  Iniciou sua trajetória na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico em 2009, atuando como superintendente estadual em diversas áreas temáticas de apoio ao setor produtivo.

Por Editor1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *